A chaga da exploração infantil

Por Cássio Bruno e Bruno Góes
 
Cerca de 60% dos domicílios brasileiros têm renda domiciliar per capita de até 1 salário mínimo. Até 2 salários, a proporção sobe para 82,4%. No Nordeste, a situação é mais grave: são 80,3% dos lares com ganhos de até um salário mínimo per capita.
Há ainda um registro alarmante: 132 mil domicílios brasileiros são chefiados por crianças de 10 a 14 anos. Os dados preliminares fazem parte do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, esse número de lares chefiados por crianças pode parecer insignificante comparado ao universo de casas em todo o país, porém, mostra que o trabalho infantil é uma das mazelas existente Brasil afora.
– Proporcionalmente aos 57 milhões de domicílios, esse número (132 mil) não é muito expressivo. Entrentanto, reflete outra realidade no país que o IBGE revela: a presença de trabalho infantil na sociedade brasileira. É mais uma evidência da existência do trabalho infantil e que em muitas famílias é a principal fonte de renda.
 
Alguma coisa está fora de ordem. 

3 comentários em “A chaga da exploração infantil

  1. O Brasil é caso típico de Pais Rico e Povo Pobre. A oitava economia do mundo concentra nas maos de 1 por cento da população os beneficios dessa grandeza. Paises vizinhos, menores e pobres, apresentam indices de desenvolvimento social superiores aos nossos. Sem distribuição de renda, sem saude, sem educação e sem cultura , continuaremos com os sonhos dos anos 60 do século passado.

    Curtir

Deixe uma resposta