Setubal: Lula é maior presidente da história

Por Guilherme Barros (iG)

Em setembro de 2002, durante a tradicional reunião anual do FMI, o banqueiro Roberto Setubal, presidente do Itaú, surpreendeu a toda a plateia, formada pelos maiores financistas do mundo, quando disse que Lula não só iria ganhar a eleição, como não seria nenhum problema para o Brasil. Hoje, oito anos depois, ao encerrar o segundo mandato, Setubal diz ao iG que Lula superou as próprias expectativas, que já eram bastante otimistas em relação ao seu governo. O banqueiro lembra que, quando declarou que não havia razão para se temer o governo Lula, fez-se um absoluto silêncio na plateia, como se ninguém acreditasse que um banqueiro poderia fazer tal tipo de afirmação.

Havia uma enorme desconfiança no mercado em relação ao Lula, o medo era generalizado e não se poderia imaginar jamais que um banqueiro, que sempre teve seu nome ideologicamente associado aos tucanos, pudesse declarar apoio (não foi o voto) a Lula. Setubal diz que ele tinha preparado uma apresentação cheia de gráficos e números para aquela tarde, em Washington, mas decidiu falar de improviso.

“O mercado estava exagerando nas incertezas. O que eu disse é que o Lula era um cara centrado, pragmático e não ideológico, como as pessoas diziam. Depois, o Lula já tinha escrito a Carta aos Brasileiros e tudo o que ele queria era o bem do país.” Setubal diz que Lula foi muito além do que ele imaginava.

Lula foi o maior presidente da história do país”, diz Setubal. Segundo o banqueiro, a grande diferença entre Lula e Getúlio Vargas, tido até então como o maior presidente da história, é a de que Lula foi eleito democraticamente, o que, para Setubal, faz uma enorme diferença. Setubal faz questão de dizer que o Brasil também teve outros grandes presidentes, como Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, que sempre terão, certamente, um lugar diferenciado na história.

Entre as grandes qualidades de Lula, Setubal ressalta a sua capacidade de entender todos os ângulos dos problemas brasileiros e de encaminhar as soluções mais realistas para eles. “A sensibilidade de Lula para entender os problemas do Brasil é impressionante. Ele entende o Brasil como ninguém.”

A grande conquista de Lula, na opinião de Setubal, foi a melhor distribuição de renda do país. “Depois de muitos anos de piora da situação da distribuição de renda no país, veio o Plano Real e começou a  melhorar a situação, mas foi no governo Lula que houve mesmo um avanço.”

Setubal diz que “Lula, que veio de onde veio, dos níveis sociais mais simples da sociedade, assumiu a presidência sem manifestar nenhum rancor em nenhum momento e, com seu pragmatismo, contribuiu para a sociedade e para o sucesso do país.” Setubal se diz otimista com o governo Dilma Rousseff.

“As perspectivas são muito positivas, há claramente na política econômica um sinal de continuidade, e isso é muito bom”, afirma. “O Brasil terá anos muitos bons pela frente”. Para Setubal, a palavra chave do próximo governo será infraestrutura. A seu ver, essa será a prioridade do novo governo. O país tem problemas nessa área e precisa de investir maciçamente em infraestrutura.

9 comentários em “Setubal: Lula é maior presidente da história

  1. Foi um dos setores que mais lucrou, basta certificar os dados divulgados pelos próprios bancos, logo nem uma surpresa nesta citação na pré e pós graduação dos fatos.

    Curtir

  2. Há um “boato” de que o Daniel Dantas tem a mesma opinião favorável do Setúbal, opinião esta que teria ficado ainda mais favorável depois que restou confirmado o nome do ministro da justiça a ser nomeado pela presidenta.

    Curtir

  3. UM dia um certo presidente da FIESP disse que se Lula vencesse as eleições (1989) o Brasil faliria já que muitos empresários se mudariam do país.
    ESSE quebrou a cara, como muitos que até hoje não se conformam com a ascenção ao poder de um homem do povo, simples, operário, que na infância tinha como desjejum café com farinha de mandioca, algumas vezes, quem sabe, até a única ‘refeição’ do dia.
    UMA VEZ se publicou numa revista de grande circulação nacional uma entrevista com o primeiro empregador de Lula. Este não tinha dúvidas de que seria um bom presidente. Contou que Lula foi admitido como operário aos 15 anos de idade e, ao receber seu primeiro salário, foi correndo entregar para a mãe. UMA pessoa assim tem sensibilidade para entender como o pobre vive.
    TUDO isso explica a opinião do banqueiro Setúbal a respeito do nosso presidente:
    A OPINIÃO abaixo do banqueiro Setúbal
    “A sensibilidade de Lula para entender os problemas do Brasil é impressionante. Ele entende o Brasil como ninguém.”

    ANTONIO Valentim
    L.s.N.S.J.C.!!
    Um abençoado ano de 2011 para todos.

    Curtir

  4. Da parte que me toca, caro Valentin, as críticas que eu dirijo ao governo do lulla, não se trata de não me conformar com a ascensão delle ao poder. Aliás, nem poderia se tratar disso, pois, eu fui um dos que votou nelle em 4 (três derrotas e uma vitória) das 5 vezes em que ele se candidatou a presidente. E não me arrependo de nenhuma delas. Minhas críticas decorrem do fato delle, depois que se elegeu, ter se rendido às mesmas práticas e às mesmas omissões, cuja esperança de combate me levaram a ajudá-lo, com o meu voto, a chegar ao poder. Feliz ano novo para você também, e que em 2011, os críticos de hoje possam ter motivos para tecer elogios.

    Curtir

  5. O mal da opisição é considerar que nós, os críticos, somos 87¨% contra seu governo, o que não é verdade. Acho que ele mandou bem na presidência, mas não é o DEUS que tantos adoram. Te contar o FHC deixou tudo soletrado para o cabra bom que era mais fácil manter-se no trilho do que descarrilar.

    Curtir

Deixe uma resposta