Zebra passeia em território espanhol

E surgiu a primeira zebra da Copa. Vem com a marca de ferrolho suíço. Apontada por muitos como a principal favorita ao título na África do Sul antes de a Copa começar, a Espanha começou o torneio de maneira vexatória. Nesta quarta-feira, os atuais campeões europeus foram surpreendidos pela Suíça e perderam por 1 a 0, no estádio Moses Mabhida, em Durban, fechando a primeira rodada do Mundial. Com o resultado, os suíços dividem a liderança do grupo H com o Chile, ambos com três pontos. Os chilenos venceram Honduras por 1 a 0, com grande atuação principalmente no segundo tempo e perdendo muitos gols.

A Suíça ainda detém uma marca impressionante: a equipe não leva gols em Copas desde a derrota por 3 a 0 para a própria Espanha em 1994, nos Estados Unidos. O time não disputou as Copas de 1998 e 2002 e foi eliminado em 2006, na Alemanha, sem sofrer um único tento – e também sem marcar nenhum. Contra a Fúria, o time fez o que é sua especialidade: fechou-se lá atrás e não permitiu brechas a Xavi, Torres e Iniesta, que não tiveram talento para furar o bloqueio. Na próxima rodada do grupo H, a Espanha terá pela frente Honduras, no dia 21, às 15h30 (horário de Brasília), em Johanesburgo. A Suíça, por sua vez, encara o Chile no mesmo dia, às 11h, em Porto Elizabeth.

25 comentários em “Zebra passeia em território espanhol

  1. Espanhóis ainda devem sair em 1°. Ficou feio pro Chile que vai pegar esse ferrolho e decidir a outra vaga ja na próxima rodada tendo que ganhar. Será que Bielsa vai ser o primeiro argentino a voltar antes do filé pra casa?

  2. Caro Maurício, ficou feio foi para a Espanha. Se não ganhar do Chile os touros estaraão a espreita quando do retorno da seleção.

    1. Cá pra nós, não achas que os chilenos queriam uma derrota da Suiça pra deixar pelo menos a segunda vaga encaminhada? Mas também concordo que deve estar passando aquele filme conhecido na cabeça dos espanhóis: só promessa, mas na hora H…

      1. Gostei muito da atuação do time chileno, Maurício. El Louco Bielsa entende do riscado.

  3. A Espanha decepcionou seja quanto ao resultado, seja quanto ao futebol jogado. No caso do Brasil pelo menos o resultado não foi decepcionante. Aliás, a rigor, nem mesmo o futebol jogado pelo Brasil chegou a decepcionar. Afinal de contas a partida de ontem espelhou o que o Brasil vinha jogando na maioria das partidas que disputou, seja nas Eliminatórias, seja na Copa Améria, seja na Copa das Confederações, seja nos amistosos. Noutras palavras, diferentemente do que ocorreu com a Espanha, a qualidade do futebol jogado pelo Brasil não decepcionou, porque sob a gestão do Dunga, nada obstante os resultados alcançados, o time brasileiro muitíssimo raramente ostentou uma performance qualificada.

  4. Penso eu, Gerson que a Espanha entrou com a certeza que ganharia o jogo a qualquer momento, até porque tinha mais time. Faltou respeitar o adversário, por isso perdeu o jogo. Com a missão de ter que ganhar do Chile, penso que facilitará as coisas para o time Chileno(teoricamente). A classificação da Espanha, ficou mais difícil, mas não impossível.

  5. AINDA BEM QUE NÃO SOU DAQUELES QUE DIZEM “EU NÃO DISSE”
    Refiro-me sobre os palpites desse que se auto-intitula TECNICO DE FUTEBOL DE TAL CLUBE(clube?)e que já demonstrou que não entende nadica de futebol.Postei aqui que Espanha e Inglaterra decepcionariam e que na final estará uma seleção “SURPRESA” digo com aspas PORQUE não existe mais bobo no futebol.Quanto ao Brasil coitados dos caras ,sofrem tanta MALHAÇÃO dos escribas que ACHAM que entendem tanto de futebol que jogaram nervosos.Jornalistas que não enxergam que não é mais possivel jogar com arte e espetaculo no futebol de hoje e que raramente isso vai acontecer… quanto a minha Argentina estou reticente,afinal é bom ter duas seleções pra torcer…embora ache que vai dar Brasil na final contra uma zebra….

    1. Concordo com a primeira parte e posto meu comentário feito neste BLOG com o sábio complemento do Berlli..rsrsr!!:
      abaixo…

      Alberto Lima – Maceió // 08/06/2010 às 19:20 | Responder

      Fogo de palha!!

      Lembra muito o Águia e o remorto!…rsrsr!!

      BERLLI // 08/06/2010 às 19:23 | Responder

      O Águia até concordo, agora o remorto só iguala a ele mesmo.

      Taí o link: http://blogdogersonnogueira.wordpress.com/2010/06/08/a-furia-vem-ai/

      Quanto a segunda, sobre o Brasil jogar não jogar com arte e espetáculo, discordo pelo seguinte motivo:

      O Brasil é penta campeão justamente por jogar diferente dos europeus!
      E, por esse motivo, não vai ganhar essa copa!
      1994, não conta, foi nos penaltis!

  6. Não corcordo!

    Não acho que foi zebra, é sim icompetência de seus atacantes, que rodam, rodam, é nada se concretiza! A mesma coisa posso dizer de nossa seleção brasileira, onde todos somos sabedores que somos dependentes de uma boa apresentação de Kaka, caso contrário o nosso jogo se resumira, na horrivel apresentação que foi feita.

  7. QUAL O TÉCNICO DA ESPANHA? SERÁ DA “CASA”? PORQUE SE FOR, PODE TROCAR. TÉCNICO TEM DE SER DE FORA. HE HE HE.

    QUANTO AO BRASIL, O NOSSO BRASIL, SOU MAIS O TIAGUINHO DO PAPÃO NESSA MEIUCA. ELE COM CERTEZA INFERNIZARIA A ZAGA DE OLHOS FECHADOS.

  8. Ainda bem que a Suíça deve fugir do confronto com o Brasil, até porque o time do Dunga não sabe jogar contra equipes retranqueiras como é a Suíça. Que venha a Espanha.

  9. Vou ratificar meu palpite, que dei antes de começar a copa do mundo: Alemanha ou Holanda, uma das duas será a campeã mundial. É bom lembrar, que nesse caso, é apenas um palpite, como de todos aqui.

    1. Concordo Cláudio!

      Mais não podemos esquecer, que ainda estáno começo, é ate nossa seleção bizonha tem chances de ser campeã.

    2. Atente bem. É só um palpite: se o Charles Guerreiro continuar como técnico o Paysandu não será campeão de 2010! Te dizer.

  10. So que dizer depois e facil. Sempre defendi Espanha e Argentina como favoritas. O detalhe e que a Suica tem uma excelente categoria de base, com varios jogadores descendentes de varias nacionalidades, inclusive brasileiro. Nao sei se eles estao utilizando esses atletas na Copa, mas o futuro deles esta garantido. Quanto ao Chile, pra mim foi o melhor jogo, porque El Loco mandou o time pra frente e nem se preocupou com Honduras e quase cede o empate. Adoro futebol ofensivo, artigo raro no planeta bola.

    1. Egua amigo, mais olha o adversário! Isso é, que podemos chama-la assim. Mais parece um time de futebol…….Te contar…..

      1. Com certeza!!

        Mas sabe que o remo também está furioso??..heheh!!

        Igual a Fúria Espanhola!

        Toda vez que é isso!!

        Tá ficando até engraçado, A Espanha. Porque o remo já é uma piada faz tempo, viu?…heheh!

  11. LA FURIA Y LOS FURIOSOS.

    Se em campo a furia espanhola não se fez presente, na penisula
    a os espanhoi furiosos uivavam após o jogo contra a Suiça.
    Quando garoto, lia nos jornais a expressão “ferrolho” para explicar a instransponibilidade de um sistema defensivo para assegurar um resultado.
    Os suiços, sem tradição futebolistica parecem ter sido os criadores do ferrolho. Em desvantagem técnica com os seus vizinhos e não rivais europeus, os suiços recorriam ao recurso de não perder ou perder de pouco.
    Não gosto desse tipo de futebol. É feio, mas se consideramos a Copa do Mundo uma competição (curta), a vitória feia (não ilegal) vale os mesmos pontos que qualquer outra vitória.
    Os entendedores da matéria (futebol) precisam definir o sentimento do torcedor brasileiro. Vamos jogar razoável e ganhar ou preferimos jogar bonito e perder ?
    Lembremo-nos que um dia não estaremos mais neste mundo para explicar aos porvindouros as derrotas honrrosas das seleções brasileiras. Sòmenter os mais interessados irão às bibliotecas, arquivo ou qualquer outro tipo de acervo consultivo para saber que quando perdemos algumas vezes, perdemos de maneira brilhante, mas perdemos licitamente.
    Tal situação faz-me lembrar das agencias de propaganda mais interessadas em produzir para ganhar premios do que produzir para o seu cliente vender mais. A arte pela arte não se aplica ao futebol.

  12. Vicente, vc só esqueceu de um detalhe importante do meu comentário, quando disse: Se o Paysandu continuar com Charles Guerreiro e, SE O REMO FOR O FINALISTA, o Papão não será o Campeão de 2010. Vamos ser justos. Falei isso, porque Giba já tinha matado a charada desse time do Charles(Potyguar e Sandro), coisa que o Galvão não viu e, alem do mais, a igualdade em torcida. Quando falo, amigo, não chuto, falo consciente. Atente bem. Te dizer, realmente.

Deixe uma resposta