Copa 2014: Belém volta a ter chances

Da coluna Radar, na Veja desta semana:

Substituição antes de entrar em campo
O Comitê Organizador da Copa de 2014 deve anunciar durante a Copa da África do Sul o nome das cidades-sede que irão para o paredão. Ou seja, perderão a condição de ser uma das doze escolhidas como palco das partidas. Natal é uma das duas que devem cair fora. Belém e Campo Grande estão se aquecendo na beira do gramado: são as mais cotadas para entrar.

62 comentários em “Copa 2014: Belém volta a ter chances

  1. SE essa revista tem credibilidade eu não sei. O que sei, como já comentei neste meio eletrônico, é que Manaus sempre esteve garantida, por diversas razões já ditas, e até pela condição geográfica central na Amazônia brasileira. Belém estava disputando com 2 cidades da região nordeste (Fortaleza e Natal), se, por uma ventura, Natal ficar ficar fora ainda assim não sei se Belém leva essa. Estádio tem, público amante de futebol também, …

    Curtir

  2. Agora querem dar uma chance a Belém, depois de despacharem nossa capital em favorecimento a Manaus e Natal! Está ate parecendo a lista reserva de Dunga, será se não e ele, que está por tráz disso tudo, é brincadeira!

    Curtir

    1. olha eu ñ suporto Belém, mas na copa acho q as representantes da amazônia deveriam ser Belém e Manaus, pq sempre o brasil faz nós irmão amazônidos brigar? pq o nordeste tem q ter tantas cidades na copa? pq o sul tem q ter tds as representantes na copa? será q eles são melhores do q nós? se eu fosse do comitê eu escolheria: Belém, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista e Macapá, como q cidades vão se desenvolver se elas ñ tem chances? é isso q falta na administração do país, ousadia!

      Curtir

  3. O cara que plantou essa nota na VEJA deve ter sido o mesmo que plantou aquela invencionice, meses atrás, de que o Lula tinha pedido à FIFA que trouxessem a copa para cá. Belém não consegue sequer organizar um GP de atletismo, apenas um meeting de meio de semana, esvaziado e sem atrativos. Uma cidade onde, meses atrás, prefeitura e governo fizeram festas em locais diferentes para comemorar o que seria a “escolha” de Belém como sede da Copa já é demonstração suficiente de como é a bagunça por aqui.

    O ministro dos esportes já vem há dias dando sinais de que algumas sedes serão mesmo excluídas, mas substituí-las por outras em pior situação, convenhamos, seria trocar seis por meia dúzia – uma demonstração de burrice sem tamanho da FIFA.

    Curtir

    1. Cleiton,
      Me indica qual cidade brasileira é essa que parece que só tu conheces, que está atendendo a tudo que a FIFA exigiu, tu pareces um pote de subserviencia, que reproduzes o que terceiros falam, só por entenderes bonito, ou tentares ser bacana perante tua comunidade.
      Outro detalhe que precisas saber, pois demonstras não saber da realidade local; o desinteresse do atual governo, em promover o gran prix de atletismo, não pode ser confundido com falta de competencia de um povo; aliás, o reclamo dos promotores do evento é exatamente pelo fato de que aqui, em Belém do Pará, ocorreram os melhores públicos de toda a américa, e esse público Paraense, sempre prestígiou, e transmitiu energia positiva, aos atletas que sempre participaram dessas competições por aqui. Deixa de ser babaca e cai na real, se entendes que aqui tudo é incompetencia, tudo é prá baixo, te manda cara, ainda é tempo.

      Curtir

      1. Durante o regime de exceção civil-militar (de 64) tb se dizia isso: ame-o ou deixe-o. Vamos ser tolerante com as críticas – criticar tb é participar da construção de um novo estado, para todos.

        Curtir

  4. Gerson,o Ancelmo Gois,ja acertou uma quando divulgou as sedes da copa no Brasil em seu blog,e semana passada ele falou que Belém tem grande chance de sediar a copa,olha que o homem é quentura.

    Curtir

  5. Meu caro amigo Gerson, você ainda acredita no conto do vigário? Eu só acredito vendo, isso é mais história prá boi dormir, esta terra do já teve, não merece isso, por causa de nós mesmos o povo!

    Curtir

  6. É VERDADE SIM ,algumas fontes me falaram que a FIFA pensa mesmo em substituir algumas sedes,mesmo podendo realizar uma copa com 8 sedes.E uma fonte fidedigna me garantiu que já chegou até o secretario geral da entidade que Belem mereceria uma repescagem.O problema é que o Reginaldo Nery tem razão;o povo paraense -sem generalizar-é imundo,desorganizado,indolente e ainda se acha.Isso é um chute no pé.Uma capital imunda,com entulhos e lixo em toda parte e uma população em sua maioria monocultural,ainda com uma cultura arcaica,onde poucos se modernizam ,em uma época de cientificismo e alta tecnologia é um gol contra.A Cidade precisa ser repaginada urgentemente e o povo reciclado em suas filosofias de vida…Onibus sucateados,não há metrô,uma criminalidade que beira as raias do absurdo,hospitais superados…enfim minhas criticas são reais e fundadas,mas são construtivas.

    Curtir

    1. críticas fundadas?! você está de brincadeira! monocultural? cultura arcaica? concerteza você não deve ter instrução nenhuma (sabedoria), por isso é justificado o total desconhecimento sobre cultura e a falta de capacidade pra compreender a realidade deste país.

      Curtir

  7. DOI mas é verdade o que ALONSO Peres escreveu. Moro aqui no Paraná, visito Curitiba a cada dois meses, já morei em Manaus (nessa época era um favelão igual a Belém, mas dizem que mudou muito), Goiânia e Brasília. Infelizmente nossa cidade é imunda, desorganizada, e pouca coisa funciona. Até o futebol, que era um orgulho até 10 ou 20 anos atrás, está lá quase no fundo. NÃO ficaria surpreso se a Fifa passe a trabalhar com apenas 11 ou 10 subsedes, caso uma ou duas cidades candidatas não tenham condições de tamanha empreitada.

    Curtir

    1. Olha, começo a desconfiar de que essa possibilidade, embora quase deprezível, realmente exista. Em que pese ser ano eleitoral, por que o Anel Viário da Júlio César foi inaugurado sem o projeto estar totalmente concluído? Moro no Jurunas e, por aqui, o tal Portal da Amazônia entrou na ordem do dia, sempre com os representantes e responsáveis pelo projeto falando em celeridade no andamento das obras… hum, hum…
      Caso esteja mal informado sobre os reais motivos destas inaugurações relâmpagos e discursos que enfatisam de forma imperiosa a necessidade da pressa, por favor, me informem.

      Curtir

  8. Não é bem assim quem conhece o Brasil, sabe que as mesmas mazelas que tem em Belém, tem em S.Paulo, no Rio, em Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal. Curitiba, Fortaleza e Brasília um pouco menos, E Manuas é a Suiça Brasileira? O nosso povo não é nada assim como o argentino “paraguaio” descreveu muito ao contrário, acho que ele estava descrevendo algum povo de um país vizinho da américa do sul.

    Curtir

  9. Encarecidamente, enterremos de vez esse assunto! Belém nao possui a mínima estrutura para tanto, as razoes nao preciso nem aqui expor pois quem vive as noticias do dia-a-dia sabe disso. Só no nosso estado que se demora tanto tempo para fazer um “tal” elevado desse e ainda fazer um show de inauguraçao para o mesmo, isso é piada. Em estados do proprio Brasil (para se ter noção da insignificancia) obras como essa levam nada mais que semanas para serem concluídas, dada as devidas proporções.

    Curtir

  10. 1. As obras estao sendo tocadas, devido a liberacao dos recursos – coincidencia.
    2. Todas as cidades citadas – infelizmente – sao melhores que Belem, so nao posso falar de Salvador e Recife, as unicas que nao conheco.
    3. Nao havera substituicao.
    4. Sonhar e de graca.

    Curtir

  11. SILAS: Eu como governador não traria esse tipo de evento que custa acima de um milhão e meio, quando a saúde está precisando de dinheiro, Escolas caindo, etc, etc. Mas vem um mix mais baratinho que é na ordem de 700 mil, com atletas estrangeiros, por um dia só. Ainda estamos longe.

    Curtir

  12. VALENTIN: Belém não é um favelão como dizes. Então o que é o Rio de Janeiro que tem pra mais de 200 favelonas? E dessas nossas favelas a maior parte são descamisados de outros estados que vem procurar aqui dias melhores. Não gosto que famem mal de Belém. Ela não tem culpa e sim seus governantes.

    Curtir

    1. MEU CARO Luiz Antônio, eu sou um paraense que já morou em 7 estados brasileiros e mais o DF, mas que ama essa cidade e esse estado. Tenho orgulho das coisas daí (comidas típicas, cultura, círio de Nazaré, música e futebol), até acho que Belém tem as condições de sediar um evento do nível de um Campeonato Mundial de Futebol, pois tem já uma grande tradição ligada ao esporte bretão, além de um estádio com 75% das condições para tal. Mas, tenho de admitir com pesar, que a cidade é imunda (por culpa das autoridades que a governam e do povo que a habita), o sistema de transporte coletivo é uma desordem só (por culpa das autoridades de a governam e do povo que as elegeu), e a estrutura urbana da cidade deixa a desejar, pois algumas obras somente foram feitas de uns 20 ou 15 anos para cá, dando a impressão ao turista de um grande favelão, que o diga quem chega de avião e observa a Júlio César ali logo após o Marex, antes de chegar na P. A. Cabral. Essa é a realidade, que não muda enquanto todos os servidores do povo não deixarem de lado as vaidades pessoais e político-partidárias e realmente trabalharem em favor do povo paraense. Diria mais, porém não gostaria de me alongar… Um grande abraço aqui do Paraná.

      Curtir

  13. Com toda certeza amigo, se tbm fosse o governador, não aceitaria tapar os erros dos outros, ainda mais na atual situação em que o nosso estado vive! A mesma coisa posso dizer de nosso Ganso, penso que se ele fosse chamado para umapossivel vaga em substituição a algum jogador machucado, ele não deveria aceitar tal premio de consolação, acho que se fosse ele eu indicaria ao Dunga para levar em seu lugar o seu companheiro de clube Arouca, como o Dunga adora ter em sua equipe um time de volante mandaria mais essa bomba para lá sem do nem piedade.

    Curtir

  14. é isso aí! eu duvido, mas vejamos:
    Campo Grande, já deveria ser uma das sedes, mas cuiabá tem o tal de blairo né! maior plantador de soja do mundo, portador do título “motossera de ouro” ou sei lá o que, tem grana, etc, etc, etc…

    mas se vingar, torço pela Cidade Morena de Campo Grande… se vingar…

    Curtir

  15. Tem gente nervosinha no pedaço. Belém não é a melhor cidade do Brasil, mas tem todas as condições de ser umas das sedes da copa. Ajeitando dá, sem brigas, estamos melhorando.

    Curtir

  16. Bem, penso que muito do que se falou mal a respeito de nossa querida Belém é verdade. Morei em Curitiba por cinco anos e antes em São Luís por 4,5 anos e nesta última, vi a transformação que aconteceu nesse tempo que por lá residi. Dá tristeza sim de perceber como nossos governantes trataram nossa cidade por décadas e nos deixaram neste atraso sem fim, mas por outro lado, vejo no nosso povo uma boa vontade muito grande de tentar crescer em todos os sentidos! Falta educação, cultura, conscientização, etc. Mas muito bem nos faria sediar um dos grupos da copa do mundo! Receptividade nós temos de sobra e aí me desculpem paranaenses e maranhenses, vocês têm muito o que aprender sobre isso!!! Só espero que dê certo e todos, governantes e o povo em geral corram atrás de aprender e melhorar cada vez mais, em prol de nossa própria melhoria de qualidade de vida. Viva nossa querida Belém!!!

    Curtir

  17. Não acredito nisso, mas o que fez a FIFA pensar é que parte da obra que foi prometido pra copa ta sendo feita, O Elevado da Julio Cesar, O viadulto com a pedro alvares cabral, a independencia, as obras da arthur bernardes, esse é o fato que ta se levando em consideração, aqui ta muito mais adiantando que muita cidade que foi escolhida. Além do mais Belém assim como Goiânia tem um estádio com 75% das exigências da FIFA pronto, diferente de outras cidades que ainda tem que construir, e a vale fez o documento que se a copa viesse pra ca eles faziam o estádio. E tem uma coisa admito que Gp de apletismo organizado por aqui é uma bagunça, mas a copa se visse que acredito que não vem, não seria organizado por ninguem daqui isso eu garanto, quem organiza copa é a FIFA, as cidades tem que ta só com a infraestrutura em dia!

    Curtir

  18. NÃO quero acreditar que as obras que estão sendo feitas, nem as que foram anteriormente, independentemente da sigla partidária no poder, sejam com este fim: um evento esportivo. As obras devem ter como único fim o benefício ao povo, que paga os seus impostos. O povo é o patrão, e quem está no poder – não interessando a sigla – é apenas um servidor. Mesmo que viesse uma Copa do Mundo as obras feitas vão ficar em benefício de todos, e não devemos jogar pedras por jogar, e aplaudir quando merecido. EMBORA não acredite, ficaria como paraense muito feliz com um evento desse porte na minha morena Belém. Grato!

    Curtir

  19. Quando li a notícia no sábado a noite fiquei muito feliz, pois via a chance de novamente ter esperança que os governantes fossem obrigados a trabalhar para deixar tudo como a Fifa quer e finalmente ver aquela região em volta do mangueirão ser finalmente aquinhoada com obras de infraestrutura, a Augusto Montenegro ser alargada e ter calçadas decentes, o transporte público passar por uma reviravolta inicialmente para atender à copa mas depois tudo isso beneficiará toda a população de Belém. Sou gaúcho e moro aqui desde 1978, sentindo-me hoje um papa-chibé legítimo. Só vi melhoras em Belém durante os governos do Almir e do Jatene. Acho que esta é uma chance de ver novamente outras melhoras. Vamos deixar de ser pessimistas e torcer para que esta indicação seja real. Como comentou o colega acima a coluna Radar da Veja informou uma semana antes as cidades dando ela credibilidade para esta informação de agora. Vamos lá Pará, é pra frente que se anda. Ficar chorando na beira do caminho não vai fazer a gente chegar no destino.

    Curtir

  20. Li não sei onde e não sei tb se é verdade: seria o filho do presidente da FIFA quem constuiria o estádio de Manaus e Natal. Alguma coisa está acontecendo, inclusive Manaus poderá ficar de fora. Nós temos estádio pronto(porque na copa da Alemanha havia estádio muito inferior ao Mangueirão), temos turismo muito mais interessante que Fortaleza, por exemplo. A nossa gastronomia é única no país, a nossa música, a noite é badalada, além de que podemos receber torcedores por qualquer meio de transporte. Nós somos a porta de entrada da Amazônia

    Curtir

  21. Todo esse blá, blá, blá sobre as qualidades de Belém não vou questionar. Todos adoramos nossa cidade – não é esse o ponto essencial da discussão. Chega-se a afirmar que: “quem é contra é quinta-coluna, tem complexo de vira-lata e quem é a favor é progressista, pensa no futuro”.
    Recomendo a todos a leitura atenta do último número da revista Piauí.

    Curtir

  22. Lamento queridos paraenses, moro em Belém há 26 anos desde pequenina quando vim do Paraná , me considero uma paraense legítima, em todos esses anos já amei e já odiei Belém, como pesquisadora constumo viajar por todo o Brasil e quando volto me sinto cada vez mais uma estrangeira na terra que tanto me acolheu e que tento me deu amor, infelizmente tenho que dizer que nosso povo paraense é um povo besta, posudo e bossal que não gosta de aceitar a realidade, se já tivessemos acordado ha mais tempo para nossos problemas tenho certeza que hoje Belém já seria uma das melhores cidades do Brasil, hoje nossa Belém Morena encontra-se a míngua. abandonada, imunda e descaracterizada daquela morena linda que tanto amei na minha infancia, visito tantas cidades do Brasil com tantos problemas mas é em Belém que esses problemas me doem mais, viajo muito e vejo varias cidades vencendo seus problemas ou mesmo os amenizando mas vejo Belém afundando na lama da politicagem e do descaso, gostaria muito que Belém fosse uma das sedes da Copa 2014, mas temo que assim como no FMS a falta de estrutura e o despreparo da cidade nos humilhe mais uma vez, estou cansada de ver minha cidade morena nos noticiário nacionais figurando nos mais diversos escandalos e descasos que me fazem sentir vergonha de dizer que sou paraense de coração e alma, Vejo outras cidades daqui do norte melhorando e não entendo o porque que Belém não consegue acompanhar o mesmo ritmo, sei que muitos aqui se sentiram intimidados com a escolha de Manaus pra copa, mas vou ser bem sincera com vcs, Manaus há muito tempo que vem fazendo o dever de casa, e vem fazendo muito bem, há alguns anos era um tão ruim quanto Belém ou até mesmo pior, pois infelizmente meus queridos, a coisa por lá mudou muito e a cada viajem que faço vejo que as coisas melhoram mais ainda, acho que poderiamos baixar um pouco a guarda e aprendermos um pouco com o estado vizinho, adoro Belém, adoro essa cidade que me acolheu e me dá amor até hoje, mas tenho que admitir que temos que acordar para o mundo e principalmente, temos que acordar pra vida !, Boa sorte minha querida Belém !

    Curtir

  23. o estádio de belém tá pronto ? kkkkkkkkkkkkkk, não faça rir. como vocês são feitos de palhaços, se o nosso governo fosse levar isso como vantagem, só faria reforma as exigecias da fifa no vivaldão, já que o nosso tem uma estrutura boa,que poderia ser aproveitada, se vocês não sabem. mas, a fifa exige arenas, que são estádios sustentáveis multiuso. vejam só o estádio de vocês, é um estádio olimpico o que eleva uma manutenção , poucas vezes no mês, os clubes vocês jogam aí e quase não ocorre algum evento no estádio, a não ser o o gp brasil de atletismo. já o nosso estádio aqui em manaus quando pronto,servirá para todo tipo de evento.

    Curtir

    1. Parta vc tb Frank – e todos os amazonenses – recomendo a leitura do artigo da Daniela Pinheiro [A Copa do Cabo ao Rio, revista Piauí, maio, p.42].
      Temos questões mais urgentes para resolver – como o saneamento básico.
      Turismo sustentável vem com cidades organizadas e limpas – população educada, saudável e consciente é essencial.

      Curtir

  24. NO ÍNTIMO rola uma boa dose de ciúme dos nossos amigos amazonenses em relação ao amor do paraense ao futebol. Morei lá e a paixão deles é pelo Flamengo, Vasco etc. No Pará temos mais é que puxar brasa para a nossa sardinha, e deixar de usar camisas de outros clubes e até de outras seleções que não ligam a mínima para nós. Viva o clássico rei da Amazônia, Remo e Paysandu!

    Curtir

    1. Já morei em Belém e em Manaus, são cidades bonitas, uma mais arborizada do que a outra, com pessoas acolhedoras. Mas, acredito que muitos manauaras têm um certo preconceito quanto aos belenenses, uma vez que em Manaus faz-se comentários e piadas de mau gosto, denegrindo a imagem dos paraenses em geral. Felizmente, pode-se constatar que não existe rixa, e sim um lado equivocado nessa história. O povo de Belém merece sediar a copa, porque além de amar o futebol local, defende com unhas e dentes a sua CIDADE DAS MANGUEIRAS. Quanto amor!!!

      Curtir

  25. TENHO de concordar com LÚCIA Pellinzer. Infelizmente a nossa Belém vem dormindo em berço esplêndido há décadas, enquanto outras cidades que antes estavam em nível inferior estão agora em termos de estrutura urbana bem acima da nossa capital. TEMOS um elevadíssimo potencial turístico e outros atrativos, o que precisamos é que as autoridades, constituídas para servir o povo, se unam. Prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, enfim todos, tenham consciência de que o patrão, a quem se deve satisfação, é o POVO. E o povo ter consciência de que uma obra não é ruim porque foi feita pela sigla A ou B, que não foi votada por ele, mas que toda obra (não interessa quem fez) é para servir o próprio povo, ela vai ficar e a cidade de Belém é que vai ganhar.

    Curtir

  26. EU MESMO já opinei – em um jornal de grande circulação no dia 31maio2008 – sobre a situação do transporte urbano de Belém, com a utilização de pelo menos 2 terminais de integração ao longo da Almirante Barroso (em Manaus em 1988 já havia dois, um na Cachoeirinha e outro na Constantino Nery). Mas tudo isso é como alguém gritando no deserto. Temos mais é que aplaudir outras cidades – que também têm divergências políticas, mas que são superadas em favor de um objetivo maior – que estão cada vez melhor. Um abraço aqui do Paraná.

    Curtir

  27. Ah Frank! Crescer com todo o povo brasileiro abrindo mão de imposto para desenvolver Manaus é facil. Quando a Suframa acabar no dia seguinte todas a indústrias estarão em São Paulo. Por mais obras que sefaçam no Amazonas eles nunca vão ter vento e mar.
    Mas deixando o torcedor do Penarol prá lá, atualmente no Brasil o Mangueirão está entre os tres melhores estádios, junto com Beira-rio e Complexo da Baixada. Além disso, como foi bem lembrado, as obras das avenidas do entorno estão sendo feitas. Problemas? Claro que Belém tem mas se nunca os atacarmos nunca vamos resolvê-los. Não adianta só reclamarmos de tudo e no dia das eleições colocarmos incompetentes lá. Queiramos ou não tudo passa pela política.

    Curtir

  28. LUCIA PELLINZER: Minha querida, acredito que você ame nossa cidade como diz. Só discordo de você quando diz que o povo é besta, posudo e bossal. Pelo contrário, vc amou Belém pelo seu povo, sua alegria. Belém não é fruto só disso. Tem o famigerado político, que entra so para se dar bem (assim como é no futebol). Você já percebeu que recebemos brasileiros de todos os lados, porém, só os descamisados, que vão gerar o quê? senão essa miséria que vemos. Mas essas criatuas vão crescendo e um dia poderão amar Belém, como você. Você sabia que quando Roseana Sarney(me dá nojo de falar esse sobrenome) era governadora do Maranhão, ela dava R$200,00 para cada pobre de lá e fretava ônibus pra trazê-los até o Pará. E agora o Secretario de Segurança de lá diz em auto tom: “Aqui bandido morre ou foge”…. foge para onde? claro que é para cá, que é mais perto!Eu vejo gente reclamando que são mal tratados no exterior, mas vão. Não seriam esses os bestas ou posudos só porque conheceram uma cidade do exterior? Belém vai melhorar, acredite.

    Curtir

  29. NADA como viver num país democrático, onde há liberdade de expressão (ainda que haja ressalvas aqui ou acolá). DE CINCO linhas foram gerados até agora – este inclusive – 43 comentários, onde foram divulgadas as mais diversas opiniões. CONCLUO que Belém realmente tem as suas mazelas, porém nada que em 3 anos de trabalho – não importando a sigla que esteja nos poderes executivos municipal, estadual e federal – não possa ser consertado. GOSTARIA muito que isso acontecesse, pois o beneficiado seria a própria população habitante da minha morena Belém e RMB. O que me entristece é o fato de quem quer que seja e apareça com ideias e obras a serem feitas será objeto de críticas e apedrejamento, mesmo que fosse N. S. Jesus Cristo! Um abraço a todos aí no Pará.

    Curtir

  30. amigos calro que bele´m tem seus defeitos

    mais de longe belém e muito melhor que manaus …

    e todos sabemos que os manauaras tem sim um pouquinho de inveja do povo de belém ….

    e digo sim belém que era pra ter sido a sede do norte no mundial de 2014

    Curtir

  31. Naquele fatídico dia do anúncio das cidades que sediariam a copa de 2014 eu estava enrolado na bandeira do Pará em plena Praça da República junto a milhares de pessoas que como eu acreditaram até o último momento na candidatura de Belém, pois, via naquele momento muito mais do que um mero torneio de futebol, via sim, a oportunidade histórica de trazer a nossa cidade os recursos que permitiriam resolver ou até amenizar muitas das mazelas citadas nos comentários anteriores e fazer com que não só o Brasil mas o mundo pudesse olhar o Pará e em especial Belém como uma cidade sem similares, também conheço muitas capitais do Brasil e DESAFIO alguém a dizer quantas delas possuem uma “Estação das Docas”, um “Mangal das Garças”, um “Complexo Feliz Luzitânia”, um “Estádio Olímpico” e tantos e tantos atrativos turísticos e culturais que encantam nossos visitantes, mesmo que as tais mazelas existam. Dizer que não temos condições de ser sede da copa do mundo é não conhecer nossa cidade e não conhecer a história de nosso povo que já provou desde a época da “Cabanagem” que pode fazer grandes feitos mesmo que muitos não acreditem. Pois eu digo “SIM, NÓS PODEMOS”. A copa ainda não veio, mas as obras prometidas, eleitoreiras ou não, estão ai e ninguém pode negar, isso já é ponto positivo para nós. A esperança está de volta,Viva Belém, viva o nosso Pará!

    Curtir

  32. Tem gente muito boba mesmo, Vcs dizem que o stádio não tá 75% no padrão? e Manaus que não tem estádio, nem time, nem ponto turístico, um aeroporto que mais parece a rodoviária de São Brás, não tem estrada que liga a cidade a todo país, e ela sediará a copa e crecerá o equivalente a 10 anos, pq belém não pode se restruturar? pra quem n sabe a entrada de porto alegre é um lixão imundo com barracos e lixão de verdade ao lado do centro de convenções e da fábrica da coca cola

    Curtir

  33. Belém……. Ontem. Cidade bonita, desbravadora, acolhedora e lutadora, já foi uma das mais importantes do brasil, corredor de 50% das exportações Brasileiras no periodo áureo da borracha, levou o nome Amazônia ao mundo, orgulho do Brasil.
    Belém……. Hoje. Cidade bonita, sofrida, saqueada materialmente e moralmente, acolhedora, lutadora e agonizante, amparada por seus verdadeiros filhos, o povo que trabalha honestamente e sonha com sua amada Belém erguendo-se do seu leito agonizante e novamente forte e pujante dizendo a seus filhos, já fui uma das mais importantes cidades do brasil e quero novamente despertar o orgulho do Brasil.
    Perdemos a COPA, e também um pedaço do nosso coração, foi arancado com a escolha de Manaus, antigo porto de lenha, que vem agora de forma devoradora e vai nos tirando pouco a pouco nosso espaço na amazônia. Manaus é um monstro a ser temido ou copiado. Odiado ou aliado. O que nos falta? Temos que dar a volta por cima, vamos reiventar-mos.
    Saudades….. Saudades….. Futuro!!!!!!
    De um Amazônida

    Curtir

  34. Belém sempre teve condições de sediar grandes eventos esportivos, inclusive a copa. Os maiores registros de grande público, como a brilhante imagem do mangueirão passou pro mundo diante das libertadores. Ou seja, belém sempre esteve ligada ao esporte, inclusive ao futebol. O paraense é apaixonado por futebol, belém além de ser uma linda cidade, possui balneários como mosqueiro, cotijuba.. ilhas com praias belas de água doce e até mesmo o mar do atlantico. Atrativo, amor pelo esporte, beleza não falta. Falta organização e política!

    Curtir

  35. jacaréenses, não esquetem vocês podem pegar a canoa de vocês vir pra cá ver a copa. já que aqui tem muitos parakas matando a fome, vocês se encontrarão com muitos de seus conterraneos. kkkkkkkkkk

    Curtir

  36. Senhores, como amazonense filho de paraense com amazonense sinto-me há tanto envergonhado pelas manifestações de despeita que “amazonenses” fazem do povo do Pará. Desde a primeira vez que estive em Belém conheci o verdadeiro sentido de calor humano, de cultura e de hospitalidade. Por todas estas qualidades o povo paraense merecia sediar a copa, muito mais que os amazonenses, que só valorizam os povos do sudesde e sul que os escravizam, e só respeitam os arigós que os aterrorizam com suas peixeiras. São justamente os arigós que promovem lá em Manaus toda esta hostilidade com os paraenses devido não terem conseguido oportunidade de bagunçar em Belém. Tenham certeza que o verdadeiro amazonense é nobre e tem origens regionais como o paraense e assim como os paraenses também lutaram na cabanagem e tem como seu grande heroi o Marubixaba Ajuricaba, aquele que resistiu e não se entregou a exploração dos invasores.

    Curtir

  37. como um povo si orgulha de ser sede da copa si eles todos tem preguisa ate ir ao estadio assistir algum time vs outro time kakakakkakakakakak e verdade eu sou paraense e moro aki em manaus quando tem jogo do campeonato amazonense e nao tem ninguem no campo emprestado

    Curtir

  38. seria humilhante perdemos pra natal, pelo menos neste momento perdemos mas com tanta obra atrasada,colocar belem como sede seria uma soluçao parcial.

    Curtir

Deixe uma resposta