Papão é o melhor do Brasil na Libertadores

Por Marcelo Duarte, do Blog do Curioso

Pronto! Todos os representantes brasileiros na Libertadores deste ano já estrearam. Como vamos falar muito sobre a competição sul-americana nos próximos meses, acho bom você conhecer algumas curiosidades. O São Paulo é o time brasileiro que mais jogou e que mais venceu a competição, três títulos em 15 participações. O Tricolor Paulista jogou, ao todo, seis finais de Libertadores.  Venceu metade. Em participações, o Palmeiras vem logo atrás, com um título em 14 Libertadores disputadas. 

Entre os times que foram campeões, o que está em jejum há mais tempo é o Santos. Desde 1963, quando foi bicampeão, o Peixe não levanta a taça. A propósito, o Santos, de Pelé, e o Flamengo, de Zico, foram as únicas equipes brasileiras que venceram a Libertadores na primeira vez em que disputaram (1962 e 1981).

O melhor aproveitamento de um time brasileiro na história da Libertadores, entretanto, não pertence a nenhum dos campeões. O Paissandu, que disputou apenas a edição de 2003, fica com o posto. Em oito partidas, o Papão venceu cinco, empatou duas e perdeu apenas uma, para o Boca Juniors (que seria campeão) — incríveis 70,83%.

Aliás, não é à toa que os cinco brasileiros ficaram felizes porque o Boca Juniors, da Argentina, não se classificou para a Libertadores em 2010. Hexacampeões da América, os hermanos têm a mania de eliminar brasileiros pelo caminho dos títulos. Fez isso nas seis vezes em que levantou o caneco (Cruzeiro, 1977; Atlético Mineiro, 1978; Palmeiras, 2000; Vasco e Palmeiras, 2001; Paysandu e Santos 2003; Grêmio, 2007).

Oito times jogaram a Libertadores uma única vez. O primeiro foi o Bangu, em 1986; o mais recente foi o Paraná, em 2007. Completam a lista Criciúma (1992), Goiás (2006), Juventude (2000), Paulista, de Jundiaí-SP (2006), Paissandu (2003) e Santo André (2005).

64 comentários em “Papão é o melhor do Brasil na Libertadores

  1. Parabéns ao Paysandu e seus torcedores(minha familia, quase toda.), que sempre estão comemorando Títulos nacionais e grandes feitos.Nós (eu não) aqui no Remo, ainda estamos, apenas, nos contentando com Simples Vitórias e títulos Regionais.Uma Pena. Valeu Papão.

    Curtir

  2. Depois os torcedores da FEB (fraqueza excluída do brasileiro) entre os quais lembro Cássio de Andrade, Soeiro, FALCONI, Jerônimo e Diego, ficam a dizer que eu (nós) bicolor(es) somos chinfrim. Cláudio, você eu não comparo, separo, porque tiro o chapéu para quem sabe distinguir as diferenças e discuti futebol com base e bom conhecimento, justificando seus pontos de vistas. Pelos torcedores sensatos do Remo eu torço para que seu clube cresça, o resto eu levo no sarro. E viva o Papão o Maior do Norte. Permita-me Caxiado, mas não quero inveja nem ciúmes.

    Curtir

  3. Gerson, por incrível que pareça, hoje estou completando 45 anos (26/02/1965) e, até hoje, não consegui vibrar com um título Nacional do Remo, que mereça realmente uma vibração. Se Deus me desse a oportunidade de pedir um Presente, pediria um Gerente de Futebol, que entendesse, o Óbvio, de Futebol e planejamento de um clube, visando no mínimo 3 anos à frente. A torcida do Paysandu, merece estar comemorando, mas também merecia estar comemorando, a Torcida do Remo, pois as duas são merecedoras de grandes conquistas. Quem sabe um dia esse sonho não vira realidade. Hoje, Gerson, já não sirvo pra ser bobo, até porque já me enganaram muito com simples vitórias e títulos Regionais, nossa, como vibrei. Não caio mais nessa. Queremos títulos que nos dêem prestígio Nacional, JÁ. Deus me deu um dom de conhecer Futebol e de planejamento para um time de Futebol, por isso vejo tudo errado no Remo e, não visualiso essas grandes conquistas, pelo menos daqui a 2 anos, a continuar essa diretoria de Futebol, que aí está. Falando em Bicolores, tá chegando 3, agora aqui em casa, Gerson: Mãe, Irmão e Irmã. Lá vem confusão. rsrsrsr

    Curtir

  4. Cláudio, parabéns pela data e pela família que você tem. Curta esse dia como mais um título conquistado na sua vida, estando entre nós e com saúde, com a graça de Deus, a busca pelos objetivos sempre estarão em condições favoráveis. Você é um super campeão e talvez não tenha dado conta disso. Sinceros votos de muitas felicidades. BERLLI.

    Curtir

  5. Ah… esse museu de grandes novidades!… Isso já faz quase dez anos e de lá pra cá o paissandu só fez afundar, a exemplo do São Caetano.
    Que vantagem há nisso?
    Inveja eu tenho do Goiás, Atlético-PR e Figueirense, que até pouco tempo atrás concorriam conosco e hoje são instituições altamente estruturadas e competitivas e nos deixam no chinelo.
    Esse correspondente local da Placar é um profissional(?) ridículo. Um torcedor apaixonado que vive enviando matérias enaltecendo feitos bicolores.
    No entanto, quando a CBF ameaçou punir o Clube do Remo caso ele entrasse na justiça comum exigindo seu direito de acesso à Série A de 2001, essa imitação de jornalista abastecia a decadente revista com matérias denegrindo a imagem do futebol paraense.

    Curtir

      1. Agora, sim, o debate está extremamente enriquecido, pois esse comentário agregou muita sabedoria à discussão !!! Vai te criar, pirralho !!!

        Curtir

    1. Soeiro,
      Não sei o motivo, mas o Claudio confundiu a si próprio. Agora, perdeu a identidade clubista, nao conseguindo mais se situar.
      Eu como bom colega posso indicá-lo, Claudo, aos bicolores, já que como azulino, você é um excelente bicolor.

      Curtir

    1. Carlos o ” felômenu” tentou estende as fronteira do Gurupi até o Turiaçú, mas como de praxe, levou o farelo!!..rsrsr!

      Acho que já se acostumaram!…rsrsr!

      Curtir

      1. E por falar em farelo vocês serão o próprio.
        O porco vem aí e no chiqueiro vai humilhar!
        Paysandu, devorado em seu chqueiro pelo porco exótico à região amazônica. Farelo deles poco!

        Curtir

      1. O Ganso será pego pelo bico!
        O Robinho, compraremos uma bicicleta pra ele, junto com uma chupeta!
        O Neymar…nem vai jogar. Carak rimou!

        Curtir

  6. O inimigo mais fraco e fácil de ser vencido é aquele que não reconhece o valor do adversário !

    Falar que o PSC é o maior vencedor do norte é chover no molhado, contra fatos não hão argumentos…

    A inveja cega e impede de prosperar …
    (Deve estar pensando ao ler este comentário .. INVEJA EU ??? rapaz eu já fui campeão da SERIE “C” (??!?!?!?!?) e em 19elavaibolinha disputei um tornei na frança… ahuhuahuahuahua)

    Curtir

  7. Inveja tem quem tentou patentear a marca “Clube do Remo”… Essa, pra mim, é a maior demonstração de imbecilidade explícita da história do futebol mundial.

    Curtir

  8. Fato é que futebol é farra e momento!… E não existe “meia-alegria” (que o digam os botafoguenses em relação aos vascaínos), e como tenho infindáveis vitórias sobre as bicholetes, estou inúmeras farras à frente… Hehehe.

    Curtir

  9. Ô do BloG do Curioso. Não abasta só ter curiosidade para informar, tem que haver coerência para tal, ainda que tenha caráter tendencioso nesse contexto.
    A manchete diz: Papão é o melhor do Brasil na Libertadores. E, em seguida, desmente a sua própria manchete com a seguinte informação, aliás, que esta, não é segredo para o mundo, de que: O São Paulo é o recordista em títulos dessa competição (Libertadores), na qual venceu a metade das finais que disputou.
    Seguindo o delírio, diz que o melhor aproveitamento é do Paysandu e não daquele que já ganhou 3 títulos, ao passo que o bicola paraense apenas participou uma única vez.
    Realmente o mundo está ficando do avesso, precisam avisar os clubes que hoje, disputam a Libertadores que, ser campeão desta competição não vale nada, eles, apenas têm que participar para, aí, sim, ser os melhores. Será que a moda pega?
    Galera bicolor, comemorar a participação na Libertadores foi uma obrigação pelo feito do bicola, mas cair na informação de que o Paysandu é o melhor da Libertadores, no mínimo, é pouco inteligente.

    Curtir

  10. Ai, ai, ai, mas um motivo para começar bem essa sexta.
    Tentei comprar essa Placar de fevereiro, mas simplesmente esgotou.
    Tenho só a matéria escaneada que me foi enviada por um amigo.
    Quem quiser é só pédir que eu mando.
    Sds sempre bicolores.

    Curtir

  11. FALCONI! Sei que dói nos fanáticos. A materia foco clubes brasileiros, não havendo desmentidos. Outra o peixe, ainda não é certeza, muito provável é verdade. Farelo já levou a sede campestre e agora o foco da dengue. Segura as pontas que na próxima leva vai o clube.

    Curtir

  12. Esse feito da Libertadores foi, sem dúvidas, inesquecível, mas cair na esparrela de se vangloriar disto é ridículo, se levarmos em consideração a situação atual.

    Eu, particularmente, só vou voltar a ver graça num título estadual ou numa vitória em rexPA depois que o Paysandú, no mínimo, voltar pra série B.

    Antes disto é bobagem, e muita!

    Curtir

    1. Berlli, esse recalque é conhecido, e é por isso q eles dão tanto importância para tabus, torneios de verão, etc. Já escutei de um amigo remoso que era melhor ter ganhado um rexpa do que ter participado da série D ano passado, é o cúmulo. E pessoas como Caxiados e seus ranking´s fazem isso com muitos torcedores, que se contentam só com isso mesmo.

      O que acontece é que, pelo menos pra mim em relação ao Papão, esse papo de vira e mexe surgir uma notícia dessas serve pra que os da nossa diretoria deitem em berço esplêndido e achem que, pelos feitos do passado, dá pra ir levando o presente com a barriga, como vez ou outra o aLOPrado fala que na “administração dele” o Paysandú foi campeão estadual e voltou pra Copa BR.

      Que se f… isso se o time continua na Série C.

      Eu particularmente não aguento mais ver o Paysandú nessa merda de série C, e por isso essas glórias ai já perderam a graça faz tempo.

      Curtir

    2. Terra chamando Berlli, Terra chamando Berlli.
      Berlli, cai na real, colega. Ei, estamos em 2010, ano em que o teu time se arrasta clamando por misericordia de forças ocultas.
      2010 é o ano em que o Paysandu está D-, e se o fungar do LOP for um pouquinho mais intenso, pode-se dizer que: era uma vez o Paysandu. E a participação na Libertadores será a única coisa que terão para alegrar-se, se bem que hoje, já passou a ser, não é?

      Curtir

  13. Meu caro Berli não sou essa pessoa que fala aqui, e vc não tem autoridade pra isso!! nunca disse que o paysandú não tem uma bela história, e também não fico se desfazendo do time de vcs, apenas vivo o presente e falo coisas “verdades” diferente de vc, o paysandú é um time de massa e nunca neguei ganhou os melhores títulos é claro que ganhou, mais isso é passado, aqui a gente discute o presente, e vc escreve muita lorota a respeito do presente, respeito o paysandu e sua torcida e não sou torcedor “doente” ao ponto de não ver as coisas, parabéns ao paysandú que engrandeceu por um dia o nosso futebol, mas precisa se erguer assim como o remo, pois o paysandú está na situação que tá hoje e ainda tem torcedor como vc Berli que escreve muita lorota a respeito do Remo, viva o presente!!!

    Curtir

  14. Claudio,
    Apesar de você fazer parte da torcida rival, nada impede de lhe desejar: saúde, felicidades, sucesso naquilo que pleneja.
    E sempre tenha em mente o seguinte: as boas qualidades humanas – sincerida, honestidade e um bom coração, não podem ser compradas com dinheiro nem produzidas por máquinas.
    Essa é a mensagem deste humilde colega de BloG.
    Sucesso a você e a todos que o cercam.

    Curtir

  15. Sylvio. Tens razão, mas quem lembra mais destas conquistas que nós são os torcedores do Remo, este Soeiro então! Agora é gostoso prosear com argumentos de sobra. Entendeu?

    Curtir

  16. Caros azulinos com o coração corroído pela inveja e o despeito: ao invés de ficarem expelindo mágoa e rancor contra nós, por que vcs não vão cobrar algo melhor do clube de vcs, como bem faz o Cláudio?

    Alguém disse que não temos que comemorar esse feito, temos sim, sempre. Enquanto não houver ninguém do Norte e Nordeste que supere o grande Papão, a glória será sempre nossa!

    Mordam-se de INVEJA!

    Curtir

  17. Hehehe… Sou sim, bem informado. E me basta a farra de uma vitória no presente.
    Até na marchinha que chamam de hino citam o Leão. Isto sim, é reconhecer valor. Enquanto nós, simplesmente dizemos que não temos rival.
    Sorry…

    Curtir

    1. Berlli,
      Sei que sua provocação está direcionada ao colega: Soeiro.
      Mas, mate a minha curiosidade, por genteleza. Você ambiciona Poder? Ou melhor, o seu estilo de comando é baseado no poder?

      Curtir

    1. O que é isso, camarada.
      Ter raiva, em pleno 2010?
      Vocês foram goleados, humilhados e, seviram de piadas para os argentinos e me aparece você dizendo que sentimos raiva?
      Como podemos ter raiva, se tem pessoas como você, para nos fazer rir? kkkkkk

      Curtir

      1. Não lembre de ter visto rosto de argentino feliz na televião lá em Bueno Aires (bomboneira)..!!

        SE tu viste eu até compreende, remista vê até chife em cabeça de cavalo!!!..heheh!

        Curtir

  18. Realmente o Paysandu fez um feito, que vai levar muitos anos prá ser batido, principalmente por times do Norte e Nordeste, valeu Papão, time de campeões!!

    Curtir

  19. Falconi.
    vocês nunca nos fizeram rir, nunca foram goleados e tambem nunca vão disputar uma libertadores e tem que se conformar com a copa ferreirinha porque nem serie vocês tem.

    Curtir

  20. O importante é que vocês são fregueses!… Esteja o Leão na crise que estiver, vocês não são páreo. Já bebi muuuuita cerveja às custas de vocês!… Hehehe.

    Curtir

  21. Em resposta ao caro Berlli:
    Não desejo, não almejo, nem vislumbro “poder”.
    Futebol é somente show business, véio!
    Só quero zoar e farrear!!… Vai numa cervejinha?… Pago a primeira.

    Curtir

  22. FALCONI e Soeiro. Estamos falando de futebol. Esse poder que eu citei, não está relacionado a força. Não coloquem chifre na cabeça da leoa. Obrigado pelo convite Soeiro, tome todas sem amassar as latas.

    Curtir

  23. Gerson, Tavernard e todos os Amigos do Blog, desculpe, só agora, estar agradecendo pelas felicitações, pela passagem de meu aniversário. Todo esse carinho de vcs, só vem confirmar, que somos hoje, uma familia unida, em prol de sempre estar alavancando o Blog do nosso amigo e irmão Gerson Nogueira. Não tenho mais pala vras pra agradecer. Obrigado a todos. Ontem tomei todas e mais um pouquinho.rsrsr

    Curtir

Deixe uma resposta