20 comentários em “Capa do DIÁRIO, edição de sexta-feira, 30

  1. Esta manchete é MENTIROSA!

    A decisão do STF decidiu pela extinção do recurso extraordinário pela perda do objeto, já que Roriz renunciou à candidatura.

    Portanto, o que está valendo é a decisão do TSE, que invalidou a candidatura do Roriz, mesma decisão tomada nos casos de Jader e Paulo Rocha, cujos recursos ao STF ainda pendem de julgamento.

    Ler uma manchete dessas é REVOLTANTE, e mostra o quanto um jornalista pode ser anti-ético!

    Curtir

    1. Sylvio, o DIÁRIO não mentiu, nem mente. E não há atitude anti-ética por parte de seus profissionais. Respeite as pessoas. Procure informar-se antes de acusar. Desinformação é um pecado grave. Ao contrário do que diz, as duas candidaturas estão mantidas.

      Curtir

      1. É MENTIRA SIM, GERSON!!

        O processo do Roriz foi arquivado POR PERDA DE OBJETO, por que ele renunciou. O STF não deu decisão sobre a matéria, e agradará ser provocado novamente, o que fará quando chegar lá os recursos extraordinários de Jader e Paulo Rocha.

        A manchete, como posta, dá a impressão de que o STF julgou em definitivo o caso, que reformou a decisão do TSE, o que é uma grande MENTIRA! É um ENOJANTE jogo de palavras o que vi na capa do Diário de hoje.

        Pro seu conhecimento, meu caro, eu sou MUITO bem informado, sou advogado e acompanhei passo a passo o julgamento desse processo do Roriz, assim como fiz como o Jader e Paulo Rocha.

        Os desavisados e humildes, que formam grande parte do eleitorado de Jader e Paulo Rocha, vão ler essa manchete e pensarão que tá tudo certo, o que é uma GRANDE MENTIRA. As candidaturas estão valendo, mas sob condição resolutiva.

        E quem redigiu essa manchete é SIM ANTI-ÉTICO, e vou morrer afirmando isso. Se não é, está servindo a interesses maiores, o que me revolta enquanto cidadão, leitor e consumidor do jornal.

        Não me acuse de desinformado não, meu caro Gerson Nogueira, a quem tanto prezo!

        Curtir

  2. O que continua valendo e a decisao do TSE sim, esta manchete eh no minimo duvidosa, o que foi extinto foi o processo do Roriz, mas os processos de Jader e Paulo Rocha continuam aguardando o desfecho do imbroglio formado pelo STF. Como todos sabemos o que e quem manda no nosso pais, devemos imaginar como vai acabar esse imbroglio, tomara que nao sejamos uma nova Venezuela, que Deus nos ajude.

    Curtir

  3. Manchete: DECISÃO DO SUPREMO MANTÉM CADIDATURA DE JADER E ROCHA.

    Advogado:
    “As candidaturas estão valendo, mas sob condição resolutiva”.

    Conclusão: As candidaturas estão valendo sim!

    Por que tanta ira?

    Curtir

  4. A manchete não é mentirosa. Mas, também não é de todo verdadeira – por estabelecer um vínculo absolutamente inexistente. Como bem diz o Sylvio, isso pode induzir claramente a entendimentos equivocados.
    Como digo (junto com todos os críticos do comércio da informação) a notícia é sempre um construto – a partir mesmo da manchete. Trata-se, a notícia, de uma escolha, definida a partir de interesses específicos.
    Todo jornal comercial tem dono, portanto interesses, claros ou ocultos. Seus empregados (como em qualquer empresa) estão diretamente submetidos a esses interesses.
    Afinal, quem é o cliente direto de todo jornalista? Não nos iludamos, são o pequeno grupo de donos dos jornais, das rádios, das emissoras de tv. E o leitor, o ouvinte , ou o telespectador? Ora, esse é tão-somente um consumidor de informação manipulada. Tem Procon para essa relação de consumo? Não. Claro que não
    É aqui que entre a ideia do controle social da mídia. Que muita gente condena, sem nem saber porque.
    Tem órgão de imprensa que disfarça. Ora com ombudsman ou ouvidor. Ora com conselho de leitores. Outros nem se tão a esse trabalho.
    Deu para entender agora?
    O poder público não deveria adquirir jornal (ou aplicar verba publicitária, em rádio e tv) que não tivesse um mínimo de transparência em suas editorias ou nas reuniões de pauta.

    Curtir

    1. Para quem compra jornal em banca ainda existe a opção de não levar. O problema mesmo é do assinante anual.
      Se queremos, de fato, uma mídia de melhor qualidade devemos defender a adoção de mecanismos do controle social.
      Os diversos observatórios existente do setor já desenvolveram inúmeros procedimentos para isso. É só querer aplicar!

      Curtir

  5. Gunnar e Daniel Berg foram os fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, cuja célula-mater foi no Pará. Gunnar e Berg, Tavernard eram batistas e se tornaram pentencostais. Sofreram inclusive perseguições aqui. A Governadora homenageou os dois por conta do centenário da AD, dando nome aos dois elevados, profeticamente, quase lado a lado. Demanda inclusive dos evangélicos. Segundo o Pastor Rui, o nome do elevado Daniel Berg seria um ato profético, pois Berg era austríaco e em sua língua, a palavra “Berg” corresponde a expressão “O elevado”.

    Curtir

  6. Esclarecendo:

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quarta-feira recurso ao deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) e manteve a decisão de proibir a candidatura dele ao cargo de senador pelo Pará. O parlamentar foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa porque, em 2001, ele renunciou ao mandato para escapar de processo de cassação – uma conduta não permitida pela nova lei. Foi o último recurso possível ao TSE. Agora, a defesa dele deverá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem cabe dar a última palavra sobre o assunto.

    Embora não tenha conquistado na justiça o direito de ser candidato, Jader aparecerá como opção nas urnas do Pará no próximo domingo. Se o STF decidir que a lei vale para a eleição deste ano, os votos dados a Jader e a outros políticos na mesma situação serão considerados nulos.

    Fonte: O Globo. Quarta-feira, dia 29 de setembro de 2010

    Curtir

  7. Entenderam agora?? Realmente a notícia NÃO é mentirosa, mas é anti-ética sim.
    E ao contrário do que nos diz nosso amigo Gerson, o qual tenho grande admiração, nós podemos e devemos, quando assim entendermos, suspeitar da moralidade e da ética de quem expõe informações desse tipo.
    Afinal de contas, se a impressa já conquistou a sua liberdade (ainda bem) após muito suor e sangue, é para que hoje seja utilizada de maneira ética, e cabe aos leitores esse tipo de juízo.
    Escrever em letras garrafais uma manchete dubia, e em seguida em letras infimas a sua real conotação, com claras intenções de ludibriar leitores mais afoitos, não é e nunca será ético.

    Curtir

  8. Ahhh…e não acuso nenhum profissional do Diário como anti-ético, até porque não conheço pessoalmente nenhum, mas sim a forma como foi escrita a notícia é anti-ética.

    Curtir

  9. Então a manchete deveria ser assim :”Jader e Rocha estão inelegíveis”, e aí o Flexa Ligeiro ( senador biônico) seria eleito facilmente pelos Zemanés, TE DIZER!

    Curtir

  10. Sem entrar nas delongas acadêmicas da construção do discurso, da forma como bem expõe o Vicente, o título da matéria não é ético, nem mentiroso. Está evidente que a decisão do Supremo em relação ao Roriz permite sim a manutenção da candidatura de Paulo Rocha e Jáder para essas eleições. Em caso do Supremo julgar a aplicabilidade ou não da Ficha Limpa para as eleições de 2010, aí serão outros 500 e essa decisão será após as eleições. Na realidade o título, ocultou a ação do verbo “permitir”, uma elipse perfeitamente aceitável aos padrões jornalísticos. Nada que possa ferir brios éticos. Como quis dizer o Otávio, muito barulho por nada…

    Curtir

  11. A Ana Júlia está querendo é o apoio dos evangélicos, isso sim e em dose dupla.
    Não tenho nada contra os evangélicos, mas se é para fazer homenagem, e necessariamente a um evangélico, por que não escolher algum pastor ou missionário da nossa terrinha, aqui?

    É o velho complexo de vira lata…………………… o que é bom e bonito é o que vem de fora

    Curtir

Deixe uma resposta