Sob todos os pontos de vista, o Águia fez por merecer a conquista do segundo turno do campeonato. Depois de campanha medíocre no primeiro turno, quando terminou na lanterna da competição, recuperou-se na segunda fase e partiu para a conquista da Taça Estado do Pará. João Galvão, que teve seu trabalho contestado e chegou a correr o risco de afastamento do comando técnico, acertou o time e engatou uma sequencia de vitórias nos quatro primeiros jogos do segundo turno, classificando-se por antecipação para as semifinais.
Sofreu somente uma derrota na fase classificatória, a fragorosa goleada de 6 a 1 em jogo atípico na Curuzu. A insistência no sistema de três zagueiros, usado há três temporadas, deu segurança ao time e encontrou nos volantes Analdo e Daniel peças fundamentais no setor de cobertura.
Na primeira partida decisiva do returno, domingo passado, o Águia se posicionou cautelosamente no Mangueirão e conseguiu um resultado razoável, perdendo por 2 a 1, e saiu confiante na reversão do placar dentro de Marabá, resultado que se confirmou neste domingo. Para a disputa das partidas finais contra o Paissandu, Galvão contará com o retorno do goleiro titular Alan e do volante Analdo. No primeiro confronto, domingo, no Zinho Oliveira, enfrentará um Paissandu desfalcado de Tiago Potiguar, Fabrício e Sandro, peças-chave da meia-cancha alviceleste.