Coluna: Novo técnico, velhas dúvidas

Expectativa geral quanto ao cenário que Andrade vai encontrar no Paissandu a partir de hoje: um grupo rachado e uma diretoria débil, como na era Edson Gaúcho, ou jogadores comprometidos de verdade com o projeto de acesso à Série B? Franco como sempre, o veterano Zé Augusto admite nunca ter visto o clube metido em tantas turbulências como agora. Oficialmente, o elenco, incluindo os que se amotinaram contra o ex-treinador, aplaude a chegada do campeão brasileiro de 2009.
Rebaixado à Série C com o Brasiliense no ano passado, Andrade tem outras frentes de luta. E as maiores resistências a serem vencidas concentram-se na alma do torcedor. Cabreiros com a escolha dos dirigentes, os alvicelestes precisam ser convencidos de que o investimento vai valer a pena.
O certo é que, mesmo à distância, o novo técnico já começou a trabalhar. Sua primeira providência foi vetar o jogo-treino que Lecheva havia programado. A segunda medida, já prevista, é o afastamento do próprio Lecheva das funções de auxiliar técnico. Andrade, pelo visto, já foi devidamente informado sobre as armadilhas que minaram o trabalho de seu antecessor.
Quanto à parte que realmente importa, as interrogações começam pelo time que Andrade vai montar para o embate de quarta-feira. Mantém a mesma defesa insegura que permitiu duas derrotas consecutivas? Vagner, barrado por Gaúcho, volta pelo critério da qualidade? Potiguar, que não deslanchou na competição, terá nova oportunidade? Josiel, queimado com a Fiel, continuará a ser escalado apenas pelo nome? A partir desta manhã, espera-se que Andrade comece a dar as respostas.  
 
 
Depois dos comentários toscos sobre Belém (e as belemenses) postados no Facebook, a torcida do Paissandu está em guerra aberta contra Josiel, que agora só anda cercado de guarda-costas. Mesmo que venha a ter um surto de produtividade nas próximas partidas (só marcou um gol desde que foi contratado) e vire o herói da classificação, dificilmente será perdoado.
Para piorar, o caso das “paquitas queimadas” ganhou fôlego nas redes sociais e desencadeia onda de patrulha sem precedentes no Paissandu. O mais novo capítulo diz respeito a jogadores se esbaldando em festinha regada a muitas latinhas de cerveja, cujas fotos caíram na internet e são enviadas a jornalistas e radialistas, alimentando os ataques a uma suposta turma do chinelinho no clube.
A situação do Paissandu exige bom senso e serenidade. Cruzadas xiitas são indomáveis. Sabemos como começam, mas não se tem idéia de como terminam.   
 
 
O show que a Fifa armou para divulgar localização e horários dos jogos, ontem, em Zurique, deixou a impressão de que o Rio é o primeiro grande derrotado da Copa-2014. Os cariocas só irão ver a Seleção Brasileira numa eventual final. Torcedores de Fortaleza, BH e S. Paulo foram contemplados com duas partidas do escrete canarinho. Teria sido a primeira das maldades prometidas por Ricardo Teixeira?  
 
 
Direto do Twitter
 
“Só falta no julgamento de hoje do caso Luverdense e Rio Branco aparecer aquele jeitinho brasileiro, e esse grupo ficar com 5 equipes”.
 
Por Roberval Davino, expert em Série C (foi campeão com o Remo em 2005).

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 21) 

12 comentários em “Coluna: Novo técnico, velhas dúvidas

  1. Tranquilidade à equipe e ao clube é o que os bicolores esperam do
    seus novo treinador (Andrade) o que será uma agrande coisa. Enquanto isso o LOP ficara despachando na Av. Nazaré, bem longe da Curuzú.

    Curtir

  2. É aquilo que eu falo: Se o problema do Paysandu for um técnico “bombeiro”, então, está resolvido o problema pois, Andrade, já provou que é;
    – Quanto ao Josiel, seria muito bom esperar(torcedores e Imprensa) e deixar o jogador se defender, já que o mesmo, negou as acusações;
    – Quanto as colocações do Davino, é bom ficar atento, pois o mesmo conhece tudo do futebol brasileiro e, isso pode acontecer, realmente;
    – Quanto a postura do Matoso, como Paraense, lógico que entendi aquele momento dele. Agora ele, como Jornalista, nunca poderia ter aquela atitude. Imagine ele, agora, querer cobrar de um torcedor, quando este perder a cabeça com um dirigente, jogador, algum membro da Imprensa e, esse torcedor disser, que foi coisa de momento, igual ao que aconteceu com o Matoso. Penso que certas pessoas precisam ser preparadas para a profissão.
    Em tempo: Sou fã do Edson Matoso. É a minha opinião.

    Curtir

  3. Amigo Cláudio, Andrade é o típico técnico que baseia seu trabalho na camaradagem com os jogadores. Tomara que dê certo, mas tenho cá minhas dúvidas.

    Curtir

  4. Amigo, Cláudio, também concordo com a sua opinião sobre o Matoso. Acho que nossa posição social, profissional e até religiosa nos limita a certas normas de comportamento. Inclusive, (caso seja verdade) eu não me aborreço com a opinião do Josiel sobre Belém, as mulheres paraenses etc. Porque pra mim isso é uma questão de gosto. O problema maior está no futebolzinho que ele está jogando. Espero que Andrade coloque esse Diego Galvão, que me parece ser jogador matador.

    Curtir

  5. Rapaz eu toemi um baita susto quando ele falou aquilo.
    Nem acreditei no que eu ouvi.

    O profissionalismo não permite uma atitude daquelas.

    quanto ao Josiel, a imprensa deveria levantar pra ver se ele não tem mesmo internet em casa, ou no celular.

    Curtir

  6. Concordo, Cláudio. Acho que o bom e profissional Edson Matoso se excedeu um pouco, mas seu excesso é plenamente justificável como paraense que o é que ama essa terra.

    Quanto a esse sujeito que falou essas bobagens, eu prefiro não comentar nada. Ele deve lembrar que baranga tem em qualquer lugar, até mesmo no buraco onde nasceu, mas educação se traz de berço, o que certamente ele não tem. Lamento apenas que ele macule o manto alvi-celeste e mais precisamente a camisa 9 que já vestiu profissionais de competência e caráter infinitamente maiores que os dele.

    Espero sinceramente que o Andrade seja o bombeiro que todos acreditam que é, pois ele será muito mais útil apagando focos de incêndio do que treinando a equipe, pois o tempo para isso é exíguo demais.

    Curtir

  7. Não gosto do Josiel como jogador, mas penso que estão pegando demais no pé dele e sem provas, criar uma conta no facebook , escrever o que quiser e postar foto que quiser é fácil. Por exemplo, aqui no blog passo sempre por mediação, mas tem gente que visivelmente é clone e não é mediado, então temos que andar devagar com o andor, pois podemos estar queimando um inocente. E tem gente que nem pedir desculpa pede, depois de ter atirado a pedra, mas o Grande, tá vendo.

    Curtir

  8. Andei pesquisando o passado profissional do Josiel e não encontrei nada que desabonasse a sua conduta, estão armando pra ele, Mas futebolisticamente falando, penso que ele deveria ser barrado, pelo fraco desempenho técnico que tem demonstrado, há muito tempo.

    Curtir

  9. Concordo com você, Otávio. Tendo ou não dito aquilo, é problema dele, é opinião dele, é gosto pessoal. Estamos numa democracia e temos que respeitar a opinião dos outros. Acredito que ele deva ser barrado por falta de futebol.

    Curtir

  10. Pra saber a verdade sobre este caso envolvendo este sujeito chamado Josiel é só um reporter perguntar se ele conhece aquelas pessoas com quem ele se relacionou através do facebook.

    Se este atacante que não sabe mais fazer gol ficar mais um tempinho em Belém tem gente que vai acabar lhe levando pra casa imaginando ser ele um santo.

    A cidade maravilhosa não merecia esta tabela, a seleçao tem a cara do Maracanã lotado. Ah mais tem a final?
    E se o Brasil não chegar?

    Ainda bem que não é previlégio nosso ensinar os outros fazer futebol.

    Curtir

  11. Postei aqui e repito ,fui o primeiro a dizer que NÃO ACEITAVA O ANDRADE.Nada contra o tromba ,mas é pelo momento bicolor.Veio ganhando uma fortuna para fazer dois ou tres jogos .E.Gaucho não ganhava nem 20 mil por mes ,Andrade vem ganhando quase o triplo pra fazer duas partidas ou tres.Repito não concordo e continuo minha cruzada mesopotâmica aguardando um Administrador,um Psicólogo,um Publicitário,um profissional graduado que saiba trabalahr com EQUIPES, COM PRAZOS, COM PLANILHAS ORAGANIZACIONAIS e que tenha SENSATEZ para ser presidente do PAPÃO .
    FORA LOP.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s