A morte de Billy Blanco

Na manhã desta sexta-feira, morreu aos 87 anos o compositor paraense Billy Blanco. Em outubro do ano passado, Blanco sofreu um acidente vascular cerebral e ficou internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pan Americano, na Tijuca, no Rio de Janeiro. As causas da morte não foram divulgadas. Billy Blanco fez parcerias famosas com Baden Powell, Tom Jobim e João Gilberto. Nascido em Belém, o compositor decidiu estudar arquitetura em São Paulo, em 1946. Lá, iniciou sua carreira de compositor. Mais tarde, seguiu para o Rio, onde a carreira ganhou novo impulso. “Estatutos da Gafieira”, “Samba Triste”, “A Paulistana”, “Esperança Perdida”, “Sinfonia do Rio de Janeiro”, “Monções” e “Teresa da Praia” são algumas das composições mais conhecidas de Billy Blanco, que teve parcerias com alguns dos mais importantes músicos brasileiros, como Tom Jobim e Baden Powell.

3 comentários em “A morte de Billy Blanco

  1. William Blanco de Abrunhosa Trindade era o nome de batismo do inspirado compositor paraense. Osvaldo Trindade (atleta e ex-pte. do Remo) Milton Trindade (Superintendente dos Diários Associados e Senador) e Almirt Trindade (ainda vivo) eram os varões dessa tradicional familia paraense.. Billi foi para São estudar e procuar uma mulher rica para casar, parece que alcançou o primeiro objetivo mas o destino reservou-lhe um destino maior e melhor, tornou-se :compositor importal da musica popular brasileira.

    Curtir

  2. Na minha utopia um dia haverá de surgir um bairro, um conjunto habitacional, uma invasão, onde esses paraenses terão seus nomes gravados em ruas, vilas, passagens. São tantos os nossos artistas que se foram e no entanto nossas ruas homenageiam gente estranha ao nosso meio, politicos que nunca pisaram aqui e até mesmo terroristas internacionais. Tivemos um inicio com a estátua do poeta Ruy Barata que deveria ficar no Bar em vez da Residencia ambos Parque. Mas bem que poderíamos mesclar com os nomes de politicos, religiosos e empresários um pouquinho dos nossos artistas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s