De virada, Papão se classifica para final do turno

Com gols de Fabrício, aos 4 minutos, e Zé Augusto, aos 24 do segundo tempo, o Paissandu virou o placar adverso do primeiro tempo sobre o Independente Tucuruí e se classificou para as finais do primeiro turno. A postura mais adiantada do time e boas atuações individuais de Fávaro, Tiago Potiguar, Moisés e Didi no segundo tempo foram fundamentais para a importante vitória. O Independente jogava pelo empate, mas perdeu o goleiro Kanu (com cãimbras) aos 20 minutos do tempo final e Samuel Cândido ficou sem opções (já havia perdido Lima e Gian Carlo) para mexer na equipe e evitar a derrota. 

No primeiro tempo, o jogo pendeu mais para o Independente, que atacava com mais perigo e chegou ao gol logo aos 18 minutos, em pênalti marcado por Wilson Seneme e cobrado pelo lateral-direito Lima. Os times caprichavam na marcação sem se arriscar no ataque. A primeira tentativa mais aguda foi do Independente, através de Diego Silva, que chutou com perigo. Fávaro fez boa defesa. No instante seguinte, Ró cabeceou diante do goleiro do Paissandu, que defendeu no susto. Dois minutos depois, Gian Carlo cabeceia na trave.

O Paissandu só apareceu bem no ataque aos 15 minutos, em jogada perigosa de Zeziel. Logo a seguir, veio o pênalti em favor do Independente, convertido por Lima. Atordoado com o gol, o Paissandu quase sofreu o segundo gol, evitado por Claudio Allax. Aos 28, Moisés invadiu a área e Kanu salvou com os pés. Em seguida, em rápido avanço pela esquerda, Fabrício acertou chute cruzado, que Kanu mandou a escanteio.

O Independente voltou a pressionar e Fávaro, nervoso, rebateu bola na pequena área, mas  nenhum atacante adversário apareceu para finalizar. No lance seguinte, Álvaro cruzou na área, o goleiro Kanu saiu mal do gol e Moisés, sozinho, cabeceou ao lado da trave. Charles Guerreiro substituiu Álvaro, que se apresentava bem, por Tiago Potiguar, aparentemente para dar mais velocidade ao setor esquerdo da defesa e liberar Zeziel para ajudar no meio-campo.

Depois do intervalo, o Paissandu voltou com uma nova disposição em campo. Passou a pressionar o Independente em seu próprio campo e corrigiu os erros de passe na saída de bola. Logo aos 4 minutos, em bonita jogada, em que a bola passou de pé em pé, Fabrício finalizou sem defesa para Kanu, empatando a partida no Navegantão.

A partir daí, o Paissandu assumiu o domínio do jogo e saiu em busca do desempate, que veio aos 24 minutos, depois de arrancada de Moisés pela direita. Ele entrou na área, fintou o marcador e passou a bola para o arremate de Zé Augusto (que havia entrado em lugar de Fabrício).

O Independente, abatido com a derrota parcial, lançou-se ao ataque de forma desordenada, fazendo cruzamentos em direção à área ou tentando chutes de média distância. Mesmo sem inspiração, esteve perto de empatar. Diego Silva, Adelson e Ró perderam boas chances. Mas o Paissandu também poderia ter liquidado a fatura, se Didi não tivesse desperdiçado oportunidade clara de gol, aos 42.

Depois da partida, jogadores, comissão técnica e dirigentes do Paissandu comemoraram intensamente a vitória conquistada fora de casa e a chance de disputar o título da Taça Cidade de Belém. Zé Augusto era o mais eufórico, pelo gol de desempate. Depois de jogar a camisa para a torcida, foi carregado festivamente pelos companheiros. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)

38 comentários em “De virada, Papão se classifica para final do turno

  1. Parabens aos bicolores, errei na minha previsao, mas o Charles deu certo. Embora ainda considere o Leao favorito, se o bicola engrenar, minhas previsoes acerca do titulo azulino poderao nao se confirmar. Independente do resultado do classico, ja vi um time diferente no segundo tempo. Acredito que ja existeum timebae, agora e so treinar e, se nao der no primeiro, quem sabe no segundo turno. Os azuis do Tapana que ponham as barbas de molho.

    Curtir

  2. Um jogo entre dois times ruins, que confirma o baixo nível de nosso campeonato. O Paysandu só venceu porque o Independente “morreu” aos 35 minutos ainda do primeiro tempo. O fato não consta de nenhuma das análises em rádio e Tv, todas interessadas em valorizar a vitória do Paysandu e esconder os defeitos. Este time bicolor é um dos piores já montados na história do clube e o jogo de amanhã será a final antecipada, pois tanto Remo quanto S. Raimundo são claramente superiores ao Paysandu.

    Curtir

    1. Mais que o cansaço do Independente, Sérgio, vi um time atarantado depois que sofreu a virada. Samuel perdeu peças fundamentais (Kanu, Lima e Gian Carlo) num elenco extremamente limitado. Além disso, o time de Tucuruí perdeu chances preciosas quando vencia por 1 a 0 e a zaga do Paissandu batia cabeça. Vitória justa de um time ainda instável, mas que pode pegar no breu sob o comando de Charles, que conhece bem as características dos jogadores, ao contrário de Barbieri.

      Curtir

      1. Mas convenhamos, Gerson, Remo e S. Raimundo estão muito acima deste time anêmico do Independente, tanto física quanto taticamente…

        Curtir

      2. Caro Gerson para mim o time ideal do Papão para a final e :
        1 – Alexandre Favaro
        2- Claudio Alax – Obs: ate pq não temos nenhum outro que presta para a posição.
        3- Vitor Hugo, que já mostrou se bom na marcação e que se a sua propria mãe passar pela sua frente ele joga ela fora de campo.
        4- Paulão, que tem estatura otima para jogo aereo e apesar de seu tamanho mostrou ser um zagueiro rapido.
        5- Serginho, que se regularizado dispensa comentarios pela sua categoria.
        6- Alvaro que foi bem ate ser substituido ou o proprio Zeziel, que ao meu ver não comprometeu.
        7- Thiago Potiguar, para mim uma grande contratação em comparação ao badalado Enilton que ser for embora já vai tarde.
        8- Sandro trator.
        9- Didi, se não e um finalizador nato pelo menos prende muito bem os zagueiros adversario sabendo fazer bem a função de pivo, para chegada dos homens que chegam de traz.
        10- Fabricio que precisa entra mais no jogo, acho que esta sem ritimo de jogo e claramente desentrosado o que e normal.
        11- Moises, com um grande futuro que dará um bom retorno financeiro aos cofres vazios do nosso Papão, mais que tem de deixar de ser fominha pois as declarações do Didi na outra partida tem fundamento sim, ele se tiver uma pequena chance de finalização e ao lado tiver um companheiro ele não toca ai fica dificil perder oportunidades por preciosismo, abre o olho Moises senão você será mais um Albertinho que sumio para o futebol Paraense e Brasileiro por excesso de Marra e Preciosismo.

        Abraços…

        Curtir

  3. Não vi o jogo, pois estava no Centur o dia todo, mas soube do resultado quando do ônibus, vi o meu amigo Mário Brasil da UEPA, desfilando com uma camisa alvi-azul em plena Senador Lemos, fazendo discurso sobre o mito de Fênix. De fato, renasceu da cinza o PSC. E agora, Cláudio, falaste tanto do Charles Guerreiro e ele vai decidir a “Cidade de Belém”.

    Curtir

  4. O time não foi bem e Charles Guerreiro não pode ser responsabilizado por isso. O papa títulos continua sofrível e pesou a tradição da camisa. Dizem que o Galo cansou e foi infeliz pelas perdas que teve em campo, uma meia verdade, pois o péssimo estado do gramado exigiu de todos. Alexandre Fávaro foi responsável pelo placar mínimo do 1º tempo, senão a partida tomaria outro rumo na 2a etapa, quando o Paissandú melhorou, mas nem tanto para dar uma tranquilidade para o próximo jogo. O galo já foi papado e não tem volta, ficaremos na espera da pantera negra ou da doméstica leoa.

    Curtir

  5. Sinceramente, amigo Gerson, não dá nem pra comentar o Jogo de hoje. Penso que ganhou o time que soube aproveitar melhor as chances de gol. Fiquei triste, pois me parece que já esqueceram de contratar um bom Técnico(de Hélio dos Anjos pra cima, como já falei). Apesar de não gostar do jogo Taticamente, pude tirar algumas conclusões, algumas, até baseadas no post acima;
    1ª -Para a saída do Lateral esquerdo, disse o Charles, após o Jogo, que o mesmo, no último treinamento, vinha reclamando de dores nas coxas. aí vem a pergunta: Porque não entrou com Zeziel na esquerda e, com Thiago Potyguar(que treinou a semana inteira no time titular1) no meio?
    2 ª- Thiago e Moisés, só jogaram com a bola no pé, taticamente, não funcionaram;
    3ª- Sinceramente, não sei se o Papão ganharia esse jogo, se Samuel não tivesse perdido as 3 substituições, inclusive não podendo colocar o Vitor, aquele camisa 10 do Castanhal.Muito bom Jogador;
    4ª- Do post: Charles Guerreiro substituiu Álvaro, que se apresentava bem, por Tiago Potiguar, aparentemente para dar mais velocidade ao setor esquerdo da defesa e liberar Zeziel para ajudar no meio-campo. Te contar, cara, não vi isso não, penso que foi bobagem que ele fez aí e, o Zeziel, estava apagadíssimo no jogo e, só saiu porque pediu pra sair;
    5ª – O Rui Guimarães, disse, que o Paysandu, com Barbieri, não tinha esquema tático, mas hoje, já apresentou alguma coisa.. . Ele só pode estar de brincadeira, ou achar que todo mundo, pelo simples fato de não ser da Imprensa, não entende de Futebol;
    6ª – O Caro amig0, Cássio Andrade, esqueceu de dizer, que eu Também, falava muito do Valtinho ano passado. Aliás, vcs perceberam que as entrevistas de hoje do Presidente e sua trupe, são iguais ao do jogo do Águia, ano passado?
    – Aqui no Pará, mas precisamente, em Belém, quando vc defende o Clube, vc é taxado de pessimista, quando alguem defende o Treinador Local, é Otimista. Te contar. Agora, sempre vou defender Remo e Paysandu a ter que defender, principalmente Técnico Local nesses clubes. Prefiro ter compromisso com as duas nações que estão por trás desses clubes a ter que colocar um amigo treinador, sem nenhum conhecimento, porque é meu amigo. Te dizer(diria o Gerson)

    Curtir

    1. Mas Charles Guerreiro se saiu bem, adiantando o time no segundo tempo. O resto fica por conta do cansaço e limitações de banco no Independente. Vitória na raça, na transpiração, mas com muitos problemas a serem consertados.

      Curtir

  6. Gerson, amigo, desculpe, mas penso que os jogadores se saíram bem e com muita vontade de ajudar o Charles. É aquilo que falei, ele é muito Carismático, como o Aguinaldo no Remo, mas não conhece de tática de futebol e lhe afirmo isso. Muitos jogadores que foram treinados por ele, foram meus jogadores aqui no meu time e conversava com eles sobre o Charles. Aliás, Gerson, quando vc tiver uma oportunidade, pergunte ao Charles, quais os demais componetes de sua Comissão Técnica, isso já diz tudo. Não tenho nada pessoal, acredite, contra técnicos Locais, agora penso que são um atraso, nas vidas de Remo e Paysandu e, esses clubes, precisam crescer.

    Curtir

  7. Depois do 1º jogo do nosso Papão com então combalido Potiguar, a imprensa local divulgou o interesse de nosso famigerado presidente pelos dois jogadores que aqui estão. Alvaro e Thiago Potiguar, ai eu fui pesquizar sobre o Thiago no you-tube e tem um video em que mostra agora nosso futuro idolo em ação, com grandes jogadas de abilidade e gols bonitos e decisivos a favor de seu ex-clube.
    hoje vi o tal Thiago pela televisão em ação e não me decepcionei com a tal desnvoltura que o mesmo ditou o ritimo da virada de nosso glorioso Paysandu. Com tanta qualidade e drible facil eu tenho ate pena se caso seja o nosso maior rival nosso possivel adversario na final do 1º turno.
    Tenho pena sim do tal e chamado cherifão de nome Pedro Paulo que pesado, lento e duro, e que jamais ira conseguir acompanhar nosso serelepe meia que o Paysandu foi buscar no pobre futebol do Rio Grande do Norte, mais que joga muito. E o nosso Fabricio que não foi tão brilhante como quando surgio a 2 anos atraz, mais foi decisivo com sua chegada na pequena area para finalizar de bate-pronto.
    Meritos para a ousadia de nosso futuro tecnico Principe Charles pois que não exitou em por o time para frente…

    abraços!

    Curtir

  8. “Muitos jogadores que foram treinados por ele, foram meus jogadores aqui no meu time e conversava com eles sobre o Charles.”

    Rapaizzzzzzzz tu alem de lambedor de botas, faz parte daquele tipo de boleiro chegado a fofoca..
    “Jogador” se liga.. e para com essa resenha mentirosa.

    Curtir

  9. O jogo foi muito fraco taticamente, mas o paysandú se superou, eu gosto muito do charles guerreiro e na minha opinião eu comparo ele até ao joel santana, um cara simples humilde que levanta o moral de time que está em baixa e ele é assim, ele ja fez isso com o remo anos passados, o time tava uma merda e sem motivação e ele levantou a moral do leão que chegou a final dos dois turnos e infelizmente perdendo os dois nos pênaltis para o paysandú com defesas de ronaldo, o leão amanhã todo o cuidado é pouco pois o mundico vem numa crescente desde que venceu o botafogo, vou torcer por uma rexpa na final é claro, aí clássico é clássico, o melhor vai vencer, e omelhor que seja o leão é claro!! rsrsrs

    Curtir

  10. Grande Harold, pegou legal! Idem Diego Cesar, o mesmo penso do Charles, o único problema que vejo nele é o excesso de humildade. Ele precisa melhorar a postura e ter mais pulso, pois dentro das quatro linhas o Principe conhece tudo. Quanto ao jogo, gostei muito do Tiago, acho que ele vai ser o cara; o Moisés já é o grande nome deste campeonato; Fabrício, só fez o gol; gostei do Alvaro; Achei a zaga insegura e, quanto aos demais, com excessão do Sandro e Fávaro, não passam de meros coadjuvantes. Ainda assim, acredito que este turno já está no papo do PAPÃO, assim como o campeonato.

    Curtir

  11. Só tem um problema com o Charles Guerreiro de treinador. Não ganha nada, nem decisão de turno. Já chegou a várias decisões com Remo, Ananindeua, Paysandu e nunca ganhou nada. Este ano vai ficar mais uma vez a ver navios com o fraco time que tem. O campeão sai do jogo de domingo, onde ambos os times são bastante superiores ao bicolor.

    Curtir

  12. Sérgio, dentro das quatro linhas a gente vê quem é quem. Ser superior a esse time do Papão e do Independente,não é lá grande coisa, concorda?

    Tanto é que esse teu “timaço” teve que contar com seis minutos de acréscimo para empatar com Águia, e o azulão jogando com menos um, e ainda dentro da várzea de Antônio Baena.

    Engraçado que antes do jogo do Papão, nenhum de vcs dizia que o Independente é fraco, até porque naquele jogo contra o Remo, o Galo perdia por 4 a 1 e quase empata o jogo, com o Albertinho se divertindo na zaga de vcs.

    Se não fosse o Andrey acabar aquele jogo rapidinho, a história seria outra…

    Curtir

  13. Claudio, entenda uma coisa, futebol e resultado. Sabes dizer porque Valdir Peres e Serginho foram titulares em 82? No gol, porque tinha a confianca do Tele e no ataque porque o Careca se contundiu. Eram craques? Nao. O Charles precisou de meio tempo para fazer o que o Barbieri nao fez em varios jogos. Dario nao sabia jogar futebol, mas fazia aquilo que pro pe de uva e so um detalhe. Charles nao entende de tatica? Nao sei. Mas foi eficiente. Vai ser campeao? Ainda acho o Remo favorito, mas em futebol tudo e possivel, ate o SR se classificar. O que o Charles deve fazer – se o LOP deixar – e montar um time-base pra serie C e ai sim trazerem um tecnico bom e contratar aos poucos as pecas faltantes e para serem titulares.

    Curtir

  14. Jorge, amigo, não existe de um técnico montar um time, pra outro dar sequência. Estamos falando, gente de futebol PROFISSIONAL.
    – Meu amigo Harold fica aborrecido quando se fala mal de técnicos locais. Desculpe amigo Harold, é apenas a minha opinião. Um conselho de amigo: Fique com a sua opinião. Não vou ligar pra suas ofensas, até porque quem me conhece, sabe da minha Personalidade, não sirvo pra essas coisas. O ALTO padrão de discussão do Blog do nosso Amigo Gerson Nogueira, é muito mais importante. Grande abraço.

    Curtir

  15. Noto que alguns discursos sobre a lebre não são tão apimentados como antes. Parece que a humildade do Joel Santana e Charles servem de simacol para alguns enfermos com medo da morte (receio). Sobre a postagem do Haroldo, note que tem neguinho, sem necessidade que declara que viaja para fora do Brasil, frequenta faculdade, vai assistir jogos no Maracanã e assim por diante, aí lembro que cão que ladra não morde.

    Curtir

    1. Méritos do fotógrafo olho-de-lince Mário Quadros, que mantém um olho na missa, outro no padre. Captou ao longe a protuberante torcedora do Independente e tratou de registrar a cena.

      Curtir

  16. Existe sim Claudio, o Sinomar montou o time pra serie D. Se o Remo trouxer um bom tecnico e contratar os jogadores certos, tera grande chance de subir pra serie C. Se persistir com esse elenco, nao tera chances. Quer exemplo de fora? O Saldanha montou o Brasil e o Zagalo foi tri. O Estevam montou o Botafogo e o Joel foi campeao. Quando eu falo em montar, nao significa que o tecnico seguinte deve repetir o mesmo time; pelo contrario, tem que ter uma base e modificar o que deve ser mudado, inclusive com contratacoes ou mudando esquema ou jogadores, se for o caso.

    Curtir

    1. Diabo é quem duvida, Berlli… rss. Acho que teve neguinho que esqueceu o jogo pra espiar lá pras arquibancadas. Notei a zaga tucuruiense extremamente distraída em alguns momentos…

      Curtir

    2. Levaram a beldade para tirar o foco do LOP, mas, parece que o cara é chegago mesmo, em acarinhar seus pupilos. Zé Algusto que o diga.
      É claro que a estratégia furou.

      Curtir

    1. Tô fora dessa.
      Apesar de respeitar a opinião de todos, a minha, sempre terá a minha assinatura e não a de um colega.
      Entendo que, opinião é individual, sempre. Evidentemente, que as vezes ela desemboca num consenso, mas até lá algumas arestas têm que ser dissolvidas.

      Curtir

  17. GERSON,GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO EU ADQUIRIR A NARRAÇAO DA FINAL DO INTERMUNICIPAL DE 1998 ENTRE PRIMAVERA 1 X 0 SANTA MARIA…SE FOR NECESSARIO PAGAR EU PAGO, POIS FOI UM MARCO NA HISTORIA DO MUNICIPIO DE PRIMAVERA.. AGUARDO RETORNO. OBRIGADO.

    Curtir

Deixe uma resposta