Conversa Barata

Por Edyr Augusto

O Grupo Cuíra se prepara para apresentar, em 2012, um musical sobre a vida de Magalhães Barata, um político que marcou época na vida política do Pará, na primeira metade do século XX. É um processo iniciado há quatro anos, com a instalação do grupo na antiga zona do meretrício, centro da cidade, hoje decadente, mas na época de Magalhães Barata, freqüentada pelo melhor da sociedade local, inclusive políticos renomados. A riqueza de casos relatados pelas mulheres ainda ali residentes por participação ou relatos orais de velhas prostitutas, motivou a idéia de resgatar essa fase tão rica da memória da cidade.

“Conversa Barata” reunirá pessoas que conheceram ou conviveram com o caudilho, com opiniões favoráveis e contrárias às suas ações, que fornecerão detalhes, contarão “causos” e responderão a perguntas do público, tudo sendo devidamente registrado para servir de informação ao resultado final. Nomes como Aurélio do Carmo, Irapuã Sales, Edson Salame, Mizar Bonna e Bernardino Santos, figuras conhecidas, advogados, políticos, jornalistas, estarão na “Conversa Barata”, que acontecerá em sua primeira reunião no dia 16 de novembro, às sete da noite no Teatro Cuíra com entrada franca.

O projeto vai realizar cinco oficinas (Cenário/Figurino/Adereços/Interpretação/Canto). As oficinas serão realizadas no Teatro Cuíra, local de fácil acesso, com rampa para cadeirantes, poltronas para obesos, mantendo-se pessoas prontas para atender portadores de outras deficiências. Também vai envolver no trabalho moradores do entorno do Teatro Cuíra, que se localiza no centro de Belém, dentro da antiga zona de meretrício da cidade, buscando profissionalização, inclusão social, formação de talentos e de platéia, levando cultura e arte a diversos segmentos da sociedade, inclusive os excluídos por preconceito.

O Grupo Cuíra quer levar Cultura e conhecimento a toda sociedade através do Teatro inclusive e principalmente a grupos de baixa renda, formando novas platéias e difundindo as Artes Cênicas.

O Projeto Cuíra por Memórias tem o patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Serviço:

Conversa Barata – Dia 16 de novembro de 2011; 19h; Teatro Cuíra (entrada franca); inscrições para as oficinas (gratuitas); a partir do dia 17 de novembro.

Um comentário em “Conversa Barata

  1. O ex- Governador Barata, certamente, é a figura folclórica de maior expressão da política paraense, durante todos os tempos. Do engraçado ao grotesco, a peça deve ser boa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s