Juiz suspende exame da OAB porque o filho foi reprovado quatro vezes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai ingressar na Justiça com pedido de suspeição do desembargador Vladimir Souza Carvalho. O caso é incrível: ele concedeu liminar (decisão provisória) na última terça-feira (13), que declarou inconstitucional e suspendeu o exame da Ordem em todo o país. Na decisão, ele entendeu que a exigência de aprovação no exame para exercício da profissão fere o princípio da isonomia. O presidente explicou que a OAB-SE constatou que um filho do desembargador já foi reprovado no exame da Ordem quatro vezes. “O filho é bacharel, se inscreve todas as vezes na OAB de Sergipe. A família é conhecida no estado”, disse Ophir Cavalcanti, presidente da OAB. Em resumo: mordido porque o filho não passa no exame, Sua Excelência decidiu acabar com o problema e resolveu extinguir o exame da Ordem!

“A OAB lá em Sergipe vai fazer um agravo regimental e pedir a suspeição do desembargador. Aqui em Brasília também, vamos entrar com medida cautelar no Supremo Tribunal Federal”, afirmou Cavalcante. Segundo ele, a OAB trabalha com a expectativa de protocolar os pedidos tanto em Brasília quanto em Sergipe na próxima segunda-feira (20). A assessoria do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, informou que o desembargador não vai dar declarações sobre o assunto. Segundo a assessoria, ele vai se manifestar somente por meio dos autos. (Do G1)

Esta é a Justiça que o Brasil tem, sem estofo moral (salvo exceções) para julgar ninguém. Como confiar?

11 comentários em “Juiz suspende exame da OAB porque o filho foi reprovado quatro vezes

  1. Absurdo! Hoje em dia a facilidade é tanta para conseguir um canudo que os méritos ficam em segundo plano. Tem faculdade particular que diploma alunos mais faltosos que parlamentares em suas obrigações políticas. Agora se ficar inadiplente com elas o tratamento muda.

    Curtir

  2. E o caso Jader ,em que a juiza que deu o voto de minerva contra nova eleição aqui no pará ” o justo seria ter nova eleição”,esta toda enrolada no CNJ, inclusive o CNJ,anulou uma sentença dessa dita juiza,e depois ela com cara de amélha,veio falar que sofreu pressão de cima.
    $$$$$$$$$$$$$$$,só pode,hehehehehe

    Curtir

  3. Essa tal “pressão de cima” é o que o complicador da história, caro Juca. Se os juízes admitem que são pressionados – e que aceitam essa pressão – então não existe mais julgamento isento e justo.

    Curtir

  4. A inconfiabilidade do Judiciário: eis um tema sobre o qual vai se formando uma unanimidade que faz exceção àquela a que se referia Nelson Rodrigues. E o pior é que os efeitos nefastos deste estado de coisas não sacrificam apenas os figurões da política e de outros setores da vida em sociedade, qualquer cidadão comum, mais cedo ou mais tarde, direta ou indiretamente, acaba sendo também vitimado pelas “presões externas” que geram as interpretações e decisões mirabolantes. O caso da violação do sigilo do caseiro é um exemplo lapidar.

    Curtir

  5. Acho que deve haver a prova da OAB.
    acho que devia ter outra prova de etica tambem.
    ia ser muito bom pois quando entro em um escritorio de advocacia fico morrendo de medo e muito preocupado.

    desculpem-me os advogados mas é assim que me sinto, pois tive pessimas experiencias com a advocacia.

    Curtir

  6. Todo mundo sabe com se comporta o judiciário brasileiro!
    Totakmente elitista!
    Dúvidas?
    Compare os nomes das famílias no Judiciário paraense!

    Com certeza acontece o mesmo m outros estados!

    Curtir

  7. sinceramente acho um absurdo a realizaçao dessas prova, ora bolas se precisa do exame para que faculdade, entao que se fechem todas e se entregue a oab o direito de dar os cursos, sao tantos escandalos de fraude nesses exames da oab, penso que nao e justo nem honesto e muito menos direito se dar esse poder a oab que busca com essas provas fechar a torneira de inumeras faculdades abertas so que eu acredito que o mauis justo seria entao impedir a formaçao de novos bachareis.

    Curtir

  8. CONHEÇO UNS CINCO ADVOGADOS QUE SE SEQUER SABEM LER.LEEM E ESCREVEM IGUAL AOS SOEIROS E berllis clones….OU SEJA COM ERROS DE GRAMÁTICA E NÃO DE DIGITAÇÃO RS,RS,RS

    Curtir

  9. É assim que a OAB defende os interesses dos futuros advogados: coloncando-os sobre a pressão de ter que passar num exame, que na realidade não aufere a capacidade de ninguem, muito menos a competência do futuro profissional, aliás, como todo profissional liberal, é o mercado de trabalho que seleciona os bons profissionais. A Ordem deveria fiscalizar os cursos que brotam no país, com a complacência do MEC, não colocar nas costas dos futuros advogados o peso de que não passou no exame não presta para exercer a advocacia. Esquece-se de todo o esforço do profissional, enquanto acadêmico de direito, mesmo se ele era um ótimo aluno e, por razões circunstânciais (nervosismo, por exemplo) não conseguiu a nota desejada. Sugiro aos profissionais que conseguiram o êxito na citada ação, que, contra o argumento de que o filho do Desembagador não passou no dito exame, sustentem que todos os outros juizes são suspeitos, pois todos se sujeitaram à prova da OAB. É inadmissível que uma entidade que, aprioristicamente, deveria zelar pelos direitos dos advogados, principalmente dos recem formados, utilize de uma prova para descriminar aqueles que dela não obtem êxito. Prova, aliás, que a OAB não teria sequer competência para aplicar e sim o MEC. Muitos interesses estão em jogo, principalmente a proliferação de cursinhos, além da arrecadação trimestral para a inscrição no famigerado exame da ordem.

    Curtir

  10. O juiz esta certo, porque o exame da ordem é para fechar o mercado, conheço várias pessoas que passaram no exame da ordem e não sabem advogar, oab segura mercado para grupo de advogados, se é para ter exame vamos fazer para todos os cursos, provavelmente não vai ter advogados, medicos, engenheiros , arquitetos, professores, dentista, teremos que contratar nos Estados Unidos da america, porque todo mundo saber que o Brasil é o pior país em educação do mundo, vamos demitir todos vereadores, deputados, senadores, governadores e prefeitos e demitir o lula porque todos eles são analfabetos, explo maior é o tiirica que não tem quarta serie e vai garnhar 26000;00 e popo que é suplente assumiu a vaga é só tem o primário, o
    Brasil hoje é formado de analfabeto desde do presidente até o faxineiro, tanto faz porque todos são analfabertos, vamos fazer provas para tudo, seria muito bom , porque os americanos, japoneses e europeus iria assumir os empregos no brasil dos medicos, dos engenheiros, dos advogados, dos dentistas e todos outros empregos seria maravilhoso porque os americanos, japonese e europeus iria fazer um grande trabalho no Brasil.

    O juiz esta certo tem que ser para todos os cursos, vamos acabar com ipocrisia , eles tem medo, se acontecer isso não vai ter nenhum profissional no mercado, porque temos as piores faculdades do mundo.
    Existe faculdade até nas esquinas, o Paulo Hadade o ministro da educação que infelizmente conseguiu ser o pior ministro da história da educação do brasil,

    O brasil é um país de corruptos, picaretas e analfabetos
    para todos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s