Globochanchada em ação

Por Ricardo Calil 

“Cilada.com” chega aos cinemas para confirmar a noção de que existe uma tendência hegemônica no cinema brasileiro deste início de século 21: a comédia de costumes derivada da televisão, seja em termos de produção, estética ou espírito. É a globochanchada, como bem batizou o diretor Guilherme de Almeida Prado, em referência ao fato de a maioria estar associada à marca Globo Filmes.
São produtos como “Se Eu Fosse Você”, “Divã” e muitos outros. O que “Cilada.com” tem a oferecer de novo nesse cenário? A princípio, pouco. A trama tem algo de genérico: rapaz (Bruno Mazzeo) trai a namorada (Fernanda Paes Leme), e esta se vinga publicando na internet um vídeo em que ele tem uma ejaculação precoce.
Mas aqui e ali aparecem piadas mais cruas (ou grosseiras), sobre bafo, maconha, tamanho do pênis etc., que apontam para a tentativa de um humor mais arriscado. O resultado lembra a mistura de uma “sitcom” americana com “Zorra Total”. Mas Mazzeo declarou ter se inspirado em comédias americanas como “Superbad – É Hoje” e “Se Beber Não Case”. Só que, nesses filmes citados, a ousadia cômica costuma vir acompanhada por algum risco estético. No caso de “Cilada.com”, a sujeira das piadas é neutralizada pela assepsia audiovisual. O filme brasileiro não foge a uma das marcas da globochanchada: a sensação de que todas as cenas – até as externas – foram filmadas num shopping center ou num condomínio fechado, cuidadosamente protegidos do caos, da vida, das ruas.

8 comentários em “Globochanchada em ação

  1. A COISIFICAÇÃO DO SER HUMANO VIA REDE GLOBO. A UNIFORMIZAÇÃO DOS BRASILEIROS TENDO OS VALORES SOCIAIS ADEQUADOS AOS PADRÕES DE COMPORTAMENTOS INDUZIDOS POR VISÕES BASEADA NOS INTERESSES COMERCIAIS.

    Curtir

  2. Globochancada kkkkkkkkkkkk

    A lista é longa, como a casa da mãe joana e o filme que tive o desprazer de ver semana passada Muito Gelo e Dois Dedos d’Água

    Curtir

  3. E ainda tem gente que gasta horrores numa sala de cinema num Shopping ou aluga ou compra um DVD pirata para assistir estas Globochanchadas…

    Curtir

  4. Esta tal de rede globo agora deu de encher suas novelas com duplas de gays e lésbicas, na novela insensato coração que os jogadores brasileiros são fãs, o autor criou um nucleo gay e está preparando terreno para o seu 1° beijo gay.
    Podemos dizer que a globicha saiu do armário. Pra lá meu!!!!

    Curtir

  5. Eu falo dupla porque casal só pode ser homem e mulher, e não me venham com esse papo furado de preconceito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s