Sob os auspícios do ex-jogador Vandick Lima, os clubes paraenses podem ganhar um inesperado presente de meio de temporada: a Copa Pan-Amazônica, que seria disputada entre clubes da Região Norte e um de Trinidad e Tobago. Falta alinhavar as datas, captar patrocínio e buscar o aval da CBF, que já abriu o precedente autorizando a realização da Copa do Nordeste, a partir de 25 de maio.
Os caminhos devem ser facilitados pela forma de disputa das Séries C e D, que contam com clubes do Pará: os jogos são disputados sempre aos domingos, o que abre espaço para que a Copa Pan-Amazônica tenha rodadas às quartas-feiras.
Em programa que debateu o tema na Rádio Clube, ontem à noite, o vice-presidente da Federação Paraense de Futebol, José Ângelo Miranda, informou que a proposta deverá ser levada à CBF com boas chances de aprovação. Miranda ponderou, porém, sobre a necessidade de um estudo aprofundado para evitar que a futura competição seja apenas um torneio temporário, uma nuvem passageira.
Dirigentes de Remo e Paissandu, que chegaram a sonhar com a inclusão no torneio nordestino, demonstram interesse na Copa nortista, atentos à necessidade de manter seus times em atividade no recesso provocado pela Copa do Mundo. Além disso, a receita a ser gerada permitirá a contratação de reforços para os campeonatos nacionais.
Os clubes que devem ser convidados, além de Remo e Paissandu, são os seguintes: Águia e S. Raimundo; Sampaio Corrêa e Moto Clube, do Maranhão; Flamengo e River, do Piauí; Rio Branco, do Acre; S. Raimundo e Holanda, do Amazonas. Há a possibilidade concreta de participação de um clube de Trinidad Tobago, o que daria dimensão internacional ao certame. Só pela tentativa de sair do imobilismo e fugir aos queixumes de sempre, a idéia já merece aplausos.
Enquanto o paraense Jóbson cumpre pena de dois anos de suspensão e tenta reconstruir o caminho no futebol profissional, o astro Adriano segue sem jogar pelo Flamengo alimentando dúvidas quanto ao real motivo de sua ausência. Para atiçar ainda mais as suspeitas, os médicos do clube dizem que não há qualquer lesão que o impeça de entrar em campo.
Ao firmar o contrato com a Seara Alimentos, a CBF alcança a inédita soma anual de R$ 230 milhões em patrocínios para as seleções brasileiras. São nove parceiros até o momento e o décimo deve assinar antes da Copa.
Quem dá bola é o Santos. Aplica um 8 a 1 quase sem fazer esforço. Cada gol mais bonito que o outro. Dunga, obviamente, não deve estar gostando nada dessa orgia ofensiva. É a prova de que é possível vencer jogando bonito, sim, ao contrário do que dizem os idiotas da objetividade.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 15)
O Santos tem um time que joga para frente sem ter medo de ser feliz, como diz o Vanuci. Do que escapou naquela ocasião pela Copa do Brasil o mediocre time do Remo.
CurtirCurtir
E mais Berlli: Um bom preparo físico(consequentemente um bom prepardor físico), Um bom Treinador, Bons jogadores, Boa sintonia entre Diretoria, Comissão técnica e Jogadores. Isso é tudo num time de futebol, daí o sucesso.
CurtirCurtir
Realmente é a mais pura verdade, Claudio…mas lembramos o Diego Souza : eles ainda nao ganharam nada ainda…
CurtirCurtir
Mas sobre o Diego Souza eu nunca me enganei, vocês são testemunhas… Quando vi a mídia paulistana empolgada com o cabra só lembrava dos tempos dele no Fluminense e no Grêmio, um meia-atacante mediano, dado a matadas de canela.
CurtirCurtir
Realmente é a mais pura verdade, Claudio…mas lembramos o Diego Souza : eles ainda nao ganharam nada …
CurtirCurtir
Um time de Trinidad e Tobago? Não acrescentaria em nada, apenas para dar o carater internacional do torneio. É melhor ser chamada de Copa Norte e só com os clubes brasileiros citados. Clubes de Paramaribo, Cayena , Trinidad e assemelhados só dariam despesas aos patrocinadores sem nenhum retorno.
CurtirCurtir
Certo Ricardo. Se fossem times da Colômbia veleria muito a pena – e seria de fato copa panamazônica. Trinidad e Tobago fica no Caribe. Quanto ao momento do Santos – não precisa ganhar titulos, já está fazendo história. Ganhar campeonato ou torneio até brucutu ganha. O encantamento do futebol é o show, o espetáculo. Embora, os dunquetes (do futebol de resultados) pensem o contrário. Claro, ganhar títulos não faz mal. E o Santos vai faturar o Paulistinha, A Copa BR/2010 e o Nacional.
CurtirCurtir
Se as distancias na Amazonia Brasileira tem por unidade de medida, os dias (e não horas ou quilometros), imaginem a Amazonia Pan-Americana.
Num passado, essa ideia já foi levemente cogitada e ficou na itenção (boa ou má). Hoje o complicador aumenta. Paises pan-amazonicos participam com um bom numero de clubes das competições da COMEBOL, cujas despezas são inteiramente financiadas. O que sobra são clubes de cidades fronteiriças pobres (Leiticia, Guayara-Mirim, Brasiléia, Pucalpa, etc.) sem nenhuma expressão no contexto de seus respectivos paises. Já pensaram deslocar Remo e Paissandu para jogar nesses “poblaciones”.
Como o inferno ou purgatório estão cheios de boas intenções resta-nos agradecer o empenho “desinteressado! neste ano de eleições.
CurtirCurtir
Ricardo, mas é preciso avaliar a pespectiva de patrocinio se realmente tiver time de fora do país, seguramente bem mais atrativo.
Agora, se realmente pudessemos entrar no torneio nordestino seria bem melhor, pois enfrentar times como Náutico, Sport, Santa, Bahia e Vitória seria garantia de estádios lotados.
Como não tem tu, vai tu mesmo, a Pan-Americana já seria interessante, desde que bem divulgada.
Gerson, gostaria de parabenizar a qualidade do programa “Futebol debate” da Clube, ontem. Muito bom o programa.
CurtirCurtir
Será que os “meninos da Vila” teriam a mesma liberdade na seleção para jogar o futebol que eles trazem desde a base? Certamente não.
Seria duro ver o Ganso (joga muito) no banco com os brucutus do Dunga trocando passes laterais.
CurtirCurtir
Grande Tavernard!… Parabéns pela lucidez.
O senhor Vandick Lima utiliza somente o futebol como plataforma de manutenção no cargo. Trata-se de um parlamentar medíocre, que nada faz em prol da cidade, servindo apenas como garantia de quorum para as sandices do pilantra Dudu.
Em vez de querer se promover com este torneiozinho meia-boca, deveria se posicionar sobre as condições de transporte, saúde, saneamento… Coisa que nunca fez.
CurtirCurtir
Quanta inveja amigo, isso tudo pq as maiores coisas que o Wandick fez como parlamentar, foram em pro do futebol mais precisamente para o “Campeão dos Campeões”, isso e despeito seu, cada um trabalha do seu geito, tem outros que nem nada lá fazem e nem por isso você cita os outros, mais pelo simples fato do senhor vereador e ex-idolo bicolor Wandick Lima, trazer beneficios para dentro do clube onde o qual ele arrecadou a maioria ou se não todos os votos que o colocaram dentro da câmara parlamentar. Hora amigo tem registros de ex-jogadores azulinos que quando entraram para carreira politica não trouxeram nenhum beneficio para o seu clube e você não fala nada, vá enxer linguiça Soeiro.
SOFRA SEM MODERAÇÃO. o Wandick e competente para nos bicolores pelo que já conseguio juntamente com o tambem deputado ROBGOL, coisa que gente azulina na politica so pensa em si proprio!
CurtirCurtir
Vcs realmente acreditam nessa história de Copa Amazônica? Isso para mim é mais uma conversa pra boi dormir.
Primeiro: Não teve planejamento nenhum. Isso foi apenas mais uma idéia de Jerico ou um factóide criado para desviar a atenção da barração dos clubes paraenses do Nordestão.
Segundo: Mesmo considerando que conseguissem a toque de caixa fazer um torneio desses, resta uma perguntinha importante: Quem vai pagar a festa? Pela própria peculiaridade da região e das idéias megalomaníacas, teríamos jogos em distancias praticamente continentais, sem qualquer atrativo e numa região em que o acesso é terrivelmente complicado. Quem iria bancar o custo, por exemplo, do São Raimundo de ir jogar em Trinidad e Tobago? O que isso iria acrescentar tecnicamente?
Terceiro: Patrocínio. Quem ia querer patrocinar uma loucura dessas? Futebol é negócio. Os caras do Nordeste planejaram uma competição e já tinham inclusive televisionamento negociado, uma penca de patrocinadores fortes para bancar a brincadeira. Chegar no meio de abril e querer fazer um torneio desses em junho é até um desrespeito a inteligencia de pessoas sérias e comprometidas com o nosso futebol.
Quarto: Nível técnico. Times de Rondonia, Roraima e Trinidad e Tobago. Precisa dizer mais alguma coisa?
Quinto: O Coronel do Botão já foi “sorteado” para ir pra Copa do Mundo puxar saco e falar besteira pra lá como delegado da CBF. O cara tá pouco se lixando pra Remo e Paysandú e para quem quer ver o Futebol Paraense crescer.
Tem cada uma que aparece…
P.S. Gerson, me desculpe pela amargura e pessimismo dos comentários acima, mas é que como torcedor que gosta realmente de futebol, frequenta estádios e quer ver o futebol paraense circular por melhores lugares do que está agora. Não aguento mais ver meu clube e o futebol paraense servir de chacota e ser relegado a ser apenas objeto de promoção social de alguns.
CurtirCurtir
Tempo perdido, sem comentários a respeito. INCONVENIENTE.
CurtirCurtir
Torneiozinho vagabundo com equipes meia boca?
Não, obrigado.
Prefiro todas as energias e ga$to$ voltados unicamente para a série C no segundo semestre.
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira e amigos do blog;
Muitíssimo legal as participações de todos, nos posts acima, futebol é isso, espetáculo, alguma razão e paixão à flor da pele, acima de tudo.
Retornando à lucidez, qualquer iniciativa que se proponha, para manter as equipes dos nossos clubes de futebol em atividade é muitíssimo bem-vinda, por isso, colaboro com minha sugestão:
Participantes, Rio Branco do Acre, São José de Macapá, Moto Clube e Sampaio Correia, do Maranhão, além de Paisandú, Remo, São Raimundo e Águia de Marabá.
Como formato de competição, esta deve ter sedes fixas, o que evitará custos elevados nos deslocamentos de todos os participantes aos locais de todos; sugiro como sedes, as cidades de Belém, São luíz do Maranhão e Macapá-AP.
A não inclusão de clubes de outros Estados da região, prende-se ao fato, da inexpressividade daqueles, no Cenário Nacional, e o objetivo Maior da competição é projeção Nacional.
Esse modêlo pode e deve ser aperfeiçoado, mas, considerando-se que “ninguém chuta cachorro morto”, deve-se buscar os nossos tradicionais, pois são as locomotivas, e os de recente projeção, no cenário Nacional, como forma de alavancar-lhes o crescimento, em suas bases, inclusive; nesse caso o São Raimundo de Santarém, Águia de Marabá e São josé de Macapá.
As praças eleitas, dispensam comentários, são capitais sólidas, com toda a infra estrutura necessária para a realização do evento, com grande apêlo de torcidas, inclusive.
CurtirCurtir
É possivel vencer jogando bonito, desde que com objetividade. O time do Santos é bom mas, só teremos a certeza, quando jogar com times mais bem preparados como no campeonato brasileiro e libertadores. Aí sim, poderei concordar com o Sr. Gerson Nogueira, caso contrario se juntará aos muitos “idiotas” que pregam o futebol “bonito”.
CurtirCurtir
Gerson,
Acredito que os torneios regionais deveriam voltar com mais força, como uma maneira de driblar a deficiência financeira dos estaduais. Como falaram acima, falta planejamento. Com certeza! Mas a ideia de reavivar esses torneios já é louvável e se conseguirem a inclusão de times de outros países, melhor ainda. A copa Nordeste já tem possíveis patrocinadores e transmissão de televisão. E cadê o torneio Norte x Nordeste?
CurtirCurtir
Nunca vi tanto amadorismo nos dirigentes dos nossos clubes, ou eles se fazem de ignorantes….. Tava na cara que nao iriam deixar a entrada de Remo e Paysandu, se já excluem o Piaui e o Maranhão, para não viajar pra banda de cá, que fica mais pra lá, ainda mais pra Belém.
E Nossa Senhora, dar um ar de torneio internacioanl ao torneio amazonico com os times de Trinidad e Tobago (nada contra), é insultar a inteligencia dos patrocinadores…. seria muito melhor chamar o Kricatejé de Marabá (não sei se é assim que se escreve) que talvez traga mais apelo popular e talves protocinios da Funai….
CurtirCurtir
Caro Gerson, como faço para colocar minha imagem ou foto aqui no blogg?
CurtirCurtir
Abro a consulta aos craques da matéria, caro André. Pedi a dois técnicos meus amigos para fazerem isso com o meu avatar, mas não sei o caminho das pedras. Quem puder ajudar, dando dicas, que se manifeste.
CurtirCurtir
Gerson e André, até tomei um susto quando vi minha foto no blog do Gerson. Bom a minha coloquei, da seguinte forma: Vá no WordPress. com(jogue no google)(que é o mesmo do Gerson), lá tem assim:Fazer um blog gratuitamente. Aceite e, vá seguindo os passos, em uma das partes tem colocar foto, siga até concluir. Pronto, é só aguardar. Como é no mesmo do Gerson(wordpress), quando vc postar no blog, aparecerá sua foto. Desculpe se confundi tudo, mas não entendo muito disso não e, não sou craque, mas sim, Perna de Pau na matéria. rsrsrsr
CurtirCurtir
Valeu Cláudio, breve todos me conhecerão aqui!!!
CurtirCurtir