Blindagem, desinformação e sarcasmo

A expectativa durou apenas alguns minutos. Depois que a maioria dos jogadores da Seleção estava em campo fazendo rodinhas de bobo no treino recreativo deste sábado, no Saint Sthithians School, em Johanesburgo, Gilberto Silva finalmente deu as caras. O volante, que teria sofrido uma pancada no tornozelo (ou nos joelhos) no treino fechado de sexta-feira, participou normalmente da atividade, sem demonstrar problemas físicos. Outra novidade do sábado foi o fechamento do treino na véspera da partida contra a Costa do Marfim, coisa que nunca tinha acontecido.

Normalmente, antes das partidas, os jogadores fazem apenas um rachão. Quando a prática começava, os funcionários da CBF começaram a pedir para que os jornalistas se retirassem. O diretor de comunicação, Rodrigo Paiva, insinuou que o fechamento seria em retaliação aos fatos acontecidos na sexta-feira. Com treino coletivo fechado à imprensa por Dunga, o “Portal Terra” conseguiu, à distância, fazer fotos que mostravam o volante Josué atuando na equipe titular. A notícia gerou a busca pela informação sobre as reais condições físicas de Gilberto Silva, titular absoluto. Algumas deram conta de uma pancada no tornozelo, outras de um desconforto no joelho. A notícia teria irritado a comissão técnica.

Criou-se uma situação surrealista em torno da Seleção. Como os treinos são fechados, num lugar inacessível, qualquer informação repercute entre os jornalistas e estes não têm como checar com a comissão técnica. Algumas notícias vazam e aí, com o sarcasmo habitual, Dunga aproveita a entrevista obrigatória para criticar os jornalistas por não checarem a informação. Nunca vi isso antes.  

10 comentários em “Blindagem, desinformação e sarcasmo

  1. Não sei, na verdade, o rela motivo de Dunga fazer os tais improdutivos “treino secretos”. Digo improdutivos por conta de que esta Seleção, no decorrer das partidas, não mostra nada de novo. Pelo contrário, são as mesmas jogadas manjadas e toquezinhos para o lado. Dunga tenta tapar o sol com a peneira, esconder o que é de conhecimento de todos. Mas acredito mesmo que isso é por pura implicância com os jornalistas e com a imprensa.

    1. Daniel, ele deve ter lido por aí a história do Enzo Bearzot em 1982, que brigou com a imprensa italiana e faturou o caneco. Está acreditando naquele esquema do “nós contra todos” e leva alguns jogadores nisso – é o caso de Júlio César, Felipe Melo… Mas, no fundo, não há razão para tanta encrenca neste momento. A imprensa está aqui só pra informar, não há matéria derrubando ninguém, nada… daí a desconfiança de que Dunga está trabalhando em cima de um factóide.

  2. Engraçado que o Dunga não deixa o treino se presenciado pela imprensa por motivo de sigilo, quando chega na hora do jogo ninguém ver novidade. Coisa de GIBA. Te contar.

    1. É já que você falou em sigilo, é também falou o nomedo melhor técnico do mundo, segundo o Cláudio Santos. Já começou os treinamentos, lá pelos lados no baenão, é o tal Giba, mandou fechar os portões, pois os treinos são secretos, segundo o treinador 100 titulos.

  3. Assistir na íntegra a coletiva, tá beirando o insuportável. O rancor está tomando conta desse cidadão, que não responde uma pergunta sequer sem utilizar ironias ou sarcasmo. Pq isso? Pra que isso? Que bem traz esse tipo de relação?

    1. É o que digo sempre, caro Maciel. O cara trabalha a vida inteira pra chegar ao topo na profissão. Consegue (não sei como) chegar a técnico da Seleção e fica se impregnando de ódios, ressentimentos, mágoas… sinceramente, não consigo entender. Se tivesse bronca de alguém, daria para entender. Mas ele generaliza, age como um déspota. Triste ver isso com o comandante do time brasileiro, justamente o único que está criando dificuldades para a imprensa.

Deixe uma resposta