A hora e a vez das sereias

O surfe continua a ter um domínio masculino, mas a quantidade de mulheres surfando é cada vez maior. Na Austrália, onde o esporte faz parte da cultura do próprio país, não é raro ver o mar lotado de mulheres. Aqui no Brasil, a primeira mulher a entrar no mar com uma prancha foi Margot Rittscher, por volta dos anos 30, na cidade de Santos.

Distante do tempo e do desempenho de Margot, que surfava com sua “tábua de surf” de madeirite com mais de 10 quilos, duas brasileiras com uma performance ultra moderna integram o circuito mundial de 2010. Silvana Lima e Bruna Schmitz estão representando o país com um surfe agressivo e inovador. O aumento do nível do esporte na categoria faz com que o WT das meninas venha crescendo ano após ano. A cada nova temporada elas conquistam mais espaço.

As duas primeiras etapas de 2010 foram realizadas nos mesmos locais que as dos homens. Opiniões divergem sobre o benefício disso. Alguns acreditam que sendo os eventos realizados no mesmo lugar e data, as meninas conseguem mais visibilidade da mídia já que o tour masculino é mais consagrado.

Mas há ainda aqueles que dizem que o campeonato delas acaba por ficar menosprezado, e a “elas” restam as ondas que sobram “deles”.

Discussões a parte, o fato é que elas estão aí, surfando como nunca, elevando o nível da categoria e até descobrindo novos picos para as competições. A terceira etapa do WT da mulherada está rolando na Nova Zelândia em um pico que nunca foi surfado pelos homens durante o circuito mundial.

Elas agora só competem na mesma janela de espera que os homens no mês de outubro em Peniche, Portugal, e logo em seguida em Porto Rico. (Por Maíra Pabst)

10 comentários em “A hora e a vez das sereias

  1. Esse apetrecho medicinal torna-se obrigatório numa situação dessas, grande Berlli. Nadar nessas ondas requer sustança…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s