Opinião: Ganso não pode sair do time

Por Paulo Calçade

A seleção brasileira sofre de uma doença presente na maioria das equipes do futebol mundial: abusa dos passes e das jogadas verticais. Elas são fundamentais para definir o placar de uma partida, mas não servem de solução para todos os momentos.

O excesso gera descontrole e conduz o time a um ritmo frenético, que pode até ser bom, mas desde que faça parte de um jogo consciente, que seja uma decisão do grupo que estiver em campo. Não pode ser incontrolável.

Na construção de uma nova equipe, a seleção desperdiça bolas demais por ainda não saber avaliar o momento certo de cada jogada.

Esse entendimento passa por Paulo Henrique Ganso, que tem errado passes demais, mas não pode sair do time. Dos seis gols marcados, três foram passes diretos dele.

11 comentários em “Opinião: Ganso não pode sair do time

  1. Égua a seleção abusa dos passes verticais?
    acho a televisão dele tá pegando os jogos da sub 20, sub 15 e ele tá pensando que é a principal, a não ser que ele esteja considerando entre os passes verticais os recuos para a zaga do brasil.
    isso sim eu vi em demasia.

    quanto ao ganso eu concordo: ele não pode sair do time.

    façam uma experiência: assistam os melhores momentos de todos os jogos e vejam quantas vezes o ganso colocou os cara na cara do gol.

    façam as contas e depois me respondam.

    Curtir

  2. “seleção abusa dos passes verticais”: Isso é eufemismo para “chutão pra frente”. Mas há um certo exagero na reclamação do Calçade. Ele precisa lembrar que o time está em formação (treinou muito pouco junto), que o Ganso passou uma temporada sem jogar (ainda está se recondicionando ao ritimo de competição) e que o próprio Lúcio que anda falando e falhando demais, no primeiro jogo fez três “passes verticais” (lançamentos) lá da defesa que apanharam o Pato sozinho lá na frente e em condições até de fazer o gol.

    Curtir

  3. Concordo, já comentei que Ganso dita o ritmo, olha pra todos os lados, inclusive pra trás, toca simples. E na minha opinião essa correria desenfreada proporcionada pela preparação física tem de ser controlada aumentando-se o espaço – fim do impedimento? 10 contra 10?

    Curtir

  4. Os “especialistas” em futebol estão acostumados aos “craques” que saem correndo, driblando, e falando que são os melhores. Por isso muita gente anda criticando o Ganso, só porque ele toca de primeira, não corre desesperadamente, não fala que é o melhor, só pelo fato do cara jogar futebol como um craque de verdade.
    P.S> não sou procurador, nem conheço a família do jogador. só gosto de bom futebol.

    Curtir

  5. Gerson, tá na hora de um post convocando a(s) torcida(s) paraenses, não? Sem bairrismo, sem esquecer de criticar quando preciso com sua reconhecida imparcialidade e compromisso com o esporte da terra, mas exercendo o papel que também cabe a vc, um grande e admirado cronista esportivo, incentive e conclame a presença maciça dos torcedores. Estamos à véspera de iniciar a C e veja, por exemplo, o que o GE.com publica hoje.

    “Gigantes adormecidos

    Dos 20 integrantes da Série C em 2011, dois clubes especialmente não gostariam de disputá-la. Paysandu e Fortaleza já viveram dias melhores…Se o clube cearense vai para sua segunda temporada na Série C, o que dizer do Paysandu? O Papão da Curuzu, que chegou a disputar a Taça Libertadores em 2003, está estagnado na Terceira Divisão desde 2007. Responsável por algumas das maiores médias de públicos da Série A na década passada…”

    Sei que de nada adianta tanta empolgação e esperança de nossa parte se as lambanças de sempre acontecerem, e parece que desta vez não está sendo muito diferente, mas quem sabe? Pelo menos no começo poderíamos dar esse voto de confiança. Força Águia e Papão!!

    Curtir

  6. Endosso as palavras do colega de blogue que pede que a imprensa conclame a torcida paraense em geral para apoio aos clubes paraenses no brasileirão series C E D.
    QUanto ao Calçade ,sinceramente vou começar achar que posso pedir vaga para comentar futebol,ou escrever em uma coluna dos muitos jornais daqui de Campo Grande,MS porque sou do tempo ,embora jovem ainda de um SALDANHA ,Armando Nogueira.Hoje em dia qualquer CHICO ‘corintians”Lang faz sucesso.Pra falar abobrinha até minha sogra fala melhor.”Por exemplo ela via msn falando com minha esposa ,disse “ah to vendo o Brasil ,mas o time tá muito afoito ,o GANSO toca de primeira ,mas ninguém encosta nele pra tabelar’.E confundir lançamentos longos da zaga com passes verticais é ser muito primário.ALÉM DISSO SE O PATO NÃO TIVESSE UM DOMÍNIO IMPRESSIONANTE ,esses passes longos seriam presente pra armar contra-ataque.Te contar.

    Curtir

  7. O Maicon deu a dimensão de quanto o Brasil precisa de seus laterais para que o meio não seja o único encarregado de criar as jogadas de gol. A esquerda não existe.
    Sinceramente quem eu gostaria de ver nessa meia junto com o Ganso é o Kaká, mas infelizmente machucado ele não foi chamado.

    Curtir

  8. Ganso nunca vai sair do time, acho q o Mano nem cogita essa possibilidade… se o Pato e Neymar q viseram duas partidas bem piores do q op Paraense não foram sacados imagina o ganso q não tem um substituto a altura… Pra mim mano prefere morrer abraçado com os 3.

    Curtir

  9. Ninguém é insubstituível e o pano quente no Neymar e Robinho foram proveitosos. Ganso tem sido útil a seleção carente de bons valores para a posição, mas precisa assumir a desenvoltura que mostra no Santos para continuar com o IBOPE alto. Continua devendo….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s