Macumba ganha jogo?

Por Maurício Stycer

Quatro de dezembro de 1976, 22h. Numa suíte do Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio, o pai-de-santo Roberto Barros, mais conhecido como Pai Guarantã, promove uma “reunião espiritual” com a presença de Vicente Matheus, presidente do Corinthians, Davi Ferreira, o Duque, técnico do time, e todos os jogadores escalados para a partida do dia seguinte, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, no Maracanã. Durante o encontro, relata Pai Guarantã, o atacante Geraldão é “tomado” por uma “entidade” e pede uma garrafa de cachaça. O pai-de-santo também “incorpora” um exu e diz a Duque que o Corinthians iria ganhar a partida nos pênaltis.

Ao final da sessão, o médico do Corinthians observa que o atacante da equipe está alcoolizado. “Não se preocupe, doutor. O efeito passará e o Geraldão estará bom para o jogo de domingo”. Em seguida, o pai-de-santo vai à praia, onde acende, com a ajuda de assistentes, seis mil velas. O jogo, como se sabe, terminou 1 a 1 e foi vencido pelo Corinthians nos pênaltis. Uma semana depois, a despeito do esforço de Pai Guarantã, a equipe paulista perdeu a final do Brasileiro para o Internacional. O “trabalho” em favor do Corinthians é um dos muitos que Pai Guarantã, hoje com 81 anos, descreve em “Magias do Futebol” (Ícone editora, 152 págs. R$ 24), livro recém-lançado. Segundo contou, decidiu fixar seus feitos porque se deu conta que “muita gente não sabia do ocorrido”.

“Se macumba ganhasse jogo…”

A presença de pais-de-santo no ambiente do futebol sempre alimentou especulações e fofocas. O seu efeito real é contestado numa frase famosa, atribuída a Neném Prancha, mas na realidade de autoria do jornalista e técnico João Saldanha (1917-1990): “Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminava empatado”. Pai Guarantã sorri ao ouvir a frase de Saldanha. Em seu livro, o pai-de-santo relata, sem reservas, situações em que atuou por times sem conseguir bons resultados. Foi o caso, por exemplo, da final da Libertadores de 1974, entre São Paulo e Independiente, vencida pelos argentinos numa melhor de três.

No último jogo, em Santiago (Chile), o jogo estava 1 a 0 para o Independiente quando o São Paulo teve um pênalti a seu favor. Poy mandou Zé Carlos bater. “Senti que ele não estava bem espiritualmente”, escreve Pai Guarantã. “E gritei para o Poy deixar o Forlan bater, mas acho que ele não me ouviu e o inevitável aconteceu”.  O jogo terminou 2 a 0 para os argentinos.

Como provar se esta e outras histórias contadas pelo pai-de-santo são verdadeiras? É muito difícil. Não há registros da maioria. Pai Guarantã desafia os protagonistas a desmenti-lo. “Todo mundo sabe o que fiz. Todos os jogadores sabem”, diz, por exemplo, sobre o elenco do Guarani, campeão do Brasileiro de 1978. O pai-de-santo acompanhou a equipe de Zenon, Careca & Cia por quase todo o campeonato. Fez sempre, assegura, apenas trabalhos “positivos”, de apoio, e nunca de “magia negra”, contra os adversários. “Formava uma auto-defesa. Eu positivava o time. É um segredo meu”, diz.

8 comentários em “Macumba ganha jogo?

  1. É CLARO QUE NÃO GANHA JOGO,SE GANHASSE JOGO,MELHOR,SE SURTISSE EFEITO ELES GANHARIAM TODA VEZ NA MEGA SENA…… O QUE EXISTE É DEUS ,SE BEM QUE ULTIMAMENTE EU TENHO SIDO MUITO RELAPSO COM DEUS.KKKKK

    Curtir

  2. AOS senhores comentaristas do blogue
    Quem quiser acreditar que acredite ou continue cético.Cada um,responde por si.
    Não nasci pastor,sou pastor há apenas alguns anos.Eu era cético,era cartesiano,cientifico.Estudava no Fisk ,curso de ingles e á noite concluia o ensino médio.Podem não acreditar ,mas eu tinha repulsa e aversão á igrejas,seja qual fosse.Para mim as piores pessoas eram as evangélicas e religiosas em geral.
    Mudei quando tive uma experiencia incrivel aí mesmo no PARÁ.Para mim que nunca havia ido na igreja ,na missa ou em cultos aquilo foi um absurdo.Eu estava no meu quarto estudando para uma prova era mais ou menos 1 da manhã e de repente uma luz azulada entrou por baixo da porta,e depois foi se tornando num formato meio humanoide.Eu ouvia uns zumbidos altos e fortes e minha cabeça parecia que iria explodir.Aí ouvi vozes dentro de minha cabeça que diziam pra eu me acalmar.Aquela figura sem forma definida me disse que eu deveria ajudar as pessoas no que fosse possivel e eu seria ajudado e que em breve a humanidade passaria por uma transformação muito grande.Me disse que eu escolhesse um caminho espiritual ,que eu deveria ajudar , rezar pelas pessoas que elas ficariam curadas ou teriam os sintomas de alguma doença sanados.Por isso ingressei no curso de teologia e ao terminá-lo , no de psicologia .Atuo como pastor ,não tenho templo,tenho apenas meu blog escadaprofuturoblogspot.com e não sou e nem faço curandeirismo,conheço a constituição brasileira para não me comprometer com promessa de curas ,não sou médico,não prescrevo e nunca prescrevi remédios,claro . APENAS O QUE FAÇO é uma oração que desenvolvi,pessoal e o que posso dizer é que as pessoas nas igrejas que me convidam para palestras e orações ,saem ou curadas de algum transtorno ou aliviadas de alguma forma.Em Bragança por exemplo um senhor estava com cancer na garganta e com cirurgia marcada para a segunda -feira pela manhã ,foi na igreja levado por parentes e eu disse a ele que eu não era curandeiro,que não faço cura ,mas a fé dele poderia curá-lo EU APENAS IRIA ORAR por ele e JESUS sim poderia fazer algo.
    No dia seguinte á noite fui procurado pelo auxiliar da igreja que havia me convidado que a família estava me esperando lá.Não entendi nada,achei que o homem havia falecido na sala de cirurgia e queriam uma oração.Mas ao lá chegar vi que ele se encontrava lá em pé.Sorrindo me disseram que a cirurgia não havia sido feita,que o médico ao deslocar sua mandíbula nada encontrou de estranho.Pediu novos exames e chamou outros médicos que tbm nada constataram de errado. Liberou o homem e pediu que aguardasse os novos exames.Aí queriam me agradecer até de joelhos e pedi que levantassem e se lembrassem que EU MESMO NADA FIZ,mas JESUS SIM.
    Ali mesmo naquela hora a sobrinha do homem ,uma engenheira civil se ajoelhou diante de mim ,chorando e disse que daquela hora em diante passaria a ser uma seguidora de CRISTO.Lhe disse que evangélicos ,religiosos são muitos .Seguidores de CRISTO são poucos.
    Por isso que sou tido como um pastor NADA ORTODOXO porque não creio em religião.CREIO nos ensinamentos DE CRISTO.APREND i tbm algo que todo sujeito arrogante não aprende.
    EXISTE O BEM.EXISTE O MAL.EXISTE A LUZ , EXISTE A ESCURIDÃO.
    O que acontece é que algumas pessoas possuem tanta fé e tem contato com agentes do Grande Criador do UNIVERSO que não só curam ,como preveem o futuro.
    NA VERDADE EXISTE SIM UM PODER SOBRENATURAL entre o céu e a Terra.
    Eu previ para o Charles jogador do Paissandu que ele seria contratado pelo Flamengo e convocado pra seleção.Tenho testemunhas disso.Ele mesmo nunca ESQUECEU isso .Perguntem a ele.

    Curtir

  3. Sou cético no que disse esse pai de santo e o Pastor. O que ganha jogo é competência, habilidade e um pouqinho de sorte, mas ela só vem com a competência e a habilidade.
    Eu particulamente não gosto de jogador se benzendo, fazendo o sinal da cruz, rezando ou orando. Estão num campo de futebol e não na igreja! Religião é uma coisa que deve ser exercida em seus lugares específicos.

    Curtir

  4. Ola
    Antes gostaria de saber se o Sr.Roberto é o mesmo que tinha o templo em 1970 na Av.Santa Catarina aonde hoje esta a FTU .
    Se for…gostaria de contato.
    Iniciei-me neste Templo naquela época…faz tempo hem..rs!
    Ou se tem como entrar em contato pelo Face,Skype ou MSN
    Grato

    Curtir

Deixe uma resposta