Copa 2014: Manaus corre risco de perder sede

Para manter a condição de sede da Copa do Mundo de 2014, Manaus tem que demolir o estádio Vivaldo Lima e construir, em seu lugar, a arena multiuso da Amazônia. A afirmação foi feita na última sexta-feira pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante o IX Fórum Empresarial Comandatuba, promovido pelo LIDE. “Não há flexibilidade na questão dos projetos de estádios que receberam a chancela da Fifa. O que vale é o que foi avaliado e aprovado pela entidade. Não há mais como mudar”, disse o ministro quando questionado sobre a recente polêmica em torno do reaproveitamento de parte da estrutura do estádio Vivaldão. A regra, no entanto, não vale para projetos de mobilidade urbana, que ainda podem ser alterados desde que não se mexa no resultado final: transportar os turistas e torcedores com eficiência e segurança. “Para a Fifa, não interessa se o projeto era de um trem e virou ônibus articulado. O que importa é que a cidade sede seja capaz de oferecer transporte público de qualidade”, explicou.

O ministro ressaltou, ainda, que o Governo Federal não tem mais nenhum papel a cumprir em relação aos estádios da Copa – pois já fez “sua parte” ao estabelecer linhas de financiamento (O BNDES, por exemplo, disponibilizou R$ 400 milhões) para ajudar os Estados que não conseguiriam, de outra forma, viabilizar os planos “carimbados” pela Fifa: “Claro que a possibilidade de exclusão de uma cidade sempre existe, mas não trabalho com esse cenário. Acredito que os Estados serão capazes de resolver seus gargalos a tempo, sejam eles relacionados aos estádios ou questões estruturais”.
Só a Fifa, ainda segundo Orlando Silva, poderá alterar o prazo limite para início das obras, que hoje está fixado em 03 de maio. Mas o ministro ponderou que, nos casos em que possíveis atrasos sejam causados por ações de órgãos legitimamente credenciados para defender a legislação brasileira, como o Ministério Público, a entidade terá que aceitar. “A Fifa vai ter que entender que o Brasil tem leis”, afirmou. (Do jornal “Folha do Progresso”, de Novo Progresso-PA)

28 comentários em “Copa 2014: Manaus corre risco de perder sede

  1. Não há surpresas, por quê tentar polemizar o que já estava escrito nas estrelas? talvez agora, o “competente” governo do estado vizinho, consiga suporte financeiro, junto aos seus poderosos patrocinadores coca cola e sony, coisa que eu duvid-o-dó.
    Não é o que foi cantado em prosa e verso? que o governo de lá era competente? que os patrocinadores retro citados dariam o tal suporte financeiro , taí o início da materialização “do cheiro da perpétua” como se diz no popular.
    Não sou do contra, mas, todos sabemos que, esses PATROCINADORES, os retro citados, são integrantes do grupo de sanguessugas, que dizimam, no mundo, os países em desenvolvimento, por isso, é que tenho certeza que, eles, não abrirão os cofres, para bancar àquele projeto; não sem antes conseguir, “brutal renúncia fiscal” daquele estado, fato que, aumentará, ainda mais, o abismo social, no qual vive hoje, a maioria da população daquele estado.

  2. Vamos ver se nessa próxima eleição não aparece alguém que ainda traga pra cá essa copa.

    O nosso projeto, hoje, ainda é mais viável que o do AM.

  3. Ponto positivo: Se isso acontecer, acaba com a empáfia dos manauaras, em especial por tudo o que fomos obrigados a ouvir deles desde que ficamos de fora da Copa, de lá eles são tudo e aqui não somos nada.

    Ponto negativo: A Amazônia se firmaria, definitivamente, como ponto morto e esquecido no Brasil.

  4. No Brasil Sylvio? No mundo! a Copa só veio para o “meio” da floresta (Manaus) por conta da de interesses escusos, lobbys e pela visão que ainda se tem da região, um pouco parecida com àquelas de outros tempos, típicas do colonizador europeu nos séculos XVI e XIX : “lugar inóspito, de beleza natural exuberante e selvagem, habitada por povos dóceis, frágeis e ao mesmo tempo bárbaros. O tal ‘bom selvagem’.”

  5. Essa copa de 2014!!!! Não sei não.
    Onde tem já tem infra tudo bem. Onde não tem vai funcionar como o circo da F1 – monta-se as barracas e depois desmonta-se, não fica nada (como o Pan-Rio).
    Quem pariu os projetos da “Copa Ecológica” que os embale. No nosso caso, já passou! Vamos cuidar de melhorias em nosso IDH, isso sim. Não temos dinheiro para esse tipo de aventura. Temos ainda carências absurdas. Precisamos combater a malária no Marajó, precisamos de serviços de saúde no Baixo Amazonas, precisamos de educação no Capim etc.
    A Copa para nos já passou. Deixemos isso com Manaus que poooode!

  6. Para quem serviria uma Copa em Belém – o pessoal das baixadas poderia trabalhar na recepção de turistas? Esse mesmo pessoal teria recursos para compras ingressos?
    A infra seria voltada para as regiões periféricas?
    O futebol do Pará iria para a Serie A?
    Não quero ser (tão-somente) do contra, mas não temos recursos no Estado nem para o básico e essencial – o povo está à mingua.

    1. Para quem serviria uma Copa em Belém – o pessoal das baixadas poderia trabalhar na recepção de turistas?

      resposta:
      heheh!!. Como se em B.Campos só tivesse mega-empreendedores, analistas e consultores de ponta. Acorda! Se tivessemos isso não estarímos tão ruins!
      Pessoas de bem nesse Brasil, mesmo morando na “periferia” podem ser o que quiserem, basta se esforçarem! Podem até ser presidente da república!Quer um exemplo??..heheh!
      Já por questões de oportunidades é bem provável que o “pessoal da baixada”, como tu dizes, tire mais proveito que muitos bacanas do Reduto.

      Esse mesmo pessoal teria recursos para compras ingressos?

      resposta:
      O ingresso não é pro paraense amigo. É pro turista!!… Acorda!!

      A infra seria voltada para as regiões periféricas?

      resposta:
      Depende muito do que tu chamas de periferia, eu chamo de subúrbio, e o mangueirão, se nunca percebertes, fica no benguí (Centro financeiro de Belém..rsrs!), Né?

      O futebol do Pará iria para a Serie A?

      resposta:
      Os times de Natal-RN estão na série A?

      Não quero ser (tão-somente) do contra, mas não temos recursos no Estado nem para o básico e essencial – o povo está à mingua.

      resposta:
      Égua!! Imagina se tu quisesse ser do contra!1..rsrsr!!

      No mais, o Brasil vai ter um copa do Mundo, em lugares pior que Belém.
      Só que parece, baixou um complexo de “vira-lata” em alguns paraense que me deixa até envergonhado!

  7. Vc quis dizer pessoas de bens, não?
    Como assim? Os da classe subalterna podem ser o que quiser? Bela e inovadora tese sociológica! Precisas apresentar à “Nature”.
    Sem complexos, muito menos de “vira-lata”! Sou até ufanista. Só que nos últimos tempos ……Prefiro que haja melhorias no IDH (por exemplo) dda região do marajó – e em especial de Melgaço.
    Glossário: “baixadas” – são regiões ocupadas por palafitas e estivas, como a Vila da Barca e similares.
    Vamos patrocinar a F1 em Belém?! Que achas? Estamos bamburrando. Embora falte esparadrapo no PSM

  8. Vc quis dizer pessoas de bens, não?

    resposta:
    Não , EU quiz dizer pessoas de bem mesmo! Como tu lestes!

    Como assim? Os da classe subalterna podem ser o que quiser? Bela e inovadora tese sociológica! Precisas apresentar à “Nature”.

    resposta:
    Vou repetir porque acho que não entendeste: Pessoas de bem! Leu? Copiou?

    Tese sociológica? kakak!!..Isso lembra sociólogos, ou seja: tudo o que o Brasil não precisa (entendeu a mensagem né? ) Nos livramaos recentemente de um sociólogo que foi uma praga!!..kakak!
    Poir isso, sem teses, ok? Só fatos! Por favor!

    Sem complexos, muito menos de “vira-lata”!

    Resposta:
    Não falei que tu tens complexo de vira-lata, falei que alguns paraenses o tem. Agora, se a carapuça serviu! Paciência!! heheh!!

    Sou até ufanista. Só que nos últimos tempos ……Prefiro que haja melhorias no IDH (por exemplo) dda região do marajó – e em especial de Melgaço.

    resposta:

    mas não parece quer queres melhoras, já que recusas investimentos…

    Glossário: “baixadas” – são regiões ocupadas por palafitas e estivas, como a Vila da Barca e similares.

    Resposta:

    Tens ido na Vila-da-barca? Não? Eu sempre vou lá, quando em Belém, tenho parentes que moram lá, bem no finalzinho da municipalidade e Manoel Evarísto. Além de ter nascido e sido criado no Telégrafo, exatamente ali por aquelas bandas, ou seja: Eu conheço a VDB!
    Vai lá, vê se a quantidade de palafitas diminuiu ou não…heheh!

    Vamos patrocinar a F1 em Belém?! Que achas?

    resposta:
    Depende! Quantas corridas são? tem mais de uma em cada país?

    E ainda se diz Ufanista!!…kakaka…que piada!!!

    Estamos bamburrando. Embora falte esparadrapo no PSM

    resposta:

    Hehehe!!! Oklha, Não é que ele tem razão!! É complexo mesmo!!
    ..rsrsr!

  9. Meninas! “Não brigam!!” A hora já passou, que Manaus faça um belo papel e pronto. Papãaaaaaaaaoooooo!!!!! Na A, na B ou na C, papãaaaaooo!

  10. Não é “briga” Maurício. É só para esquentar o blog – com provocações à turma. Como diz vc: que Manaus cumpra seu papel (pela Amazônia). Copa para nós só na tv. E viva o nosso pavilhão bicolor – em alguma divisão, mano véio.

  11. Só concordo com uma coisa!!

    Meu bicolor é o maior!!
    Na A ou na B ano que vem, se Deus quiser!

    Chrga de secar manaus!! (mentira..rsrs!!)

    Tem coisa pior pra secar no Pará mesmo!!.heheh!

  12. Sobre a periferia, o estadio e na periferia e a estrutura de transportes, obrigatoriamente, passaria por la; logo, a periferia seria beneficiada sim. Os pobres tambem seriam beneficiados nos empregos diretos e indiretos, sem contar que teriamos um estadio moderno para o Parazao e mais confortavel para que o torcedor,inclusive os pobres, assistisse aos jogos. Agora, se tem ou nao dinheiro, e outra historia.

  13. Caros,
    o que está acontecendo em manaus repete-se em praticamente todos os estados sedes.
    A fifa fixou o prazo de 3 de maio para o início das obras dos estádios, mas até agora apenas 2 cidades realizaram carta consulta ao BNDES, e uma delas foi Manaus.
    Não tem nenhum projeto básico de estádio em nenhum estado sede, e nenhum deles vai iniciar obras para a copa no prazo fixado pela FIFA.
    E vcs sabem pq?
    eu explico: eles estão esperando passar o tempo para mais adiante, quando estiver bem próximo da copa, eles poderem contratar as empreiteras sem licitação, alegando estado emergencial.
    Aí então eles contratam quem quizerem sem projeto básico, estimativas de custo, licitação ou qualquer tipo de concorrência e claro ao preço que quizerem.
    O resultado é previsível: a copa vai custar três vezes mais do que o estimado.
    A copa, com certeza, vai ser realizada em manaus mas com certeza os rombos nos cofres públicos vão ficar pra gente pagar a conta.

  14. Deus sabe o que faz. Se faltou-nos competencia para continuar patrocinando simples competição internacional de atletismo, imagine nossa aptidão para u´Copa do Mundo.
    PS. Quem for petista ou tucano p/favor não não leia.

  15. que perifiria??Belem nao tem disso, tem suburbio e baixada.
    Comer jaraqui e querer arrotar bacalhau, Da’ nisso!
    Nosa cozinha ta nagua..sem chance de queremos uma Copa.

  16. Gente a idéia é essa mesma, deixar atrasar as obras para superfaturar.
    Assim como os daqui os políticos de lá vão roubar tanto que até a segunda geração de seus familiares não precisarão trabalhar por um bom tempo.
    Político é igual em qualquer lugar do Brasil.
    Mas que terá copa em Manaus, isso não tenho dúvidas.
    Esqueçam copa em Belém, pois aqui o estádio está pronto e para a FIFA não interessa lugares com estádios prontos, pois eles não levariam seu quinhão também.

  17. Pow fiquei muito triste poq a Copa num veio pra Belém … mais quero q Manaus num faça feio … pois está muito lento o projeto deles … e a FIFA tá pegando no pé de Manaus … pow Manaus num tem mais nem time de futebol … nós paraenses somos apaixonados por futebol .. temos time q já foi pra Libertadores , então o q vai servir eles fazerm um estádio belissimo e quando acabar a copa do q vai servir.
    Essa vitória de Manaus foi comprada …

  18. Manaus tem tudo para ser a sede da copa!, ainda mais que Manaus esta evoluindo muito. Muitas pessoas que não mora no norte, pensa que aqui só mora índio, muito enganados! aqui mora gente de bem, que procura preservar a natureza, não pensamos só na riqueza de ganha e esta destruindo nossa floresta. Tenho certeza que o governo do Estado do Amazonas vai conseguir melhorar essa cidade para ser a sede da copa!

  19. vocês estão criticando Manaus por que a cidade de vocês não foram escolhidas!
    toda cidade tem seus problemas, Manaus tem os seus, e estamos lutando para conseguir a sede.
    cudem da cidade de vocês que estamos cuidando da nossa. Quando eu era pequena mim disseram que as as pessoas na terra andavam em fila indiana com dois sacos, 1 na frente com suas qualidades e outro a traz com seus defeitos, enquanto andavam o que estava a traz só via os defeitos dos outro e assim por diante. Devemos olhar para traz e enxergar nossos defeitos não olhar só pra frente enxergar só nossas qualidades. certo!

Deixe uma resposta