Comparações que incomodam

A título de recordação, um antigo colaborador do blog chama atenção para um determinado período da história do nosso futebol. Em 2002, quando o Paissandu chegou ao topo de sua história tornando-se Campeão dos Campeões e classificando-se para a inédita disputa da Taça Libertadores. “Alguém lembra da defesa do Cruzeiro nos jogos finais do torneio? Pois é: Jefferson (Botafogo e Seleção Brasileira); Maicon (Inter de Milão e Seleção Brasileira), Luizão (Benfica e Seleção Brasileira), Cris (Olimpique de Marselha e ex-Seleção Brasileira) e Jorge Wagner (ex-São Paulo)”, escala, sem pestanejar.
De fato, eram bons tempos aqueles, diriam os saudosistas mais lúcidos. 

Outro fato importante: como era constituída a Diretoria do Paissandu? Vamos à escalação:
Presidente: Arthur Tourinho (hoje presidente da Jucepa).
Vice-presidente: César Neves (hoje presidente da Unimed Belém).
Diretores de Assuntos Jurídicos: Alberto Maia, consagrado advogado trabalhista, que tinha a assessoria de José Mauro Couto Filho (filho do advogado particular do presidente da CBF, Ricardo Texeira).
Diretor de Futebol Profissional e Amador: Paulo Oliveira (professor da UFPA e sócio da maior construtora de pontes do Pará).
Diretor Médico e Diretor Náutico: Joaquim Ramos (conceituado médico ortopedista e sócio do Hospital Porto Dias).
Relações Públicas: Carlos Estácio (veterano cronista esportivo, pertencente à equipe da Rádio Clube). 
Diretor de Informática: Abibe Ferreira Jr. (hoje superitendente geral do Aeroporto do Galeão, no Rio, o mais importante do país até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016).
Ouvidor: José Ângelo Miranda (ex-secretário estadual de Esporte e Lazer e atualmente vice-presidente da FPF e diretor financeiro da construtora Leal Moreira). 

Será que as conquistas daquele período foram produto de puro acaso?

29 comentários em “Comparações que incomodam

  1. Uma coisa eles tem em comum: estão todos muito ricos, enquanto o clube ficou em frangalhos.
    ou não?
    Aliás, o tourinho não é aquele envolvido no golpe milionário no BASA?

    Curtir

    1. Carlos, respeito o seu ponto de visto, mas prefiro ressaltar o que é fato comprovado: o Paissandu, sob o comando dessa diretoria, foi um dos clubes mais vitoriosos do Brasil. Alcançou conquistas que dificilmente veremos um outro clube nortista alcançar.

      Curtir

      1. alcançou até 2003, depois disso o mesmo tourinho deixou na situação que o clube se encontra até hoje.
        porém (ah porém), entre o tourinho e esse LOP não resta a menor dúvida de quem eh melhor gestor

        Curtir

  2. E hoje caro Gerson?
    Presidente: LOP (hoje presidente da Jucepa).
    Vice-presidente: LOP (hoje presidente da Unimed Belém).
    Diretores de Assuntos Jurídicos: LOP, LOP e LOP
    Diretor de Futebol Profissional e Amador: LOP (principalmente amador).
    Diretor Médico e Diretor Náutico: LOP.
    Relações Públicas: LOP.
    Diretor de Informática: LOP.

    Quem vai se culpado se o bicola com esse time ai cair pra serie D?
    – É claro que vai ser a torcida e a imprensa. o LOP nao vai ser, né

    Curtir

  3. Penso que o colaborador esqueceu o principal: Quem era o Técnico? Givanildo Oliveira, que levou 2 anos montando aquela equipe e, quando encaixou, ganhou tudo. É aquilo que falo, quando vc tem um bom técnico, dê a ele o tempo necessário, que ele lhe dará o retorno. Agora, quando se tem técnico local ou de procedência duvidosa, não dê nem um mês, que ele não lhe dará retorno e, seu clube virará uma bagunça, pois nesse caso, os jogadores estarão no comando. É a minha opinião.
    – Vale lembrar, que todas essas pessoas, não teriam o sucesso que tem hoje e, nem seriam lembrados pela torcida, se não fosse Givanildo Oliveira. Te dizer… ABAIXO TÉCNICOS LOCAIS EM REMO, PAYSANDU E TUNA.

    Curtir

      1. Percebi isso, amigo Edmundo. Agora ele estaria lembrando dessa gente, se o Paysandu não tivesse conquistado alguma coisa? Perceba que nenhum deles tem o dinheiro que o LOP tem e o mesmo não consegue um título de destaque ou um simples acesso. Tentei mostrar por esse lado.

        Curtir

  4. Poderiam, além dos títulos, ter melhorado a estrutura do clube que é precária até hoje. Amigos, o PSC ganhou muita grana nos 5 anos de Série A e a participação na Libertadores, além das rendas pois na época todos os jogos eram de Mangueirão lotado. Sinceramente, é um mixto de felicidade e revolta as lembranças daquela época.

    Curtir

    1. É Marcelo. E na Libertadores, ganhamos em dólar, e por jogo, fora as bilheterias. Nas oitavas-de-final, quando caímos fora, os valores por partida eram maiores ainda. De fato, perdemos o bonde da história. O cavalo passou celado, mas preferimos acompanhar a banda que passava… que passa.. e que, pelo andar da carruagem, ainda vai continuar passando…

      Curtir

  5. A questao do sucesso nos campos e incontestavel, embora essa mesma administração tenha entregue o clube na serie C de onde ainda nao conseguiu sair.
    De fato o Tourinho poderia ter dado uma melhor estrutura para o clube com o dinheiro das rendas, patrocinio etc….sem falar no montante que foi desviado da SUDAM que ja rendeu ate prisao de politicos ficha sujas do Para.

    Curtir

  6. Gerson, estes citados não faziam parte simultaneamente da diretoria em 2002, e sim, durante a gestão do Tourinho, se não me engano até 2006. Mas quando o barco furou muitos o abandonaram,deixando o Tourinho quase que sozinho. Quando o LOP assumiu tambem tinha uma boa equipe, inclusive com alguns da lista, só que o abandonaram também, será que o navio está afundando de novo?

    Curtir

  7. Tudo da administração-tourinho é fato, por exemplo: Conquistas de Série “B”, às andanças pela série “A”e Libertadores, lavagem de dinheiro público e, por conseguinte, a queda da instituição Paysandu na miséria interminável. Miséria, que nem todo o dinheiro de LOP, o salvará e nem o colocará aonde o Banco da Amazônia o colocou.

    Tourinhos da vida, pegaram o Paysandu para laranja na Série “B”, o levaram até a Série “A” e depois do néctar extraído, abandonaram o filho bastardo na vala da Série “C” que, só não disputou a Série “D” por naquele momento ainda não existir.

    Pergunta. O atual Paysandu aguentaria mais uma administração da Trup de Tourinho ?? Lembrem que hoje, o Paysandu está na Série “C”. Em que Série, Tourinho, deixaria o Paysandu quando de uma segunda “administração” ?

    Curtir

  8. Paixão leva ao descontrole.

    Algúns omentários passam pelo ACHISMO da iguinorância.

    Tourinho? Polêmico? sem dúvida. Mas um vencendor.

    Dívida do Paysandú? Quanto é essa dívida? 5 milões, 8 milões, 12 milões no máximo? São muito, mas muito pequenas e totalmente pagáveis.

    Está todo mundo esquecendo o passado? Como foi que a Diretoria citada assumiu o Paysandù? Respondo:

    Com muito mais dívidas e com um bandido que foi morto pela polícia na presidência, o Geraldo Rabelo.

    O que foi feito? Pagou-se as dívidas e de forma MUITO COMPETENTE, o Paysandú passou a ser um Clube de Conquistas memoráveis.

    O MAIOR ROUBO A UM CLUBE DE FUTEBOL é o empréstimo de sua INCOMPETÊNCIA. O LOP é o maior Idiota da história.

    O LOP tem dinheiro? É parece que ele diz que tem. Que GRANDE IDIOTA. Dinheiro tem o Eike Batista. Uma FORTUNA!
    O LOP é bem de vida. Não está nem entre os 10 mil paraenses mais ricos do estado.

    Ele herdou uma dívida pagável e bem menor do que o da Diretoria Campeâ !

    Trouxe de volta, com a incompetência do Rezende, os bicheiros, comercintes ignorantes e uma cambada de gente medíocre.

    Quem funda um clube, escolhe a Diretoria, contrata treinadores e Comissão Tácnia e forma um time, é sua Diretoria. O trabalho e a competência é a base do sucesso.

    Não quero Padres franciscanos na Curuzú. Quero gente competente e importante. Um clube não vive de balanços financeiros somente.

    Um clube VIVE DE GLÓRIAS !

    Obrigado a essa ETERNA DIRETORIA.!!!

    Curtir

    1. Simples, Amigo Saulo,

      Bom time fora dos grandes centros geram altas despesas!

      Pra CBF, se existisse apenas Flamengo, Corinthians e São Paulo, estaria tudo ótimo!

      E as Torcidas? Ora,as torcidas! ..Isso é apenas um detalhe!

      Curtir

  9. Simples, Amigo Saulo,

    Bom time fora dos grandes centros geram altas despesas!

    Pra CBF, se existisse apenas Flamengo, Corinthians e São Paulo, estaria tudo ótimo!

    E as Torcidas? Ora,as torcidas! ..Isso é apenas um detalhe!!

    Curtir

  10. Como o assunto diz respeito ao clube que considero ser o mais importante do futebol paraense e da região norte, pelo qual torço, atrevo-me a dizer que a diferença entre a Gestão LOP e Tourinho está no uso da capacidade de inteligência dos comparados.

    Curtir

  11. Tourinho, de fato, deixou o Paysandu entregue às baratas. Incorreu também em erros tais quais os atuais, como contratações aos montes (quem não lembra daquele time de 2004 que veio para o Parazinho? Tinha muitos, mas muitos bondes, como Maurílio, Selmir e outros menos votados. Foi desmontado e formou-se mais uns dois times para Série A daquele ano). Mas estávamos na Série A e vínhamos de uma brilhante participação na Libertadores de 2003! Alem disso, Tourinho conhecia o mercado futebolístico nacional, tinha bons contatos e muitos inimigos (como no caso da perda de 8 pontos na Série A de 2003 após denúncia vinda de dentro da FPF). Lembro-me de algumas frases que Tourinho proferia naquela época. E uma é sintomática: “Fazer futebol em Belém é difícil”. Mas difícil mesmo é se aliada às nossas dificuldades históricas que fazem do nosso futebol um futebol periférico no Brasil (a enorme distância dos grandes centros, uma economia pouco dinâmica e atrativa que proporciona pouca circulação e distribuição das riquezas e etc) estiver a incompetência, a inaptidão, o amadorismo extremado e a falta de bom senso. E nisso, a atual gestão ganha de goleada! E Tourinho… bem, era esperto demais, “raposa velha” diriam alguns. E por ser “raposa velha”, ganhou o que ganhou com o Paysandu.

    Curtir

  12. Apesar dos pêsares o TOURINHO, foi o presidente mais vencedor de um clube do NORTE! Igual à ele, não devera haver outro. Pois sua gestão, apesar de contrariar a ética e à honestidade, o homem fez conque o nosso estado, por meio de uma entidade futebolística, alcansasse o ápice do sucesso, com lindas vitórias e conquista de titúlos importantes.
    Mais o sucesso, anda também “lado a lado” com à INVEJA, é logo aparece à incompetência e os insucessos começam a aparecer…

    Curtir

  13. A discussão exige isenção. O assunto é sério e vale a pena ser bem discutido evitando-se às ofensas que não levam a lugar nenhum. Tenho alguns amigos entre os opositores do Tourinho e certa vez indaguei : o que foi descoberto nessas contas ; não foi descoberto nada ? ; ou descobriu-se coisas sérias a ponto de colocar em risco o próprio clube. Quem souber melhor explique (tambem melhor) à torcida bicolor.

    Curtir

Deixe uma resposta