Brilha a Estrela Solitária, enfim, campeã!

Por Juca Kfouri

De um lado, o Botafogo, ambicioso, num Maracanã com 50 mil pagantes e maioria alvinegra.

Do outro, o Flamengo, que se limitava à sua dupla de atacantes.

Resultado: pênalti de Ronaldo Angelim em Fábio Ferreira que, aos 23 minutos, Herrera converteu, batendo no  meio do gol.

Foi o bastante para Andrade sacar Toró e botar Vinicius Pacheco.

Aí, o Botafogo afrouxou e o Flamengo foi para pressão até que, no último minuto, Vagner Love empatou, ele que era o melhor em campo e dava alento às esperanças rubro-negras.

Esperanças que quase viraram realidade aos 19 do segundo tempo, quando Fábio Ferreira tirou o segundo gol de Vagner Love, num jogo que era intenso, equilibrado, dramático, mas com poucas chances de gol.

Aos 25, porém, o chileno Maldonado derrubou o argentino Herrera, foi expulso e nem viu o uruguaio Loco Abreu fazer, de cavadinha, o segundo gol.

O Botafogo estava perto do título carioca.

Mas este jogo tem cara de 2 a 2.

E o árbitro inventou um pênalti para o Flamengo, além de ter expulsado Herrera para compensar.

Só que o que é do homem o bicho não come e Jeférson defendeu a cobrança de Adriano.

Petkovic entrou e, aos 42, teve um falta ao seu estilo. Mas bateu na barreira.

Na sequência do lance, Somália salvou gol certo de Rodrigo Alvim.

Em seguida, Jéferson fez milagre em chute de Vagner Love.

Parecia que o Botafogo queria novo 2 a 2, queria os pênaltis para decidir a Taça Rio.

Mas Armando Nogueira não queria.

E sorri com mais um título estadual, o 19º  do Glorioso.

12 comentários em “Brilha a Estrela Solitária, enfim, campeã!

  1. Parabéns a você, Gerson, e aos demais torcedores dessa emblemática estrela solitária que já deu tantas glórias ao futebol brasileiro.
    Imagino como Armando Nogueira não deve ter vibrado com essa conquista!
    Até arrisco dizer que ele estava naqueles momentos finais do jogo de hoje a tarde no Maracanã! É só um palpite!
    Parabéns mais uma vez!

  2. Gerson,

    Receba, meu caro amigo botafoguense, as felicitações deste rubro-negro que vos escreve. O título foi justíssimo e ficou em boas mãos. Agora, cá pra nós, se o Dunga levar o Adriano ao Mundial, com toda essa malemolência “imperial”, o treinador anão – nas idéias e no nome – não leva em consideração critérios técnicos. Enquanto isso, Neymar e Paulo Henrique Ganso, que estão “comendo” a bola no Santos, sequer são cogitados…. Realmente, a Seleção Brasileira não leva em conta o momento dos jogadores, pois não se convoca os melhores. A Seleção virou uma confraria, onde o tal “critério técnico” não leva em conta a produção dos atletas em campo, e o que prevalece é o “compadrio técnico”, pois leva em consideração as amizades, as camaradagens e a profissão de fé dos jogadores.

  3. Gostei do Botafogo!

    Só o caso de algum time, qualquer um, ganhar do flamengo, eu já fico satisfeito!

  4. Que festa Loucaaa..hein. brilhou de novo a prancheta de Joel . No Carioca manda o bota, os outos se curvam ao titulo justissimo.

    vivos e mortos tem muito o que comemorar, hoje.

  5. O Fogão podia facilitar para forçar uma finalissima e arrecadar milhões, mas jogou sério e decidiu a parada. Que sirva de exemplo para alguns…

  6. Botafogo, Botafogo, campeão também de 2010. Gerson, coisas que só acontecem com o Botafogo. Aquela derrota para o Vasco no 1º turno foi o começo da caminhada para o título, Joel Santana e tudo mais. Os últimos 4 estaduais é um espelho que o glorioso está sempre presente, mas desta vez não teve pra ninguém. Não sou Botafoguense tão fervoroso como sou pelo papa títulos, mas acompanho sua trajetória e me sinto confortável com isso, como agora. Parabéns a toda nação alvinegra e vamos que vamos.

  7. Não lembro da marcação de dois penaltes contra o Flamengo em jogo de decisão. O arbitro de ontem no Maracana mostrou entre alguns erros e muitos acertos, ser possível acabar com o vergonhoso empurra-empurra no interior das areas. Ese comportamento só existe por tolerancia ou covardia dos arbitros que de há muito inventaram a “lei da compensação”. Lembrar aos jogadores que o uso das mãos no futebol é direito reservado aos goleiros, assim como entender que o direito da ponderação não enseja reclamação muito menos acinte ou derespeito . Lembram-se do prejuizo que o Sandro causou ao Paissandu ? Enfim, nossos arbitros tem competencia, faltalhes coragem, quase sempre. Daí os erros, às vezes intencionais.

  8. A carapuca nao vai ser colocda pelo bicolor. Mas parabens Gerson e principalmente ao Joel, que mostrou que Estevam nao e tecnico de primeira linha. E quem perdeu nao foi o Fla, foi a Africa do Sul, que com o Joel fez uma brilhante copa das confederacoes com um time mediocre.

  9. Com tricolor fiquei contente com o titulodo botafogo ,na minha opinião não existe estadio de futebol lotado mais charmoso do que o maracanã. Quanto ao futebol carioca é preciso observar que o nivel técnico do campeonato é fraco,as equipes pequenas são fracas e na maioria disputam o certame por influência politica. Isso acaba mascarando um pouco as equipes grandes que quando chegam no brasileiro tem difilcudade. O proprio botafogo foi eliminado na copa do brasil,o fluminense e o vasco ganham os jogos com muita dificuldade.

  10. Parabéns ao Botafogo que depois de séculos de chororô, contou com arbitragem a seu favor, com gols impedidos e penais mandrakes nos jogos finais. O Marcelo Gomes tem razão, O futebol carioca está nivelado por baixo. Foi campeá a equipe coerente ao limitado nível atual. Enquanto que em São Paulo, o Santos será seu vistoso representante. Estou pressentindo drama aos cariocas no brasileirão desse ano.

Deixe uma resposta