Coluna: Um salvador no banco

Sem Marciano, contundido, o Remo enfrenta hoje à noite o Independente com um ataque que une dois jogadores velozes, Landu e Héliton. Nem sempre essa combinação deu certo. Lembro do próprio Remo se atrapalhando quando usou velocistas para formar a linha ofensiva. O grande problema é que são jogadores que têm por característica buscar as extremidades do campo, deixando normalmente um espaço vazio na entrada da área, expondo a ausência do centroavante típico.
Como o campeonato já se encaminha para o final e o Remo passou até aqui sem um atacante de área – o próprio Marciano não tem esse perfil – é compreensível que Giba repita o uso de dois ponteiros como tantas vezes fez Sinomar Naves quando esteve no comando da equipe.
A entrada de Vélber, substituindo a Gian na articulação de meio-de-campo, pode eventualmente compensar a ausência de um atacante central. O problema é que Vélber também costuma cair pelos lados da área no papel de meia-atacante. A rigor, a melhor opção disponível para Giba seria Samir, que vai no banco de reservas.
Aliás, sobre Samir pesa um imenso ponto de interrogação. Jogador de grande produtividade na fase de preparativos para o campeonato estadual, perdeu espaço com a contratação de Marciano e passou a ser o suplente nº 1, o chamado pau para toda obra, que normalmente é aquele sujeito chamado quando a casa já está caindo.
Teve poucas chances no campeonato, sempre entrando no decorrer das partidas. Apesar disso (e talvez até por isso mesmo), caiu no gosto do torcedor, que normalmente pede sua entrada quando a situação se complica. O problema é que salvadores da pátria têm pouquíssimo tempo para se virar em campo. Samir entra quase sempre aos 20, 25 minutos do segundo tempo. Se por um lado pega os marcadores mais cansados, convive também com a exaustão dos próprios companheiros de time.
Contra o São Raimundo, no primeiro turno, fez sua melhor aparição como primeiro reserva. Entrou aos 20 do segundo tempo e mudou por completo a história de um jogo que se desenhava complicadíssimo para o Remo. Incendiou a torcida e carregou o time para uma vitória consumada nos quatro minutos finais.
Por outro lado, contra o Paissandu, na decisão, passou em branco: entrou quando a barca já afundava e ainda teve a marcação individual de Alexandre, que Charles lançou no jogo exclusivamente com essa missão. É apenas um palpite, mas hoje, diante do Independente, se for lançado, tem boas chances de repetir seus melhores momentos no Remo.
Não por acaso Samir, que não é titular, desperta mais atenção e ocupa mais espaço neste comentário que alguns dos efetivos do time de Giba. Suas  habilidades – velocidade, explosão e boa finalização – cairiam como luva nas carências remistas atuais. 

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste sábado, 17)

6 comentários em “Coluna: Um salvador no banco

  1. É verdade, Gerson, o problema é que, no tempo do Sinomar, foi barrado, quando era o melhor jogador do Remo. Hoje, vem de uma contusão após a outra, como bem falou o Giba e, convenhamos, então não tem como o atual treinador, o colocar como titular, deixando Marciano e Landu(que estão bem), no Banco. Aliás, esse mesmo questionamento, serviria para o Helliton, mas quando Giba chegou, os dois já eram reservas nesse time do Remo e, Samir, com um agravante, estava contundido. Como bom treinador que é, Giba saberá tirar proveito dele, na hora certa. Acredito que, para a série D, começando um trabalho, Giba montará a equipe, com ele, no time titular. É a minha opinião.

    Curtir

  2. Acertou em cheio, amigo Jorge. Sem contar que o Giba está chegando e, o Sinomar, que tanto vc apoiava e dizia que ganharia o 1º turno com facilidade, começou um trabalho com ele. É bem diferente.
    -Atente pra uma coisa, amigo, não precisa confiar em mim, mas procure tirar suas próprias conclusões: Toda vez que vc defender um técnico local em Remo e Paysandu, é o mesmo que bater em ponta de faca. Atente pra isso, até pra que depois, vc não faça como o nosso amigo Diego(que sumiu do blog):
    – Após Vitória do Remo sobre o São Raimundo em 20/02/2010

    DIEGO CÉSAR // 21/02/2010 às 13:55 | Responder

    Grande vitória azulina aos poucos sinomar tá calando a boca de muitos bocudos por ai!!! não sei como o claúdio não disse “ainda” que mais essa vitória foi pura sorte, e que o remo e “mal treinado”, também não sei como “ainda” não disse hoje que o “papão” está no caminho certo rumo ao “título”, e que o barbieri é “mil vezes melhor” que o sinomar, pra mim ele já é a piada desse espaço por exibir colocações extremamente equivocadas e bizonhas, mas aqui cada um escreve o que quer e eu vou me divertindo. vamos leão!!!!

    Curtir

  3. Cláudio, será se Giba fica para serie D? Eu não sei não, digo isso se caso ele consiga ao menos levar o Remo a final do parazão. Ai com toda certeza ele se enchera de moral e frescura, e possivel ele falar que tem outros clubes atrás dele, querendo se valorizar e depois pega o beco!

    Curtir

  4. E o FALCONI com aquela ilusória de máquina deve ter acompanhado o Diogo, mas quando o ventovoltar soprar a favor eles voltam dizendo que estavam a passeio em bahamas.

    Curtir

  5. Caro amigo claúdio não sumi não amigo, apenas tava meio sem tempo, e não tenho prq sumir, afinal prq iria sumir, amigo claudio, eu sei que vc é o melhor técnico do mundo vc devia estar num milan ou real madrid eu sei disso, como sempre disse aqui nesse blog e repito agora, cada um tem que viver seu momento, aqui no Brasil é assim a nossacultura é assim, eu nunca disse que o sinomar era o maior técnico do mundo, e tambem nunca disse que ele tinha que ser eterno, apenas não concordava de como vc o perseguia, não venha dizer que não mas vc o perseguia sim, ele era bom enquanto estava ganhando, é que nem quando atacante estar fazendo muitos gols ele é aplaudido por todos, mas quando ele fica na seca começam a vim as críticas, a mesma coisa é tecnico quando ganha ele é aplaudido mas quando não ganha é o culpado, então não tinha prq sumir, afinal não devo nada pra ninguem aqui!! ok

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s