Por Paulo Vinícius Coelho
A vocação do Botafogo não era ser campeão brasileiro. O time não era nem mesmo para brigar pela vaga na Libertadores. Mas vai brigar. No Brasileirão que já provou dar margem a recuperação – o campeão de 2009 tirou 13 pontos do líder, o de 2008 descontou 11 pontos do primeiro colocado – o Botafogo é o time mais regular dos que estão na ponta.
Emendou cinco vitórias seguidas e este comentarista cobrou um resultado forte contra um adversário de ponta. Caiu contra o Inter e, há duas semanas, mesmo na derrota, ficou claro que os outros não jogam o que o Botafogo está jogando.
O time de Joel Santana é firme na defesa, graças ao posicionamento de Leandro Guerreiro, o guarda-costas de Antônio Carlos e Fábio Ferreira. Contra o São Paulo, Somália fez muita falta. É ele quem ajuda a que a bola saia com qualidade. Mas Fahel e Marcelo Mattos não deixaram tanto a desejar.
O Botafogo que se acertou com a velocidade de Jóbson e Herrera, precisou mudar e teve em Joel a sensibilidade para avançar Maicosuel para a função de segundo atacante. Com Renato Cajá no meio, Maicosuel na frente, a rapidez do ataque se mantém, apesar de Loco Abreu ser a antítese da velocidade.
E assim o Botafogo tem oito vitórias, um empate e uma derrota nas últimas dez rodadas. Um time como esse pode chegar à Libertadores, sim, mesmo que essa não seja a sua vocação. E porque nenhum time joga como campeão, o Botafogo é um dos que têm a regularidade necessária para terminar na primeira posição.
Gosto do futebol do Cajá.
CurtirCurtir
Engraçado Gerson,é que até o ex-mão de lajota, Jefferson,está agarrando pra caramba,se tornando um paredão!!!
O que que está acontecendo com o teu fogão Gerson???Desse jeito ele leva o titulo do Brasileirão.
CurtirCurtir
Gerson o goleiro do Botafogo é o mesmo que levou 3 gols do Wandick na final da copa dos campeões em 2002 ?
CurtirCurtir
É o mesmo mão de lajota daquela tarde alviceleste no Castelão, Andreia. Mas parece ter amadurecido e realmente vive um bom momento.
CurtirCurtir