Se Belém, Goiânia e Florianópolis tivessem sido escolhidas para a Copa, a história poderia ser outra

Por Rodrigo Prada*

Nesta quarta-feira (2/3), o Portal 2014 apontou em relatório feito por sua equipe de reportagem que, dos doze estádios escolhidos para a Copa 2014, ao menos cinco devem virar elefantes brancos. Definitivamente, o que mais atrasa o crescimento do Brasil é a falta de planejamento. O que mais ouvimos dizer hoje é que o grande problema da Copa 2014 serão os aeroportos. De fato serão. Mas quem não sabia que esse seria o maior gargalo do país, frente ao enorme desafio de prepará-lo para o maior evento de mídia do planeta?

As obras de que precisávamos não aconteceram. Teremos os puxadinhos… E a escolha das cidades, do ponto de vista de logística, não poderia ser pior. Certamente não escolheram Manaus por conta da sua enorme tradição no futebol. Nem Cuiabá pela sua bem-equipada estrutura hoteleira. Ou Natal, pela força da iniciativa privada, capaz de, sem recursos públicos, erguer uma arena de futebol.

Se em 31 de maio de 2009, data em que a Fifa divulgou nas Bahamas a escolha feita pela CBF e governo brasileiro das cidades escolhidas, Belém, Goiânia e Florianópolis tivessem sido anunciadas, será que o risco de elefantes brancos seria menor? Em 2008, fui assistir a um clássico manauara no Vivaldão, entre Rio Negro e São Raimundo. Sabem qual foi o público pagante? Exatas 198 pessoas. Com uma renda de R$ 4 mil. E isso dificilmente vai mudar…

No entanto, Belém, que disputava com Manaus o direito de sediar a Copa, foi preterida, mesmo tendo Paissandu e Remo como duas das torcidas mais apaixonadas do Brasil. Sem contar o estádio do Mangueirão, que é um dos mais belos e funcionais do país. O grande argumento para a escolha de Manaus foi o marketing da Amazônia. Agora, será que os turistas vão gostar de ver igarapés poluídos, uma bagunça urbana com trânsito caótico e todas as mazelas da cidade?

Florianópolis apresentou como proposta a reforma do estádio do Figueirense, com capital privado, para sediar a Copa.  No entanto, a escolhida Natal patinou até hoje para encontrar um modelo que fosse interessante para as construtoras. Seu grande trunfo foi  proximidade da cidade com a Europa. Ora pois, em altura de cruzeiro, o aeroporto de Recife, por exemplo, está a 15 minutos de vôo amais. Mas o problema maior não é na chegada dos europeus ao país, e sim o transporte entre as cidades, principalmente de aviação executiva. E Florianópolis, com potencial esportivo, estádio privado e entre Porto Alegre e Curitiba, a uma hora de vôo de São Paulo, ficou de fora… Alguém consegue explicar?

Cuiabá ter optado por construir um estádio com arquibancadas removíveis não esconde o fato de que a capital mato-grossense terá um dos maiores elefantes brancos da Copa. Afinal, serão gastos mais de R$ 500 milhões em uma arena que jamais terá um uso proporcional a tanto investimento. Situação oposta é a de Goiânia, que já possui um estádio incrível projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e tem torcida para enchê-lo, tanto do Goiás, quanto do Vila Nova e do Atlético-GO.

Em alguma coisa nossos governantes erraram. Ou foi na escolha das cidades, ou na falta de prioridade em melhorar os aeroportos, portos, hotéis e, principalmente, a mobilidade entre as cidades. Para aquelas que foram as escolhidas – ocupando o lugar das preteridas -, não me levem a mal, pois é carnaval.

*Rodrigo Prada é jornalista, autor do estudo sobre Os Estádios Brasileiros e diretor do Portal Copa 2014.

74 comentários em “Se Belém, Goiânia e Florianópolis tivessem sido escolhidas para a Copa, a história poderia ser outra

    1. Andreia, por ter plena certeza que a tal Arena da Amazônia vai se transformar num monstrengo que os manauaras só vão utilizar para o festival de Jacaré assado, nem estou secando Manaus (ou talvez esteja… Sei lá). Estou secando mesmo é Ricardo Teixeira e sua CBF. Tomara que este cabra tenha seus bens todinhos confiscados e perca seu trono antes da copa.

      Curtir

      1. Sergio Soeiro;
        Lá o festival é de boi, portanto, vai virar boibódromo!!!
        ou talvez, sirva prá decisão do maior campeonato de peladas do brasil;ado pela cbf.

        Curtir

      2. Segundo os experts em Manaus, a arena pode se torna no local para maior evento de dominó de quatro pontas do mundo. Te dizer.

        Curtir

      3. Será, como antecipei aqui ainda no ano passado, o maior bumbódromo ou boiódromo da galáxia. Te dizer…

        Curtir

      4. Tem razão caro Silas… Mas para eles não ficarem só com uma festa no monstrengo, podem criar também o festival do Jaraqui… rs.

        Curtir

  1. Colegas,
    não se preocupem que as obras irão ser realizadas e ficaram lindas só que vão custar 3 vezes mais do que devia.
    O que está acontecendo no momento é que os governantes, em conluiu com as construtoras, estão deixando tudo pra ultima hora, quando vão poder construir como obras emergenciais, a preços superfaturados.
    E a gente já começou a ver isso. Semana passada vimos que o Tribunal de Contas da União já se manifestou sobre o Maracanã, informando que o projeto básico da obra é mera peça de ficção. A pequena reforma do maracanão ao que tudo aponta vai sair por mais de UM BILHÃO DE REAIS.
    E isso é só o começo. Esperem que na semana que vem vai estourar a bomba da Arena da Amazônia, obra que está superfaturada.

    Outra coisa, nenhuma arena é economicamente viável. pra se ter uma idéia até o maracanã teve que receber aporte de recursos municipais pq fechou os últimos anos no vermelho, (mas nesse caso acho que é má administração).

    Quanto a Manaus, o estudo de viabilidade econômico realizado para o estádio inclui como fontes de receitas jogos da série B (os clubes estão na série D), copa do Brasil (o jogo contra o papão teve renda de 5 mil reais) e até de campeonatos de peladas (veja se alguem vai pagar ingresso pra isso).Ou seja, mais uma peça de ficção. o estádio não tem viabilidade.

    Apenas para pontuar a questão, os estados se esbofeterarm para conseguir ser sede, contando que a União iria inunda-los com recursos para as obras.
    Ocorre que o Governo federal cobrou e os estádios assinaram um termo de responsabilidade que define a responsablidade de cada um sobre as obras. Pra União coube apenas a responsabilidade pelas obras de portos e aeroportos. o Resto é tudo responsabilidade dos estados que vão se endividar até o pescoço pra sediar uns 8 jogos da copa.
    Volto a dizer: bendita hora que Belém não foi escolhida para sediar a copa.

    Curtir

  2. mais informações: Perguntados sobre quem iria bancar essa dinheirama toda o Ricardo Teixeira disse que irião se feitas parcerias com a iniciativa privada de onde partiriam a grande parte dos recurso.
    Passado o tempo, o último levantamento constatou que 98% dos recursos das obras da copa são públicos.

    Quem será que vai pagar a conta?
    Tirem suas conclusões

    Curtir

  3. COMPREENDO que não nada mesmo a fazer. Consumatum est. Mesmo antes da escolha, já tinha a ideia de que Belém não iria levar essa. Não competia com Manaus, pois esta já estava garantida, por outras razões que depois descobrimos não serem as verdadeiras. Competindo com as do Nordeste, sem chance pois.
    Apesar de tudo isso, a gente ainda fica aqui secando o projeto de RT. Faz parte da nossa natureza, ainda mais sabendo que futebol por futebol (não falo de momentos técnicos etc), Belém e Goiânia estão muito acima de Manaus e Cuiabá.
    O que se há de fazer?

    Curtir

    1. Caro Valentim, com o dado que agrava tudo, na comparação entre Belém e Goiânia x Manaus e Cuiabá, a capital paraense merecia muito mais que as outras três, pelo amor da torcida pelo futebol e porque a capital goiana está a poucos quilômetros de Brasília, capital federal e subsede obrigatória de um torneio mundial de futebol.

      Curtir

      1. Com o respeito de sempre, Gerson. Raciocínio torto o teu. Por que Brasília seria “sede obrigatória”? Os argumentos utilizados para desqualificar Manaus e Cuiabá servem perfeitamente para a Capital Federal. Aqui (onde estou atualmente trabalhando) tb teremos mais um elefante branco. Não existe torcida em Brasília que justifique a ampliação do Mané Garrinha. O bem estruturado Bezerrão comporta, às fartas, a torcida do Gama. E a Arena do Jacaré acomoda, à larga, a nanotorcida do Brasiliense.
        O fato de Brasíia ser a capital do país não é argumento racional e suficiente.

        Curtir

      2. Vicente, trata-se de questão óbvia para quem é familiarizado com a história das Copas. Simplesmente, camarada, todas as capitais dos países-sede são, naturalmente, palco de jogos da Copa, por determinação da Fifa. Quer um exemplo de capitais que sediaram partidas das Copas? Então, lá vai: 30 – Montevidéu; 34 – Roma; 38 – Paris; 50 – Rio; 54 – 58 – Estocolmo; 62 – Santiago; 66 – Londres; 70 – Cidade do México; 74 – Berlim; 78 – Buenos Aires; 82 – Madri; 86 – Cid. México; 90 – Roma; 94 – Washington; 98 – Paris; 2002 – Seul; 2006 – Berlim; 2010 – Johanesburgo/Pretoria. Como você pode observar, não há raciocínio tortuoso, meu caro. Só houve uma exceção: Tóquio ficou de fora, mas no outro país-sede que dividia a Copa de 2002, Seul foi a principal praça. Coisas de dona Fifa, sempre ligada em conexões políticas.

        Curtir

    1. E os três senadores também, Otávio. Enquanto o fanfarrão do Artur Virgílio defendia Manaus toda semana, o trio ternura daqui sentava o cacete em Belém e no Pará inteiro, numa visão equivocada da coisa. Eles eram adversários da governadora, mas não podia depreciar tanto o nosso Estado, apresentando para todo o Brasil aquela infindável coleção de mazelas.

      Curtir

      1. NÃO estava acompanhando na época os noticiários sobre a escolha das cidades-sedes da copa, e por isso fico espantado com tanta mesquinhez. Não estava em questão a gestão da ex-governadora, e sim o povo paraense, que acaba pagando pelo egoísmo e falta de visão dessa gente, que foi eleita justamente para defender nossos interesses.
        Lamentável tudo isso.

        Curtir

  4. O problema e que estadios prontos nao gera comissao, e estadio novo esse sim enche o bolso desses caras, agora Gerson, uma pergunta, a justica condenou a CBF pela mafia do apito e pelo que sei o sr. Ricardo Teixeira (Propina) e o responsavel, por ser pessoa de entidade publica ele nao se torna reu nesse caso? e nao poderia ser afastado? isso seria uma maravilha, ai a justica manda abrir os sigilos bancarios e fiscais dele e da CBF, e veriamos o quanto de dinheiro ele tem aqui na america central em paraisos discais.

    Curtir

  5. Pra mim, CM deve ser realizada só na Europa. Fui e sou contra esse evento no Brasil que vai servir só pra quatro coisas: enriquecer dono de empreiteira, enriquecer político, enriquecer Ricardo Teixeira e iludir o pobre brasileiro.

    Curtir

  6. O problema é que ao invés dos governos do Pará e do Amazonas terem brigado e gastado um rio de dinheiro em propaganda para ver quem seria a cidade sede escolhida da Amazônia, deveriam ter somado forças e dinheiro para que as duas cidades da Amazônia fossem escolhidas como sede. Perderam uma grande oportunidade e somente o Amazonas foi contemplado e agora ficará com um tremendo elefante branco, se ficar pronto!
    Acho que seria interessante o governo do estado, ao invés de dar dinheiro para os clubes, investir pesado no Mangueirão e deixá-lo um brinco para mostrar aos sábios da CBF e da FIFA que erraram na escolha e também para o estádio ser usado pelo futebol paraense e sua apaixonada torcida. A Copa das Confederações vem aí!

    Curtir

  7. OS FATORES POLITICOS E FINANCEIROS(SUBORNOS), FORAM DETERMINANTES… COMPETENCIA DO JATENE, DO FLEXA, DO MARIO COUTO EM DERRUBAR O PARÁ E INCOPETENCIA DA ANA JULIA E SUA EQUIPE DE GOVERNO IDIOTIZADA. DO LADO FINANCEIRO, ATÉ ALMOÇO NO RIO ROLOU ENTRE O GOVERNADOR DO AMAZONAS E O RICARDO TEXEIRA. NO NEOLIBERALISMO POLITICO E ECONOMICO NÃO EXISTE LÓGICA SAUDAVEL.

    Curtir

  8. Bom, todos aqui sabem da minha aversão a tucanos, e penso da mesma forma que o Gerson sobre este episódio político-futebolístico, aliás, já debatemos este assunto à exaustão aqui no blog.
    No entanto, não posso deixar de reconhecer o quanto foi equivocada a estratégia adotada pela ex-governadora, quando priorizou um projeto pobre, mixuruca mesmo, aos padrões Fifa (todos sabemos que os caras preferem os projetos onde a grana corra à vontade). Além disso, ela montou uma equipe composta de pessoas absolutamente incapazes e sem “peso” político, tipo Lúcia Penedo, Dep. Robson, Dep. Júnior Ferrari, etc.
    Mas eu creio que o pior de tudo é que nossa candidatura morreu no nascedouro. Seria muita inocência achar que Ricardo Teixeira facilitaria as coisas para a Ana Júlia, justamente quem, quando senadora, encabeçou um pedido de impeachment ao seu mandato(?) na CBF. Estávamos sonhando…

    Curtir

    1. A nossa falta de prestigio politico é o fator mais comprovado nesse episódio da copa do mundo no Brasil. Todavia a nossa ingenuidade de ficar esperando que Belém fosse escolhida como sede depois da visita da comissão da FIFA as prováveis capitais brasilieras foi realmente degradante.Veja porque: em todas as capitais brasileiras as vistorias duravam em média de 12 a 24 horas, com tempo de permanência em Manaus de 48 horas com direito a passeio fluvial e hospedagem em Hotel Ecológico na selva Amazônica e outras mordomias mais a toda troupe comandada por Ricardo Teixeira, enquanto a comissão não demorou nem 3 horas. É lamentável !

      Curtir

  9. Á época das escolhas ,das sedes eu estava há pouco tempo em Belém e ainda não postava aqui porque não conhecia esse espaço,MAS GANHEI UMA GARRAFA DE BUCHANAS DE UM colega engenheiro PARAENSE QUE ESTAVA AFOITO ,CERTO DE BELÉM SER SEDE DA COPA…APOSTEI METADE DO MEU SALÁRIO CONTRA O BUCHANAS ,ELE NÃO ACREDITOU EM MIM.FIZEMOS UM DOCUMENTO ,ENTRE NÓS APENAS.QUANDO ELE ME ENTREGOU A GARRAFA DO BUCHANAS ME PERGUNTOU PORQUE EU TINHA TANTA CERTEZA.FALEI A ELE QUE EU HAVIA ASSISTIDO UMA ENTREVISTA DO JEROME ,SECRETÁRIO DA FIFA ,E NUM ATO FALHO ELE CITOU O NOME DE MANAUS,CUIABÁ E NATAL.DEPOIS TENTOU DESDIZER…ALÉM DISSO pra falar a verdade ,me desculpem e podem me xingar BELÉM NÃO TEM CONDIÇÕES DE SEDIAR JOGOS DE COPA DO MUNDO …ATUALMENTE NÃO.MANAUS TBM NÃO.Goiania e floripa mereciam muito mais..MAS ESSE LINDO ESPORTE BRETÃO APAIXONANTE ATÉ OS BAGOS É ASSSIM, ARRANCA NOSSOS BAGOS DE RAIVA COM TANTA CORRUPÇÃO…

    Curtir

  10. Foi o que eu postei acima,jogo de cartas marcadas com crupiê acenando pelos cotovelos…Manaus levava a pecha de coração da amazonia,Belém é tida como cidade nordestina ,embora saibamos que não é.Enfim NEGÓCIOS ENTRE VELHAS RAPOSAS E PERIOD-PONTO.Mas venhamos e convenhamos BELÉM apesar da paixão e do apelo do clássico não tem infra-estrutura pra receber um evento desses,Manaus tbm não.Mas lá tinha as veredas abertas pra entrar uma tonelada de de dolares.

    Curtir

  11. Esse é tipo de fato que somente o tempo absolvirá os atuais culpados e condenará os inocentes, considerando o uso que foi feito do episódio na campanha eleitoral do ano passado. Nosso “Senador do Açaí” e nosso atual governador, foram muito felizes nessa tática eleitoral do uso da recusa de Belém (esse é o termo correto) em sediar a Copa. No frigir ds ovos, por incrível que pareça, talvez não tenha sido ruim para Belém e seu povo, ser preterida, pois nosso Mangueirão não precisará ser reformado aos tais padrões da FIFA, nem privatizado. Quem tiver condições, pegue avião ou vá de ônibus para Fortaleza assistir os jogos. É mais barato que ir a Manaus.

    Curtir

  12. Vejam o que a Venezuela conseguiu fazer em 14 meses, visando a Copa America disputada em 2007. Seremos capazes de fazer algo próximo para 2014? Depois falam do Hugo.

    Estádio Monumental de Maturin – Venezuela
    Capacidade: 52.000 (Sentados)
    Tribuna especial com entrada independente
    Trinta e seis camarotes
    Centro Comercial Interno (120 lojas)
    Estacionamento para 3.200 veículos
    Quatro vestiários para equipes
    Dois vestiários para árbitros
    Acomodações para 48 pessoas (quartos)
    12 cabines para TV
    24 cabines para rádio
    Centro de mídia, com acesso a internet banda larga
    Capela Ecumênica
    Museu (Monagas Sport Club)
    Consultórios médicos desportivos
    Heliporto (Área externa)
    Complexo viário (mobilidade urbana)

    Valor total da obra: US$ 85 milhões
    Obs. A preços de hoje, aproximadamente R$145 milhões

    Um terço do valor da obra mais barata de um estádio brasileiro para a Copa 2014.

    Curtir

  13. Se a inveja matasse, vcs já estariam MORTOS! Manaus é subs-sede, igualmente a Cuiabá, e com obras das mais adiantadas em relação às demais. Preocupem-se com as obras de suas cidades e deixem-nos em paz! Se não têm o que fazer, vão catar formiga em formigueiro; até porque em 2014 Manaus estará linda com monotrilho, brt, porto turístico, aeroporto ampliado e reformado, um lindo estádio digno de Manaus, etc.. A vcs que criticam Manaus, MORRAM DE INVEJA!

    Curtir

  14. Pô, eu não acredito: 2014 vai chegar e os invejosos ainda continuam questionando a indicação de Manaus e Cuiabá para sub-sede. Se o problema é obra tipo ELEFANTE BRANCO, não se preocupem com isso; porque quem vai pagar as contas da arena da Amazônia somos nós, Amazonenses, e fazemos questão de pagar por isso. Mais uma vez: PREOCUPEM-SE COM AS OBRAS DE SUAS CIDADES; e quem não é sub-sede, permaneçam babando de INVEJA!

    Curtir

  15. Coitado! O nativo da aldeia Manaus está iludido. Ele deve está se preparando para comer ovo de tartaruga pelo quatro anos seguintes, pois as obras do estádio de Manaus está superfaturada. Na verdade nem uma cidade da Amazônia MERECE ser sede, ou melhor, Belém talvez merecesse, pois é a única que está com uma rodovia em direção a “civilização”. Concluindo, só as cidades do nordeste e centro-sul mereciam ser sedes, pois nós sulistas jamais iremos assistir um jogo no meio do mato correndo o risco de ser comido por onças. Por isso manauaras curtam seu estádio (não pronto) que com certeza será transformado em bumbródomo ou sei lá como vocês chamam essas festas ridículas de índio.

    Curtir

  16. ESSES BARÉS SEMPRE PRECISARAM DE INCENTIVOS PARA PODEREM SOBREVIVER UM EXEMPLO É A ZONA FRANCA SEM ELA MANAUS JÁ ÉRA… AGORA VEM A COPA PARA ELES PODEREM TER UM ESTÁDIO QUE PRESTE… BARÉS VOCÊS VÃO TER QUE TORCER PELO PARÁ NA COPA….GANSO É O CARA……

    Curtir

  17. a burrice de nossa governadora ANA JÚLIA foi dizer a verdade, que BELÉM estava pronta pra cediar a COPA…eu queria que ela viesse pra belém, por causa das óbras que seriam feitas…mas mesmo sem a COPA as óbras acabaram sendo Concluidas ,talvez pra mostrar pro RICARDO TEIXEIRA acho eu……tudo que MANAUS ganha de BELÉM não é por ser melhor e sim por precisar mais..um exemplo é a ZONA FRANCA, MANAUS precisa bem mais que BELÉM, Sem a ZONA FRANCA , MANAUS nem existiria…BELÉM caminha com as próprias pernas…pro RICARDO TEIXEIRA o negócio é super faturar,com certeza ele leva o dele..ele queria que o MORUMBI fosse demolido por não está no padrão..mas afinal o MORUMBI não é o estádio mas moderno do BRASIL??????

    Curtir

  18. Sou representante de uma empresa e sempre viajo muito pelo Brasil.

    Já morei 5 meses em Manaus, 2 em Cuiaba, 1 ano em Rio Branco, 7 Meses em Belém, 1 Mes Curitiba, 2 Sao Paulo , 3 meses em Goiania, e posso dizer , dessas cidades citadas ai, as melhores e sem nenhuma duvida sao Curitiba e Goiania. É incrivel como sao as duas cidades diferentes das demais. Sao limpas, arborizadas, lagos, pistas de cooper, ciclovias, praças adptadas para esportes , parques para criaças em quase todos os bairros, transporte publico. O Que mas gosto de Curiba é o clima , que é fresco , bem gostoso mesmo, e a educaçao do povo. Goiania já é uma cidade com muita gente rica, carros importados , mansoes carrisimas, condominios fechados milionarios, e uma coisa muito boa, das cidades grandes que vi, é a unica que nao tem favelas, e nao tem esgoto a céu aberto, e conta com 100% de agua tratada.
    Curiba foi pra copa , Goiania nao. infelismente , mesmo sendo eu Mineiro , torci muito pra Goiania. Mas infelismente a politicagem do pais é essa ai né, cheia de corrupçao.

    Curtir

  19. se fosse possivel! o amazonas se separaria do brasil. pois aqui rola muita grande. E ai no Pará o que tem? Só uma cambada de atiradores matando jovens e prostitutas e alguns que se arriscam a trabalhar honestamente….Coitados dos turistas se a copa fosse realizada nessa cidade suja e mediocre.Aliás…não sei nem sei é uma cidade ou a lua…pois as ruas são cheias de buracos!!!!!Viva Manaus…centro do monopolio industrial do Brasil…

    Curtir

  20. PARA O ANDRÉ .EI SEU OTÁRIO A POPULAÇÃO BRASILEIRA INCLUINDO O PARÁ PAGA PRA ZONA FRANCA EXISTIR EU ACHO QUE VOCE É TÃO BURRO QUE NÃO SABE DISSO.
    O AMAZONAS JÁ FOI DO PARÁ OU VOCE NÃO SABE DISSO TAMBÉM.
    O QUE É MAIS RIDÍCULO É QUE OS CARAS DA CBF E FIFA VEM FALAR QUE A ESCOLHA É POR ORDEM DA QUANTIDADE DE ESTADOS.EX.O NORDESTE TEM NOVE ESTADOS POR ISSO ERA INJUSTO TER APENAS 2 CIDADES ESCOLHIDAS.
    ENTÃO PORQUE A REGIÃO SUL QUE SÓ TEM 3 ESTADOS FORAM ESCOLHIDAS 2 CIDADES? PELA LÓGICA ERA SÓ UMA.
    ALÔ BELÉM NÃO FIQUEM CHEIRANDO O RABO DESSAS PRAGAS,BELÉM DO PARÁ É MAIOR E MELHOR QUE QUALQUER PORCARIA DE COPA.

    Curtir

  21. ISSO FOI UMA SACANAGEM, O MANGUEIRÃO TODO BEM ESTRUTURADO AQUI E ELES ESCOLHER AQUELA PORRA QUE É MANAUS QUE MAL TEM ESTADIO OU TORCEDOR,POIS TOMARA QUE SEJA A ARGENTINA MANDADA PRA MANAUS

    Curtir

  22. Cara bacana isso que voce disse essas tres cidades que ficam de fora com sertesa farian mais boni sem falar de belem tem muito mais estrutura que manaus acho que eles erraran feio nas escolhas feio tamben pro brasil

    Curtir

  23. Também concordo foi uma desconsideração de goiania pois moro em goias, Goias com a 9° maior economia do Brasil não ter escolhido e porque eles nao conhecem a força da torcida goiana cuiabá vai sediar a copa mais e depois da copa o estadio vai fica abandonado,agora 3 potencias do futebol brasileiro nao ser escolhido o Serra Dourada um dos maiores estadios do pais goiania e uma das cidades mais bonitas e ba para morar.Foi uma saganagem muito bem relatado a sua coluna Parabens

    Curtir

  24. Sou de manaus , mais poxa todos sao brasileiros sou mulher e amo assistir os jogos que sao ai no rio de janeiro e de sao paulo.Nao tenho prenconceito com nenhuma cidade do brasil mais po ! Mais respeito com o povo manauara a gente e brasileiro tbem!

    Curtir

  25. Caramba, gente vou dar algumas explicações
    CUIABÁ: Foi escolhida por representar o pantanal brasileiro, goiânia não podia sediar pq faz parte da ride de BRASÍLIA, cujo já é sede…
    FLORIANÓPOLIS: Não foi escolhida pq na sua região 2 dos 3 estados ja sediarião a copa, seria muito injusto de toda a região sul participar do evento…
    MANAUS: Foi escolhido por melhor representar a amazonia, no coração da floresta…
    BELÉM: Não foi escolhida por ter um projeto pouco imprecionante, por ter sua vegetação de maioria mangue e não amazonia,e por não ter um projeto sustentável….
    NATAL: Não sei pq escolheram Natal, pois é muito parecida com recife, salvador e fortaleza, no nordeste a copa vai ser só de uma cultura e paisagem só…

    A FIFA não julga por ter tradição no futebol, se não jamais a Africa do Sul e os EUA sediariam os jogos, ela não julga por ter uma boa infraestrutura , e sim por cultura, paisagens e sustentabilidade, A partir do momento que a COPA se vai, ela deixa infraestrutura, deixa o futebol nas cidades d pouk tradição, e deixa o desenvolvimento, coisa q MANAUS – NATAL – CUIABÁ, merecem, Goiania e floripa e belém já tem estadio e tradição no futebol agora chegou a hora d levar essas tradições para as cidades q as desconhecem….. Pronto só isso

    Curtir

  26. Outra coisa, os estadios de MANAUS CUIABÁ E NATAL , já estão na etapa final, ou seja estarão prontos a tempo, junto aos aeroportos… Depois de tanto comentario besta que li aqui, dizendo que não vão terminar, eles estão praticamente em acabamento, e esses tres estádios serão os mais belos do BRASIL ,ou até da america Latina… ARENA DA AMAZÔNIA será o maior e mais moderno estádio do norte, moro perto da obra e veja o quão imponente ela é, deixa o mangueirão no chinelo, as torcidadas da qui já estão formando grupos de torcidas ,para no campeonato amazonense, lotarem a arena, ou como invejosamente os paraense chamam boibodromo, alias a festa do boi não tem nada a ver cm manaus, e sim cm parintins, q fik a milhares d quilometros de manaus, e se mangueirão sediase a copa ,seria o CARIMBODROMO…

    Curtir

  27. Coitado desse amazonense cacique, kkk, o mangueirão por enquanto é o maior stadio do norte, a arena da amazõnia será grand y vázia, torcida ai nâo tm…
    Por issu eu sou paysandú, o melhor time do norte… Eu desejei nada + tomara q Manaus fiq d fora da copa…kkkk eu irei rir muito

    Curtir

  28. caros visinhos paraenses, a voces só faço uma pergunta, tradição no futebol enche barriiga? NÃAAAO.
    qual infra- estrutura Belem tem?ZEEEERO. a pobre Belém é a capital com a pior infra estrutura do BRASIL. a nossa arena é a mais linda do brasil segundo pesquisas e votacoes dos brasileiros, e o nosso aeroporto é o mais novo maior e moderno do norte. então parem de recalque seus jacarés. MANAUS é MANAUS. Manaus é a cidade iponente,turística,sustentável da amazonia. e a pobre Belém é o que? a mais suja,violenta,mau hurbanizada,favelada do BRASIL.
    MANAUS É A CIDADE FODA DA AMAZONIA, RAPÁ!

    Curtir

  29. Bando de idiotas! Procurem o que fazer ao invés de ficarem falando que Manaus é isso, que Belém é aquilo. Comentários preconceituosos e descabidos que não levam a nada. O certo seria as duas maiores cidades da Amazônia se unirem para que as duas sediassem o evento. Daí Manauaras ficam falando que Belém não representa a Amazônia porque a vegetação é composta de mangue (o que é mentira) e Belém fica chorando o leite derramado por ter sido preterida. Nasci no Amazonas, mas boa parte de minha família mora em Belém hà anos. Eu desde os três meses de idade. Não falo mal nem de uma nem de outra. Estive em Manaus a pouco tempo e as obras não estão lá estas coisas como dizem, principalmente em relação a mobilidade urbana. E será que em Belém não seria diferente? Eu quero que essa porra de copa se f… Só tá servindo pra nós pagarmos a conta.

    Curtir

  30. Eu pago mesmo, só quero ver a copa na minha cidade, belenheçes estão é cm invejaaa, so pq manaus é melhor q lá,,, quanto ao transporte, affff é verdade que o projeto de mobilidade urbana ainda nem começaram em manaus, mas manaus tem a mais nova froto d onibus do brasil, foi a primeira capital do norte-nordeste a adotar o sistema expresso que é um tipo d BRT-onibus articulado, coisa q agora q surgiu em Belém, kkk, e ainda querem ser melhor q nos, putz esqueci q manaus é a 6ª cidade mais rik do BRA, belém é a 23ª ,podem pesquisar,,, Manaus sim é a Metrópole da Amazônia, se não ,aqui naõ teria tantos nordestinos, acreanos roraimenses, tocantinenses, gaúchos, e principalmente paraense, e se os paraenses do oeste não vão pra belém, é pq lá não tm condiçoes nenhuma d se viver ou trabalha, só se abrir uma barraquinha naquele Matadouro Ver-O-Peso, que tipo d ponto turistico tm esse nome, e mais é ainda uma feira, ond ratos e baratas se misturam a baiacú estragado…

    Curtir

  31. Já ia esquecendo, Manaus é mais conhecida internacionalmente que belém, as pessoas conhecem mais o Estado do Amazonas que o Pará, pelo menos aqui em Takoma-Seattle, em belém o maximo q o turista vai ver, é aquela feira fedida ver-a-porra-do-peso e uma tal d baia di guarajá, enquanto Manaus, tem um dos mais belos theatros do mundo, onde recebe orquestra do mundo inteiro, inclusive da Broadway e Opera House de Sidney, tem tambem o encontro das aguas, uma maravilha da natureza, e ainda tem os municipios da Região Metropolitana, que são bem estruturados e organizados que Manaus— ah, eu descobri, que A Amazônia ia ter 2 sub-sedes, mas como a localização geografica de belém era no extremo leste da amazonia, eles a descartaram, OBS: A maioria das cidades cidades sedes, estão localizadas no litoral atlântico, podem pegarem um mapa e verem, que no oeste brasileiro, só Manaus e Cuibá, são sede, imagine se belém fosse sede, somente Cuiabá ,iria representa o Brasil Ocidental….

    Curtir

  32. Estava vendo no mapa, o q o amigo dai de cima disse, é vrdd, só teria sedes no litoral do Brasil, e ainda fiz uma pesquisa, q mostra q a FIFA foi exigente quando disse q queria uma sede na Amazonia e outra no Pantanal, na minha opinião as sedes estão totalmente corretas, ninguem melhor para representar a Amazônia, do que Manaus, e o Pantanal está muito bem representado com Cuiabá, Se Belém Goiânia e Florianopolis fossem escolhidas, seria a Maior injustiça do nosso país, pois Goiânia não tem Pantanal, 3 sedes no sul uma para cada estado (Sul tem 3 estados), Belém q na minha opinião não é melhor q Manaus, pelo menos no sentido de Conhecimento Internacional, bom finalizanda, a FIFA acertou nas sedes, apenas teve um pequeno erro em colocar Natal, 4 sedes no nordeste é foda, tendo a Cidade de Belém q é muito melhor q Natal, prestem atenção paraenses, vcs perderam foi p’ra Natal, e não pra Manaus.

    Curtir

  33. Cara eu amo Manaus d+, fui para lá em 2012 e adorei a cidade, Pretendo voltar d nova, só q desta vez vou a Belém tambem… Eu amo a amazônia, vcs não tem ideia de como ela é conhecida aqi nos States, e na minha opnião as duas cidades deveriam ficar como sedes, os brasileiros não valorizam essa terra q o mundo inteiro tanto cobiça, uma universidade daqui dos EUA queria construir a maior faculdade de Biologia do Mundo no Amazonas, mas a famosa burocrácia… Se fosse em SP-Rio concereza dariam um jeitinho.

    Curtir

  34. Caraca, ja vi inveja, mas tem gente aqui que não sabe perder mesmo! Nós do Amazonas recebemos os Paraenses aqui de braços abertos para trabalharem, tanto é que o povo de Santarém gosta muito mais de Manaus do que de Belém que os menospreza! O resto é inveja de Belenense que não sabe perder!!!! Viva Manaus a maior Capital do norte do país!!!!

    Curtir

  35. nâo desqualifico manaus porque e minha cidade mas desqualifico sim são paulo e si manaus tem igarapes poluidos transtornos urbanos mas são paulo tem e um riosão poluido e todo dia tem engarrafamentos que duram horas quando chove quase toda a cidade vai pro fundo e isso que queremos para ser uma cidade sede da copa.?

    Curtir

  36. os paraenses tem e inveja de manaus porque a cidade de manaus e a cidade mas popular da regiâo norte tem o melhor aeroporto da regiáo norte e a 6 mais popular do brasil e er a 8 oitava cídade mais rica do pais ja belém nem sei qual posiçâo e so sei ki nâo aparece entre as deis os paraenses tem inveja da zona franca so vive falando dela tem um monte de paraenses ki depedem dela e er 136 cidade mais popular do mundo ja belem e a 999999885418 popular do mundokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  37. Não se pode falar muito da escolha que levou manaus a ser escolhida como sub-sede. Basta pesquisar aí no Google os projetos de Manaus e de Belém para a copa e vocês verão o que foi decisivo. VÃO LÁ, PESQUISEM! O projeto de Manaus foi muito superior ao de Belém. Não juguem Manaus por ter sido escolhida, isso se chama ‘PRÉ-CONCEITO’ e um povo que usa disso pra destratar um pais ou outro povo pode ser chamado de ‘povo pequeno’. E sei que vocês do pará, não querem ser conhecidos assim. A cupa não dos manauaras que os políticos de vocês são poucos influentes no cenário político do Pais e que não fizeram muito pra que a cidade de vocês fosse escolhida. Culpem eles e não uma cidade que fez de tudo pra sediar um evento tão importante no mundo. A saber, investiu pesado nos projetos que apresentou a Fifa! Manaus fez a sua parte. não culpem ela se vocês não tiveram a mesma determinação e ambição. Abraço!

    Curtir

    1. Renato, respeito sua opinião, mas o erro estratégico da proposta de Belém foi investir na disputa pela sede amazônica quando o lógico seria uma união de esforços por duas sedes nortistas. Não há sentido, por exemplo, em quatro sedes nordestinas, com Natal, Salvador, Fortaleza e Recife. A capital potiguar poderia, sem prejuízo logístico, ter sido substituída por Belém.

      Curtir

      1. Concordo. Porém sabe qual a visão do sul e sudeste do país em relação ao norte. Por causa disso talvez nunca fosse escolhida duas sedes para a amazônia. Então ao invés desse episódio servir para criar discussão e discórdia entre Manaus e Belém, deveria ser motivo para unir o povo dessas cidades. Eles são contra o norte, e unidas a região serão mais fortes. Não falo apenas das duas cidades, mas de todas da região como Porto Velho, Macapá, Boa Vista etc. Todas deveriam se unir a Manaus pra fazerem juntas a copa da amazônia. Briga apenas deixa a região mais fraca.

        Curtir

  38. Que postura ridícula essa dos paraenses. Manaus teve seus méritos para ser eleita uma das sedes. Do que adiantaria Belém ser escolhida cidade sede sendo que todo o país sabe da sua incompetência política. Sinceramente, vocês acreditam mesmo que o Pará tem um trânsito tranquilo e uma capital organizada? Aquele lixeiro a céu aberto é sinônimo de organização? Sim meus caros, falam o que querem… Agora, a vocês amigos paraenses, tratem de caçar seus jacarés, dançarem seu carimbó e continuem, isso, continuem falando mal, pois suas críticas e merda se equivalem. Abraços, mas com as mãos no bolso, porque vocês não são confiáveis… Ah, e antes que eu esqueça, vocês paraenses acham que tem aparência européia? Nórdica?! Sim, pois chamam os amazonenses de índios, mas vocês tem mais cara e trejeitos de índios do que os próprios! Acorda povinho ridículo!

    Curtir

  39. Arena da amazonia ta linda , o estadio ta pronto isso que voces tao falando e pura inveja, a nossa arena nao vai virar elefante branco ele e arena Muti-uso :p
    i

    Curtir

  40. Não tenho nada contra as cidades sedes da copa mas acho que Goiania não poderia ficar de fora dessa.
    Já esta comprovado que goiania e uma cidade perfeita para sediar a copa então acho que foi muita sacanagem.

    Curtir

  41. Sou eu de novo para falar que o Serra Dourada poderia ter ficado muito mais bonito que vários estádios da copa que realmente eu não gostei como;Fonte nova,Mineirao e arena da baixada.
    Não achei feia a arena Pernambuco so achei que ela em visão noturna seu brilho ficou demais

    Curtir

  42. Conheço Belém e Manaus. Bem, ambas são extremamente imundas e com sistema de esgoto precário, culpa do povo e não apenas dos seus governantes, até porque estes querem que o povo continue assim, enquanto ficam ricos e passeiam em Paris. Porém, Belém, apesar de ser considerada mais violenta tem muito mais coisas as serem visitadas dentro da cidade, sem falar que tem bem mais árvores. Os manauras só se orgulham do seu lugar para se defenderem das críticas, mas no cotidiano destroem a cidade paulatinamente, arrancam todas as árvores que puderem e se sentem inferiorizados pelas críticas, mesmo as construtivas. Uma pena, pois poderia ser a cidade mais interessante a ser visitada no país, tem um pólo industrial, um povo exótico e afável (quando não está no trânsito caótico) e possui toda uma gama de possibilidades a serem exploradas com a floresta. Um pedido: parem de poluir os rios jogando seu lixo neles !!!! lixeira serve para isso !!!

    Curtir

  43. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Manaus foi escolhida a melhor cidade sede da copa, mas isso não é demérito pra Belém ou qualquer outra cidade. Só peço que parem de se comparar com a capital amazonense, faz muito tempo que Manaus superou a capital do pará. Quando ao blogueiro e a dona Andréa ( primeiro comentários, “secando” Manaus) #chupem otários.

    Curtir

  44. Se Manaus foi sede da copa Belém também merecia. Reconheco q Manaus em certos aspectos é melhor q Belém. Mais Natal não nem aos pés do Belém é. Tanto Belém como Manaus tem sua cultura própria e naturalista o q as diferencia e as destaca das cidades do Norte

    Curtir

  45. E ai aos ignorantes de plantão,Manaus está dando um tapa na cara,pois foi eleita como a melhor cidade sede da primeira fase da copa do mundo,falaram tanto da capacidadede Manaus mais está ai, a cidade é eleita como a mais bem organizada da primeira fase em três aspecros,segurança,atendimento e saúde.

    Curtir

Deixe uma resposta