Jogadores e dirigentes do Cruzeiro são injustos ao criticar o árbitro Sandro Ricci pela atuação desastrosa de sábado, no Pacaembu. Ele não pode ser acusado de único benfeitor corintiano no campeonato. Logo no começo, quando ninguém estava dando maior importância aos jogos, aconteceram alguns erros de arbitragem tão cabeludíssimos quando o de Ricci.
O mais escandaloso foi no jogo Corinthians x Atlético-PR, quando o carioca Marcelo de Lima Henrique inventou um pênalti sobre Ronaldo, dando um jeito de desempatar partida chata e difícil para o Timão dentro de casa.
Seguiram-se outras falhas gritantes nas rodadas posteriores, mas sempre passava em brancas nuvens, quase ninguém chiava. Fui anotando e observando o quanto esses detalhes beneficiavam o Corinthians, cuja prioridade máxima é a conquista do título nacional no ano do centenário. Muito em função dessas ajudas, o alvinegro paulista liderou grande parte da competição.
Depois da Copa, quando todos os olhos se voltaram para o Brasileiro, as arbitragens melhoraram, diminuindo os erros grosseiros. Coincidência ou não, o Timão desabou e chegou a ficar de fora dos três primeiros lugares.
No atual momento, quando o torneio se afunila, reaparecem os equívocos que muitos atribuem a falhas de interpretação. Curiosamente, o detalhe interpretativo só favorece o Corinthians. No primeiro tempo, num lance confuso na área, Tiago Ribeiro disputou bola com o goleiro Júlio César e foi ao chão. O árbitro não deu o penal, interpretando que o atacante não foi derrubado. Achei que ele acertou na avaliação.
Depois, aconteceram três marcações de impedimento que prejudicaram os cruzeirenses e duas inversões de falta junto à área corintiana. Mas o pênalti sobre Ronaldo foi desses lances que parecem escritos nas estrelas. Antes de Jorge Henrique cruzar a bola na área, comentando o jogo na Rádio Clube, fiquei pensando que um lance duvidoso qualquer podia acabar decidindo o clássico. Não deu outra. Sandro Ricci realmente decidiu a parada, dando ao campeonato tintas ainda mais turvas, principalmente pela histórico auxílio que o Corinthians recebe das arbitragens no Brasil.
Acontece que o Fluminense, prejudicado indiretamente pela marcação, não pode nem reclamar. Carlos Eugênio Simon (sempre ele) também arranjou um penal em favor do Tricolor. Rodriguinho enrolou as pernas e cavou a falta, evitando a derrota sobre o vice lanterna Goiás.
——————————————————————————————
Tive o privilégio de trabalhar com Cláudio Guimarães, sábado, comemorando seu 50º ano de carreira no rádio paraense. Trata-se de uma vida dedicada ao ofício de narrar futebol, com competência e seriedade. Todas as honras a esse grande bragantino, que dignifica a profissão e empresta seu talento também ao nosso Bola, assinando prestigiada coluna na página 2 do caderno. Sou admirador de seu trabalho desde os tempos em que ouvia a PRC-5 lá em Baião. Tenho a sorte de poder dar agora o meu abraço de parabéns pessoalmente.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 15)
O chato do Alonso ,mas sempre com opiniões corretas,disse a mesma coisa ontem que o corinthians é ajudado pelos homens de preto desde que o capeta era menino.Quanto ao penalty Gerson ,foi sim.O Rodriguinho foi empurrado por tra´s ,pelas costas.Ainda vai dar Cruzeiro
Gerson,
Vc é um ótimo cronista e blogueiro, mas às vezes anota apenas um lado da moeda…o lado comentado por você está correto em parte…o Corinthians caiu no campeonato, mas sua pior colocação foi 3o lugar…isso não é desabar na tabela…outra coisa, contra o Cruzeiro no primeiro turno perdeu e o juiz não marcou penalti a favor e contra o Guarany teve 2 gols legais anulados.
Respeito suas opiniões demais, mas acho que poderia avaliar o outro lado também.
No mais, um abraço, parabéns pelo espaço diferenciado que você tem e por favor não me leva a mal.
Pra você ver, caro Antonio, quando alguém erra contra o Corinthians a coisa é tão surpreendente que fica gravada na memória. Rss.
Quero fazer minhas as palavra do Antonio as e gostaria de acrescentar algo mais se me permitires
Ao ouvir o jogo pela rádio clube e escutar os comentários dos radialistas envolvidos na transmissão. me deu uma impressão que algo escabroso teria acontecido no estádio devido à tamanha ênfase que foi colocado ao erro de marcação da penalidade.
Ao ver e rever o lance pela televisão não há dúvidas.Houve a inflação e só cabia ao juiz marcar, independente se era para A ou B, ou em que estádio estaria sendo realizado o jogo.
Os penals que o time do cruzeiro reclamou realmente não existiram, no máximo uma falta na meia lua que ele deixou de marcar e alguns impedimentos mal marcados para ambos os lados
conclusão tem que se tomar muito cuidado a elaborar “uma teoria da conspiração” que parte da imprensa tanto gosta pelo simples motivo de causar polêmica. e desvalorizar uma campanha do time por apenas esse clube possuir uma imensa torcida e vocês julgarem todo-poderoso.
É CLARO que um democrata como Gerson Nogueira jamais levará a mal opiniões diversas da dele. Também acho que clubes de maior camisa tendem a ser favorecidos, e isso não é privilégio só do Corinthians. ACONTECE que o alvinegro está na berlinda por completar um centenário neste ano, e, ao que parece, está por contrariar aquele velho ‘tabu’ (vamos dizer assim por falta de outra palavra, já que abomino esses lugares-comuns) de que nenhum clube nessa idade consegue ganhar alguma coisa. A tendência, com o surpreendente empate do Flu é que isso venha a ocorrer, quebrando esse paradigma (enfim, a palavra mais adequada).
A NÍVEL LOCAL, é bom que se diga, também ocorre essa tendência – que nem sempre se pode dizer que é dolosa – de favorecer a equipe de maior camisa. Quantas vezes não ocorreu isso a favor de Remo e Paysandu? Quantas vezes ainda ocorrerá?
PARA ficar ainda neste ano, quem ainda se lembra do jogo Psc vs. Cametá, quando o time do interior teve um gol legítimo não validado? Naquela altura esse empate poderia mudar a sorte do primeiro turno. Com relação ao Remo, quantas vezes também não tenha sido beneficiado? O que ocorre com o time azul é que, por estar numa fase ruim, já nem isso ocorre mais, e a tendência ultimamente é que se enxergue mais os prejuízos que as vantagens.
MAS, voltando ao Corinthians, o fato – e o comentarista nº 2, aí de cima, tem razão – de a sua pior colocação neste campeonato ter sido a terceira posição vem a atestar mais méritos que deméritos, e assim, se vier a ser campeão – quebrando a maldição do centenário – não será injusto.
Um abraço a todos os paraenses.
O Carlos Rodrigues tem razão. Foi penalti no Rodriguinho, conforme o próprio autor deu a entender após o jogo, atribuindo a falta à pressão sofrida pela defesa goiana que toda hora estava em apuros.
No mais, perfeito o comentário do Gerson que é um craque; assim como craque da narração é o cinquentenário Claudio Guimarães, talvez o último daquela safra que a PRC-5 lançou(leia-se o incomparável Edir Proença) que deu ainda Jair Gouveia, Julio Sales e outros que abriram caminho para que o rádio esportivo fosse o que é hoje: um vício para o torcedor paraense.
Caros
O Futebol no País cheira mal! Antes que alguém fale em teoria da conspiração, não é não! Isso é desde a primeira rodada…..Ainda faltam as outras rodadas, pois parei de anotar….Deixei de lado, pois o clube já entra favorecido…Nesse último jogo então foram 4 impedimentos dados contra o Cruzeiro onde o atacante ia entrar em condições claras de perigo (se ia acontecer algo é outra história), fora o penal do Thiago se o do Gordo foi o do Thiago foi Homicídio Simple Art 121 do Cód Penal.
É pessoal mais uma para o dvd do timão(apito)amigo, ou seria um dossiê?
Fora isso nós que gostamos da esportividade e ética no futebol , ainda temos que aturar o presidente do timão tirando o foco de time ladrão que é o dele e direcionando para os outros que estão concorrendo contra ele, somente mesmo no futebol brasileiro.
Primeira rodada, Corinthians 2 x 1 Atlético PR
Globoesporte.com: Diretor do Atlético PR dispara contra juiz: ‘Provou que é mal intencionado’.
Marcelo de Lima Henrique inventa pênalti aos 39 do segundo tempo. Ronaldo converte. Dois pontos mais para o Corinthians!
Terceira rodada, Corinthians 1 x 0 Fluminense
Fred reclama e diz que tudo é marcado contra o Fluminense.
DOIS gols do Fluminense mal anulados(Inclusive um gol do Rodriguinho que sinceramente só sendo muito ladrão para não validar!). Além disso, o gol do Corinthians originou-se de falta inexistente. Que maravilha! Três pontos mais para o Corinthians!
Quinta rodada, Corinthians 4 x 2 Santos
Marquinhos insinua favorecimento ao Timão no ano do centenário.
Marquinhos recebe em posição legal e empata. Gol mal anulado, e dois pontos mais para o Corinthians
11ª rodada, Corinthians 3 x 1 Guarani
Mancini reclama de expulsão de Ailson: ‘Influenciou no resultado’.
Jogo empatado, já no segundo tempo, e Mano Menezes expulsa Ailson “no grito”. Dois pontos mais para o Timão
12ª rodada, Corinthians 1 x 1 Palmeiras
O gol do Corinthians é irregular: impedimento claro, mostrado pelo próprio corte do gramado. Além disso, o juiz ignora um pênalti para o Palmeiras. Um ponto mais para o Timão
17ª rodada, Corinthians 2 x 1 Vitória BA
No final do primeiro tempo, Júnior é claramente derrubado na área. O árbitro Célio Amorim ignora o pênalti escandaloso. Dois pontos mais para o Corinthians!
24ª rodada, Corinthians 3 x 2 Santos
Nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, Danilo, em impedimento, cruza para Paulo André marcar o gol da vitória do Corinthians. Dois pontos mais para o Timão! Além que teve um lance do neymar que o mesmo estava na mesma linha do zagueiro Paulo André que o bandeira na hora marcou! O cara ia na cara do gol.
26 rodada Corinthians 1 x 1 Botafogo
Com erro da arbitragem, Corinthians e Botafogo empatam no Pacaembu
Leandro Vuaden anula gol legal de Herrera no segundo tempo. Placar de 1 a 1 deixa Timão e Glorioso mais distantes do Flu na briga pelo título nacional
TOTAL: DESSESSEIS PONTOS.
POSIÇÃO “REALISTA”: DÉCIMO LUGAR, COM 35 PONTOS.
Onde está a isonomia do Campeonato? Por que ninguém erra contra o Corinthians?
Desafio? será que tem outro time do campeonato com tantos erros a favor.
Num campeonato onde os times são nivelados isso faz sim muita diferença.
Não sei qual o seu time . Aliás acho que nem mesmo vc sabe. Porque só acompanha os jogos do timão. há há .há . sabe toda a campanha e detalhes. para de chorar a prende a torcer ou secar melhor.
Pelo que vi , você é que não sabe e não aprende a torcer, pois se torce por time que sempre é ajudado , e usa de subterfúgios para ganhar alguma coisa , com certeza você não é boa coisa!
Caro Aldo! Concordo plenamente com o Raimundo, poís desde 2005, o teu “Cu rinthians” so aculula campeonatos vencidos com à ajudinha amiga da arbitragem, então amigo penso eu, se eu fosse torcedor do “cu rinthians” ficaria caladinho vendo a banda passar. Caso contrário poderia dar na telha que existe mesmo tal armação de favorecimento de seu clube sofrido…
Esse é o André que conhecemos. Te dizer. rsrsrsrsrs
Égua, Raimundo. Mataste a pau. Essa nem o Juca Kfouri é capaz de inventar um blá blá blá que conteste. Valeu.
Esse Raimundo é uma piada!! rsrsrs, o cara só coloca coisas contra o corinthians, deve ser irmão do Gerson, queria saber prq todo ano é essa frescura, prq isso pra mim é FRESCURA, e só o corinthians tá proximo de ganhar algo começam as lorotas pra lá e pra cá, se o timão não tivesse disputando o título não estaria tendo toda essa choradeira. o corinthias nunca ganha nada dentro de campo, para os chorões sempre há algum esquema por trás, façam me o favor, isso é só com o corinthians, em outros anos anteriores times foram campeões com erros graves de arbitragem e ninguém falou nada, vão chorar pra lá!!
Simples meu amigo: É por que o histórico de favorecimentos vem de longa data. E aí, pra completar, a Globo, na maior cara-de-pau, escala três “comentaristas” de “arbitragem” para dizer se o pênalty foi legal ou não. Dentre eles, dois “excelentes” arbitros em suas épocas, Wright e Márcio Resende. Um, inaugurou a escola de árbitros “camiseiros” (na dúvida, marca pro time de maior camisa), o outro, adora garfar times de fora do eixo RJ-SP e “deu” o título de 2005 (“Zveitão”) ao “Timão” naquele pênalty criminoso do Fábio Costa sobre o Tinga, e ainda expulsou o colorado por “simulação” no jogo Corinthians x Internacional. Lembras de tudo isso? Pois é, não achas erros de mais apenas favorecendo a mesma equipe? Por isso que quando o CUrintia perde é uma festa em todo o Brasil. Se fosse mesno favorecido, te garanto que a aversão seria bem menor, quase inexistente…
Piada é você , que não vê os fatos! Isso é Furto do mais pesado! Zé mané.
Será que em vez de zé mané, não é Zé Raimundo?
Quem foi o campeão de 2005? E quem foi favorecido neste ano em?
Foi bem o Paysandu ou Remo daqui de nosso estado né! Te contar…
Prefiro torcer para clubes que são campeões de verdade, sem vencer com a ajuda alheia!
Salve o Tricolor Paulista, o maior campeão Nacional!
O “Cu rinthians” e um COCO perto!!!
Concordo plenamente com o Raimundo. Deu-me nojo da arbitragem contra o Santos. Roubaram o Santos. O Cruzeiro foi prejudicado em muito.Infelizmente é assim. Ninguém pode tocar no Ronaldo, que cai sempre.
Atenção!
Os cariocas devem encaminhar-se ao Procon, mais próximo.
Se a situação vivida pelo clube paulista em questão, estivessem: Flamengo, Botafogo e Paysandu. No lugar de chô-rô-rô e verdades incompletas, estariam alegrias, sorrisos, achando tudo dentro da normalidade. Tudo ético.
Esquece o “CAMPEÃO DOS CAMPEÕES” OH Cesar Falconi
Ei Falconi! Ninguem aqui está falando de clubes do Pará. Mais se for para falar vou dizer a você o seguinte: Vocês torcedores do Remo, estão parecendo fãns de “Elvis Presley” poís o mesmo já e morto desde 16 de agosto de 1977, e pensam que ele ainda está vivo, assim como vocês que sofrem pelo Remo, o mesmo já morreu faz tempo e, ainda pensam que a Leoa desdentada ainda está disputando algo, te contar em….Por isso sempre digo para os amigos meus sofredores que, quem torce para o Remo e, o mesmo que ser fãn do “ELVIS”, poís ELVIS não morreu né!!!
Concordo com o Cezar….E ninguém cala esse chororô…chora o presidente, o tecnico e o torcedor….O Cuca adquiriu em seus anos de Botafogo o estigma de azarado e injustiçãdo…deveria parar com o futebol…carrega a fama de perdedor e chorão…
Acho que o Corinthians, não precisa de ajudinha de arbitragem para ganhar nenhum campeonato, haja visto o caso do Flamengo no ano passado, que com um elenco de certa forma modesta se tornou campeão, com uma arrancada inedita rumo ao título brasileiro, quanto mais o elenco atual corintiano, que o conjunto e muito melhor que o do meu mengão no ano passado e, mesmo assim precisa de ajuda para vencer seus jogos…Te dizer em…
Corinthians e Fluminense que explodam. Minha palmeira preferida é o Açai.
GERSON VC PERDEU TODA A RAZÃO NESSA SUA COLUNA, DEIXA SEU SEMTIMENTO ANTI CORINTHIANO TOMAR CONTA DA RAZÃO
VC CITOU O PENALTY NO JOGO CONTRA O ATLETICO PR , SE FOI O FURACÃO QUE TEVE UM PENALTY A FAVOR ABUSURDO MARCADO PELO JUIZ, ESQUECEU, QUEM FOI PREJUDICADO NESSE JOGO FOI O CORINTHIANS
VC FALOU QUE NESSA RETA FINAL A ARBITRAGEM SÓ AJUDOU O FLU, ESQUECEU OS 2 GOLS ANULADOS DO TIMÃO SOBRE O GUARANI?????
FALA SERIO
Você não viu o mesmo jogo, Andreia. Postei os lances da partida aqui no blog e chamei atenção para o penal mandrake marcado pelo Marcelo L. Henrique em cima do Gordonaldo. Ah, não sou anti-corintiano, sou contra armações no futebol.
ROUBOU MESMO GERSON FOI NA FINAL DO PAULISTÃO DESSE ANO , COITADO DO SANTO ANDRE, ESSE SIM FOI ROUBADO A FAVOR DO SANTOS
E na copa Brasil onde meteram a mão no São raimundo no Engenhão em favor do teu Botafogo?
Olha, Andreia, o Botafogo passou 2007 e 2008 levando tubo nos campeonatos brasileiros, nem preciso recordar a roubalheira de que fomos vítima. Neste ano, os erros foram em escala menor, que nem adianta reclamar. Quanto ao jogo com o S. Raimundo, sem dúvida houve sim um lance que favoreceu o Botafogo, nada porém que se compare à Copa do Brasil que Carlos Eugênio Simon presenteou ao Corinthians em prejuízo do Brasiliense – ou você não lembra disso também?
GERSON NO JOGO CRUZEIRO 0X2 SÃO PAULO , ALEM DE NAO TER SIDO PENALTY NO RICARDO OLIVEIRA AINDA FOI FORA DA AREA , NÃO VI NINGUEM DO CRUZEIRO RECLAMAR E NEM VI UM COMENTARIO SEU