Sem verba, Belém perde GP Brasil de atletismo

Por Eduardo Ohata, da Folha de S. Paulo

O GP Brasil de atletismo deixará de acontecer neste ano em Belém – será disputado no Rio, em 23 de maio. A reportagem apurou que foram motivos financeiros que impediram que a capital paraense organizasse mais uma edição do meeting. O GP Brasil integra o circuito da Iaaf (a federação internacional de atletismo) que reúne os principais meetings do mundo.

No ano passado, em Belém (que perdeu para Manaus a disputa para ser a sede da Copa de 2014 na região Norte do país), a competição contou com presença de seis campeões olímpicos, quatro deles vencedores nos Jogos de Pequim-2008. Existe ainda uma possibilidade de Belém organizar neste ano um GP, de menor importância, que poderia ser encaixado nos dias 12 ou 19 de maio.

Apesar de dirigentes paraenses terem demonstrado interesse no GP Brasil durante discussões com dirigentes da Confederação Brasileira de Atletismo, até agora não emitiram resposta afirmativa. O prazo dado pela CBAt havia sido o fim de fevereiro, até para que houvesse tempo hábil para que os convites aos astros internacionais do esporte fossem feitos.

Com a saída de Belém do calendário dos GPs, a paranaense Maringá recepcionará um GP, no dia 30 de maio. Será a primeira vez que as instalações do estádio Willie Davis abrigarão uma competição internacional. O principal objetivo para a construção da pista foi a disputa das olimpíadas escolares.

Fortaleza e Uberlândia recepcionarão GPs, respectivamente, em 16 e 26 de maio. A reportagem tentou contato com a Secretaria de Esportes e Lazer do Pará durante a tarde de ontem. Mas ninguém atendeu os telefonemas e tampouco respondeu o e-mail enviado.

9 comentários em “Sem verba, Belém perde GP Brasil de atletismo

  1. Uma Vergonha [2]

    é triste ver algumas coisas que acontecem por partes de governantes com relação a nossa cidade que é Linda,Maravilhosa tem uma Historia Fantastica mas que nao é valorizada…Dizer que nao temos verbas para sediar este evento ééééééééé´sei lá…de deixar qualquer Belenense Triste….

    Curtir

  2. Se não me engano, nesse blog, já havia sido ventilado essa possibilidade!

    Notícia Triste. Pois, falta de verba realmete não é, e sim, perda total de força econômica e política.

    Resumindo: Falta de vergonha na cara mesmo!!

    Não sou um cara nem pessimista nem otimista, mas é claro que a auto-estima cai com notícias dessas!

    Arrisco até mesmo a prever futuro quer ver?

    Quando os estádios da Copa estiverem prontos, e o GP vier para a região norte, adivinhem aonde ele vai ser sediado??

    Pago Um Sanduíche de Tucumã com Queijo Qualho e um bodó assado com farinha de Uaraini regado a Açaí de Codajás pra quem acertar!!…heheh!!

    Olha, se agente não se espertar vamos ser varrido do mapa, viu?? hehehe!!

    Curtir

  3. O que dizer nessas horas !?
    Claro que os eventos anteriores não deixavam muito resultado prático. Mas, quando bem articulado, como por exemplo a promoção de oficinas para os nossos atletas, torna-se na verdade investimento público e não despesa. Ademais, é promoção para a cidade. Precisamos ver se de quem é a responsabilidade por isso.

    Curtir

  4. já falei aqui no blog.
    Belém está estagnada.
    só não vê quem não quer.
    a gente vai na pilha dessas campanhas “orgulho do pará”, “orgulho de ser paraense” e tantas outras e fecha os olhos para a realidade.

    Curtir

    1. As campanhas, como a do DIÁRIO, são válidas para incutir um mínimo de amor próprio na população, Carlos. Essas perdas só aumentam a necessidade de estímulo para que as pessoas não joguem a toalha de vez.

      Curtir

  5. Gente, Estou muito indignada de ver minha querida Belém perdendo seu status que tinha antigamente!!!!

    Estou completamente indignada e sem palavras.

    Infelizmente a culpa maior não é dos políticos, mas de nós mesmos que os elegemos com os olhos vendados.

    Gostaria mesmo era de esfregar minha indignação na cara dessa governadora que não merece nem o título, pois não governa nada!

    Daqui pra frente a tendência já é com que Belém perca investimentos, imagina com coisas desse tipo que acontecem…

    Se as pessoas fossem mais instruídas, ou penssassem melhor nas coisas ao seu redor, o Pará e o mundo mudaria mesmo!

    Deixo minha indignação, tenho orgulho da minha cidade, do povo, da nossa riqueza, mas se possível exterminaria de vez essa gestão que só nos leva pra baixo…

    Curtir

  6. Sem verba? isso é mentira! É que agora tem outras cidades mais poderosas interessadas. Como sempre, tem sempre alguém querendo colar a gente pra traz e gente nossa aceitando.

    Se bem que o Mangueirão já está horrível! não é nem perto do estádio olimpíco inaugurado em 2002

    Curtir

Deixe uma resposta