Aos 80, Plínio Arruda rouba cena no debate

Ninguém esperava, mas aconteceu. Um nanico roubou a cena no morno debate dos presidenciáveis, quinta-feira à noite, na Band. O candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, 80, foi o destaque encontro. Seu nome chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter. “Vocês sabem agora porque José Serra é hipocondríaco. Ele só fala de saúde”, afirmou o socialista, arrancando gargalhadas da plateia.Em um momento que Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) polarizavam o debate, ele passou um sermão. “Se vocês dois fizerem blocão, vou fazer bloquinho aqui com a Marina. Eu quero ser perguntado, uai”. O primeiro debate entre os presidenciáveis ficou “no zero a zero”. Esta é a avaliação de Josias de Souza, colunista e blogueiro da Folha.com. “Ninguém saiu contundido, mas ninguém fez um golaço que possa modificar a opinião das pessoas. Tudo foi muito previsível”, afirma o jornalista. Por se tratar do primeiro debate da petista, apesar dos erros cometidos pelo nervosismo, ela teve um resultado mais favorável, avalia Souza. (Com informações da Folhaonline)

Achei Serra tenso, Dilma nervosa, Plínio solto e Marina beata demais. Se houve vencedor, foi Plínio.

42 comentários em “Aos 80, Plínio Arruda rouba cena no debate

  1. É um bom candidato, mas está maduro demais para o cargo. Outra, não tem capitães do mato que lhe desperte audiência. depois as vitrines de Dilma e Serra são mais visitadas por força do poder ecnômico que ostentam. Pelo visto, como votar em branco ou anular é crime doloso, vai levar alguns por conta da antipatia contra a arrogante e o Hipocondríaco. Marina com essa postura de AK não descola.

    1. Ô BERLI, quem te disse que ANULAR o voto é crime doloso? se é piada não a entendi? mas, vamos aos fatos concretos, ANULAR o voto é tão democrático e LEGAL, que na Urna Eletrônica a tecla em destaque, COR ALARANJADA, é a ANULAR.

      1. Antes de usá-la, caro Berli, votarei nos desconhecidos, afinal, passamos a vida votando nos conhecidos, inteligentes e nos bacanas e só LEVAMOS FERRO, tem sidi assim até ontem, então, a solução a meu entender, é votar no ZÉ NINGUÉM, pois se eu ou V. Sª nos lançarmos num pleito desses, seremos ILUSTRES DESCONHECIDOS do eleitor, Né Não?

      2. Por isso é que o leitor deve conhecer o candidato e não dar uma de LOP.

  2. Plínio é o único que apresenta uma solução real para esse país, concordo quando ele fala que os outros só apresentam “melhorinhas”. Não acredito que votar nele só seja melhor do que votar em branco, mas a realidade é que a grande maioria da população não sabe o que é melhor para ela mesma =/

  3. Os poucos momentos que eu vi do debate, estava assistindo o jogo, achei mais ou menos isso que está posto aqui e no Hiroshi. Mas eu estou dando meu pitaco porque queria ressaltar uma resposta da Marina muito bonita, até poética.
    foi quando Plínio disse que a concepção dela de meio ambiente era limitada pelo capitalismo. E ela respondeu que meio ambiente é um tema generoso, pois sua defesa é interesse de todos, já que ar puro e água limpa é fundamnetal à sobrevivência de qualquer ser humano, seja rico ou pobre. Uma bela forma de cobrar responsabilidade dos predadores irresponsáveis que ocupam imensos nacos de terras, principalmente em nossa região, e não medem a consequência da estupidez que cometem ao não ter cuidado com a forma como exploram essas terras.

    1. Na verdade Plínio e Marina respondem com mais inteligência e coerencia que Serra e Dilma Juntos.

  4. O Gerson disse tudo: “Serra tenso, Dilma nervosa, Plínio solto e Marina beata”. Agora, teremos muitos debates ainda e quem está na dianteira vai ter que se desinibir um pouco mais. Dilma estava visivelmente nervosa, podendo ser notado na fala.

    1. Dilma nervosa pelo simples motivo do medo da máscara cair e vir à tona a terrorista, sequestradora e assaltante de banco do passado.

      1. “terrorista, sequestradora e assaltante de banco do passado.” Ainda estás nessa meu caro? Dilma não vai levar meu voto, mas perá lá, vamos fazer uma análise coerente? Quem eram, de fato, os terroristas pós-64? Os que lutavam contra o regime militar ou os que o engendraram? Fica a pergunta.

      2. Os atos praticados pela arrogante no passado é sim assim enquadrado, ou só pobre e preto que carrega essa mancha para o resto da vida?

  5. A arrogante perto do LULA é uma coisa, longe é outra. Se este lado for bem explorado pelos adversários a peruca cai.

    1. Esse nível de análise só “engrandece” o blog. É de uma profundidade digna dos “doutos” da tucunada (uma direitona que acaba por saiar da toca).

      1. Não fale com a boca cheia e esclareça melhor, meu caro Vi sente. rsrsr Não se aborreça com a brincadeira.

  6. Me decepcionei com a Dilma. esperava muito mais dela, pois como venderam a imagem de uma boa administradora pensei que ela soubesse mais dos números do Brasil em saúde, segurança, educação e etc. Pensei também que ele tivesse propostas concretas para o país mas o discurso era só rodeios. Por exemplo: quando a marina perguntou como ela faria para aplicar 7% na educação, pensei que ela fosse mostrar de forma concreta de onde viria o dinheiro e como ela mexeria no orçamento. No entanto, ela deu aquela resposta vaga de político que não não tem conteúdo falou que sua prioridade era educação, q tinha q melhorar a qualidade e blá, blá, blá e blá.
    O serra, macaco velho que é, estava completamente à vontade no debate, acho que ele tem bastante conhecimento do Brasil. Dentre os que aí se apresentam acho o mais preparado, mas eu não esqueço q ele é da gangue do FHC, que quase matou a classe média e os pobres de fome com aquele salário mínimo miserável.
    A Marina foi meio decepcionante. Fala bem, mas parecia uma beata fazendo jogo de cena com todo mundo. Sempre muito boazinha achei q faltou pulso.
    O plínio não tinha nada a perder e podia bater em todo mundo à vontade já que a nenhum candidato interessava discutir com ele suas idéias marxistas.

    No geral, foi muito decepcionante o debate pois conclui o q já tinha praticamente certeza: Nenhum candidato tem como prioridade a educação, o q penso ser o único meio de melhorar a condição de vida de todos e do país.

    Não sei o que fazer. me deixa triste saber q o Brasil será governado por qualquer um deles.

    1. Meu caro Carlos Júnior com certeza a educação é o unico caminho para melhorar uma nação, mas sabemos que a educação desde a colonização do Brasil era previlégio da burguesia, mas com a revolução industrial o Governo criou a lei em que a educação é um dever do estado e um direito de todo cidadão e a elite para não se misturar com a classe pobre criou a rede privada de educação (diga-se de passagem paga pelo poopulação uma vez que esta modadlidade de ensino é restituido do imposto de renda), em que realmente funciona deixando a pública muito a desejar, que envolve vários fatores como clientela que as vezes os pais mandam o filho para escola por não ter o que comer em casa,não frequenta a escola para cobrar como anda o desempenho dos filhos como também a equipe doscente muitas vezes são indicação politica e não técnica se o pai não frequenta a escola para cobrar da direção,coordenação, supervisão e professores e os alunos na grande maioria não querem nada com a vida. O Governo finge que a educação pública vai bem os professores fingem que ensinam e o aluno finge que aprendem e é isto que a classe politica realmente tem interesse, uma vez que um cidadão bem preparado írá exercer a sua função de cidadania e ser mais critico coisas que os politicos não querem de forma alguma.

  7. O Plinio no alto de sua experiencia foi bem..agora a BAND marcar esse debate no dia de uma semifinal de Libertadores, é brincadeira, diria o Neto…..eu assisti uns trechos e pensei : será que eles estaum preocupados com o resultado do jogo ? mornissimo o debate, enquanto isso a 2 km dali, o Morumbi ”pegava fogo”..rsrs

  8. Na verdade O Plínio deveria ser candidato do PT, mas a cúpula não quis, quando tirou de suas fileiras as pessoas mais bem qualificadas (Marina, Plínio, Eloisa e até Edmilson). Prefere uma mulher, que embora mão de ferro, não tem projetos atraentes e contextuosos. Nemhum candidato tem o que precisa ter um presidente do Brasil. O que fazer?

  9. O velho Plinio tem hisatória a merecer respeito , mas é precisoaque entender que o muro de Berlim caiu faz tempo.

  10. Tratava-se do 1º debate razão de não ter assistido-o. Leio e ouço comentários sôbre o per formance dos 2 principais. É muito cedo para juizos finais. Outro nos serão mostrados, talvez mais interessantes.

  11. Ainda bem que não vi, preferi o jogo, estes candidatos não merecem meu voto, são a mesmice, a continuação de um filme que não acaba, desde que eu me entendo por gente, este país caminha a passo de cágado!

  12. Plínio nada tem a perder, por isso atirou pra cima. Se colar colou.
    Pra mim, não colou!
    Ele se apresentou um bufão, arrancando garagalhadas da platéia!
    Se isso é debate?? Sei lá!

  13. Quando a midia falou que á Dilma não sabe pilotar a Moto acertou em cheio. Ela vai ser pau mandado do 19 e seus asseclas.

    1. Espero que ela seja pau mandado “do 19” (sic – que nível o seu) e “seus asseclas” – os 180 milhões de brasileiros que precisam da atuação do Estad0, dos que precisam de adequadas políticas públicas, de melhores serviços públicos
      O que não deve ser provavelmente o seu caso!

  14. Todos os brasileiros sabem que a Dilma está a aba do chapéu do LULA. Por isso é importante que o eleitor saiba em que mãos colocará o destino do Brasil. Paixão e Razão tem que ser diferenciadas. O LUlA não é um bom presidente no geral, mas querer, por pensar no partido, colocar Dilma, pode desfazer tudo que manteve em dia.

  15. Correção: O LUlA É um bom presidente no geral, mas querer, por pensar no partido, colocar Dilma, pode desfazer tudo que manteve em dia.

    1. Caro Berli;
      Se a Dilma conseguir, dar continuidade às políticas públicas que estão sendo implementadas no Governo Lula, então um abraço, prá todos nós.
      Lembra que estou falando em políticas públicas, aquelas de Estado, não de Governos, como o fizeram TODOS, até o Farol de Alexandria.
      Agora, essas mudanças mexem com muita gente, até comigo, que consegui voltar ao mercado de trabalhoi, após os 5.0, lembra que na era FHC, o Farol de Alexandria, quem tinha mais de Trinta, não era nem selecionado prá alguma entrevista, visando uma vaga de emprego, lembra?
      Eu Lembro, por isso lhes lembro.
      Trocadilho sem Graaaaça!!!!
      Mas, VERDADEIRO.

    2. Silas, estou pensando no Brasil, não em FHC, LULA e outros que já são passado, a vida continua e pra frente é que se anda. Posso está errado, como errei quando votei no Fernando Color, para consolo não fui o único na ocasião, mas minha visão hoje é essa, posso errar novamente, pensando como em 1990, mas creio que desta vez o parorama é outro. Se Lula tivesse um sucessor para mim confiável, votaria sem constragimento no seu candidato e por conseguinte no PT, que é a razão maior de quem está com LULA e Dilma.

  16. Como as coisas mudam. Sou do tempo que Plínio era direita dentro do PT/SP (e Erundina esquerda).
    Como Marina não engrena, o Plínio deve ser incensado pelos “apoiadores” midiáticos do Serra, para que haja 2º turno. É o que resta fazer – antes do desastre.
    Para quem pretendia nos debates destroçar o tal “poste/terrorista” – a estratégia serrista tornou-se “ladeiral”.
    Quem pretendia votar no Serra agora deve usar (na urna eletrônica) a tecla laranja.
    Por último: as propostas não devem ser pessoais (do candidato) e sim do partido (ou da coligação). O voto deve ser em uma equipe de governo, sempre.

    1. Vicente, a Marina não engrena por razões óbvias, se ocorrer o voto do protesto, que não é caso para o momento, ela poderia ser a outra beneficiada. A tecla laranja é uma opção para os descontentes com a oferta, caso contrário, não estaria disponível. O que voce denomina de “apoioadores medianos” transpiraem em todos que idolatra o PT.

      1. Apoiadores midiáticos são os donos dos grandes grupos de comunicação (e seus empregados servis) – os “deformadores” da opinião pública.

  17. Voto nunca é protesto. É manifestação da vontade do eleitor, em relação aos rumos que deseja pra seu país. Repito, do pouco que vi do debate achei insosso.
    Porém isso não quer dizer que eu vou me guiar por esse ou outro qualquer. Já tenho candidata e não vejo nenhum inconveniente em oPTar pelo continuismo, pois este significará a continuação do combate à miséria, continuação da geração de milhões de empregos, continuação do resgate do papel da escola pública, da nossa indústria naval, da diplomacia soberana, enfim, tudo que é aprovado por 80% dos brasileiros.

      1. Berli, como exemplo o seguro obrigatorio para motocicletas que teve um aumento absurdo em que LULA inflacionou para cobrir a CPMF,só fez aumentar a carga tributaria Brasileira que diga de passagem é a mais alta do MUNDO, tudo em nome da miséria e que a maioria que se declara auto-miseraveis se utlizam deste beneficio não para saciar a fome e sim um outro destino, mas ele disse que não ia dar só o peixe iria ensinar a pescar só que até o momento só vejo o peixe sendo distribuido, ele tira de um para dar a outro.

  18. AUDIENCIA DO DEBATE
    Foi de apenas 3% o indice de audiencia do debate de ontem, contra 33% alcançado pela decisão da Libertadores.

  19. Adorei o debate do Plinio na band, ele falo tudo que eu sempre pensei que o brasil precisasse. Igualdade Salarial, e odeio esses puxa sacos do PT e outros partidos que nem sabem quais serão os projetos de governo, nao sabem as ideologias dos candidatos que pretendem votar e mesmo assim fazem campanha para eles em troca de algum favor.

    A Dilma não responde nenhuma pergunta, ficava so enrolando, ela falava falava e falava e no final ninguem entendia nda.

    PARA TODOS AQUELES QUE ASSISTIRAM O DEBATE E SÓ DEPOIS DO DEBATE É QUE DECIDIU EM QUEM VOTAR, ENTAO ENTREM NA COMUNIDADE QUE EU CRIEI NO ORKUT, ASSISTI O DEBATE PRESIDENCIAL. VOTEM E COMENTEM.

Deixe uma resposta