Zico: um príncipe que virou sapo na Gávea?

Por Ricardo Perrone

Circula  entre conselheiros e sócios do Flamengo um e-mail com pesadas críticas a Zico. A mensagem é mais uma demonstração da guerra política que o Galinho enfrenta no clube. Assinado pelo conselheiro Cesar Augusto Sansão, o e-mail dá a primeira estocada no ídolo em seu título: “Resposta ao príncipe de ontem, hoje um sapo pururu”. Ele afirma no texto que em 100 dias de trabalho como dirigente o ex-craque gerou uma despesa  de R$ 1,6 milhão. Segundo Sansão, essa é a soma do salário do agora cartola em 100 dias de trabalho. Afirma que a presidente Patricia Amorim declarou pagar ao ex-jogador R$ 350 mil mensais. O salário é bancado por patrocinadores, segundo a diretoria, que não confirma os valores.

Em outro trecho, Sansão diz que os conselheiros amam o clube, diferentemente “de quem sempre teve no Flamengo como único interesse o dinheiro no final do mês”. ”Esqueça o passado, naquela época você fazia o que todos esperavam que fosse feito, o gol para o Flamengo. Hoje lamentavelmente  é um retumbante desastre para a instituição”. O conselheiro pede ainda que Zico esclareça quem tem participação nos direitos dos jogadores contratados durante sua gestão e alega que os filhos do ex-atleta são frequentadores assíduos das categorias de base do clube.

“O Zico jogador é intocável. Tudo bem, põe no museu. Agora o diretor tem que ter uma linha de trabalho. Até um vendedor ambulante sabe o que vai fazer quando sai de casa, tem um planejamento para fugir do rapa. O Zico não tem. E precisa ficar claro que não tenho ódio de ninguém. Não chamo ninguém de desonesto, mas existem perguntas que não foram respondidas”, afirmou Sansão ao blog por telefone.

Para o conselheiro de 70 anos, Zico não foi o maior jogador da história do clube. “Eu vi o Zizinho jogar, tivemos o Leônidas, o Dida. O Zico foi quem teve mais apoio logístico, televisão, entrevistas, essas coisas”. Sansão critica principalmente as contratações feitas pelo dirigente. Em especial a de Leandro Amaral.

24 comentários em “Zico: um príncipe que virou sapo na Gávea?

  1. Gerson e amigos, falei sobre isso, a alguns dias atrás, aqui no blog, quando falei que, não é porque vc foi jogador profissional, que estará apto a seguir qualquer carreira dentro do Futebol. Em relação ao e-mail, acima citado e, imitando o meu amigo Marcelo Maciel, tenho a dizer: Onde Assino?

    Curtir

  2. Discordo plenamente de você, e de todos os que hoje estão detonando o Zico, o problema é que às coisas já não estavam dando certo a muito tempo, é agora como continuam do mesmo geito, já elegeram o culpado para colocar na cruz, é claro o Zico, onde já tem gente dizendo que ele não foi o melhor jogador da história do flamengo. Olha, pelo que ouço do Zico, jamais o mesmo se acha, ou achou ter sido o melhor jogador da história do clube.

    Curtir

  3. Esse Sansão de 70 anos,é igual algumas velharias daqui com mente atrasada. Falar doZico que jogou muita bola. Esperamos que em 2011 tenhamos aqui PSC x Flamengo.

    Curtir

  4. Vale lembrar aos amigos, que penso ser o Zico o maior jogador da história do Flamengo, por ter visto só ele jogar. Não vi jogar, o Zizinho, o Leônidas e o Dida. Agora posso afirmar, que como Diretor de Futebol, Zico está sendo uma decepção. É a minha opinião.

    Curtir

  5. Amigo, Claudio, como voce pode avaliar a performance do Zico como diretor se – com certeza – não tem acesso ao trabalho dele. Ou melhor, só sabe o que a imprensa fala. Que vamos ser coerentes, não sabem muita coisa, não.
    O Zico pra mim tem uma coisa que provavelmente “quase” nenhum dirigente tem: HONESTIDADE, AMOR PELO FLA.

    Curtir

  6. Tudo bem amigo Dênis, mas se, a essas qualidades vc não aliar a competência, de nada adiantará.

    Curtir

  7. E onde estava esse vetusto Sansão quando Kleber Leite, Dunshee, Márcio Braga e outros quase levaram o Flamengo à extinção? Será que tinha sido vítima de alguma Dalila, que além da cabeleira podou sua língua?
    Na verdade, quando as coisas começam a dar certo, exatamente por causa do trabalho do Zico, que tirou primeiro o Flamengo das páginas policiais e com muito sacrifício e know how vai colocando novamente o clube no cenário esportivo, aparecem esses oportunistas e vigaristas querendo tirar proveito e devolver o mais Querido ao esgoto. E o nosso ingênuo Cláudio ainda cai nessa.

    Curtir

  8. Querem que o Zico repare em pouco tempo o que eles deixaram que acontecesse ao longo dos anos. Engana-se quem acha que ele precisa desse cargo para se manter. Vai ver ele andou tocando em alguns privilégios da velha guarda.
    E o pior de tudo é que ainda tem gente que vai na corda ou faz questão de ser do contra só para chamar atenção.
    Como todo blog, este também tem suas pomadas. São pessoas invejosas, que desdenham do trabalho dos outros morrendo de vontade de estar em seus lugares. São incapazes de reconhecer o crescimento profissional dos demais, pois assim estariam admitindo a inferioridade de seu talento e caráter.

    Curtir

  9. Gostaria de Saber, amigo Acácio, o que vc considera como Crescimento Profissional, pois, na minha opinião, como já disse, o que o Zico está conseguindo fazer, é descrescer profissionalmente. É a minha opinião. Perceba, antes de tecer qualquer comentário maldoso, que eu falo e mostro o porque, do que falo. Bem diferente de muitos aqui nesse blog, como vc fala. seria bom, quando as pessoas falarem em crescimento profissional, mostrar que crescimento é esse, senão, fica muito vazio e, passa a imprensão que vc fala por falar, mas sem nenhuma base. Desculpe, mas é a minha opinião.

    Curtir

  10. Concordo plenamente com você Dennis, o Zico, apenas chegou em uma mal momento ao Flamengo, foi convidado para ser a salvação da lavoura, onde os fazendeiros não tem um vintem para melhorar a colheita do clube, ai é fácil culpar alguém, que o diga o Dorival Jr°, este foi correto em barrar o marrento Neymar e se lascou pelas mãos da diretoria santista.

    Curtir

  11. E engraçado você falar que a carreira do Zico, está em decressão! Pois o Zico, chegou ao meu Flamengo em um momento inoportuno a meu ver, onde o clube ainda está curando a ressaca pelo titulo brasileiro do ano passado, é hoje está vivendo do “imediatismo” justamente por ter conquistado o último brasileirão, então caro Cláudio, é fácil criticar alguém, que tem outra visão de administração, é hoje está em clube totalmente mal administrado por essa presidente TUCANA, que não sabe nada de futebol. No ínicio do ano, ele levou ao conhecimento de todos, que iria contratar diversos jogadores de nome, para substituir os jogadores que deixaram o clube após o campeonato carioca; Adriano, Wagner Love, Zé Roberto, Bruno(este preso né), então disse que ia trazer só craques, jogadores de ponta, é só trouxe jogadores (ponta de estoque) às famosas perebas do mercado! Então meu amigo, não podemos culpa o Zico, acho que o único erro foi ter trazido o Wal Baiano, apesar do cara ter sido artilheiro do último campeonato brasileiro, mais pra mim, ele não e jogador para o Flamengo.
    Veja o Motillo, que hoje está no Cruzeiro destruindo! Ele estraçalhou com o Flamengo na libertadores nas duas partidas, é a incompetente da presidenta, disse que iria contrata-lo, mais para causar impacto para a torcida, insistiu em contratar o Riquelme do Boca Jr°, é deu no que deu, não veio nenhum dos dois para cá, veio o tal colombiano pior que o Zé Augusto o tal Cristian Borja. Te dizer, ninguém merece essa pomada!!!!

    Curtir

  12. (completando a postagem) nunca foi fácil dirigir o Flamengo. Zico ao aceitar o convite sabia o tamnho do desafio. Hoje o Galinho está sentido o que é ser cartola de um cluibe que enfrenta crises.Como não ví Zizinho e Leonidas mostrarem suas artes escolho Zico como o melhor. É por isso que não atrevo-me indicar os melhores do século.

    Curtir

  13. esse é o problema.
    dar pitaco sobre aquilo que não se conhece.

    outro dia o cláudio tava comentando taticamente um jogo que ele nem sequer assistiu pq não foi em belém e não foi transmitido pela tv.

    Curtir

  14. Com raras excessões, alguns considerados ídolos quando em campo, ao assumem outras atividades se complicam e haja decepção. Quem não lembra do ex-rei Arthur dos sofridos.

    Curtir

  15. Dos que eu vi jogar no flamengo, o Zico foi o melhor. O que não foi suficiente para, em plena forma, impedir-lhe de ser derrotado pelo Clube do Remo, em pleno Maracanã (rsrsrs). E nem é suficiente para, só por só, credenciar-lhe na missão de dirigente. Todavia, não se pode negar que, mesmo inexperiente na função, ele pode ajudar, e muito, o Flamengo, no mínimo, emprestando-lhe um pouco da credibilidade que a figura do cidadão Arthur Antunes Coimbra inspira. Em suma, nem príncepe, nem sapo, somente uma pessoa de bem causando perplexidades no ninho das cobras criadas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s