Para fórum, Lula é Estadista Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu “reinventar o mundo e as instituições”, porque está convencido de que “outro mundo é possível”. As declarações estavam em discurso lido em nome do presidente pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que agraciou Lula com o prêmio ao Estadista Global, o primeiro dessa categoria. A frase “outro mundo é possível” é slogan do Fórum Social Mundial, que nasceu como um contraponto ao evento de Davos. Com o prêmio, os organizadores do Fórum quiseram elogiar os oito anos de mandato de Lula, que terminam em 2010, e a liderança que teve no mundo. O presidente, que teve que permanecer no Brasil por ordens médicas após sofrer uma crise de hipertensão, agradeceu a homenagem e a assumiu como um prêmio entregue em conjunto ao País, que, segundo ele, mostrou ao mundo que é possível crescer e melhorar “de outra maneira”.

Por isso, defendeu ser criativo e reinventar o estabelecido. “É o momento de reinventar o mundo e as instituições. O mundo perdeu a capacidade de criar e sonhar, e devemos recuperá-la”, afirmou. E uma das principais formas para conseguir isso, segundo Lula, é “estabelecer regulações claras para evitar riscos absurdos que nos levem a outra crise”. Lula está convencido de que, apesar da tempestade econômica e financeira que castigou o mundo no ano passado, nada de profundo foi feito para modificar as estruturas estabelecidas, por isso fez uma chamada à ação, à mudança e à regulação. “No ano passado, vimos onde a especulação financeira pode nos levar. Quantas crises serão necessárias para que mudemos? Quantas hecatombes têm que ocorrer para que decidamos fazer o correto?”, disse.

A capacidade de liderança de Lula foi destacada pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que foi o encarregado de entregar o prêmio. “Seu caminho de uma infância de pobreza até se tornar um estadista respeitado no mundo todo é destacável e deve inspirar a todos, porque, além disso, fez isso com sua luta contra as desigualdades de seu país e do mundo”, afirmou Annan. (Da AP, repassado pelo baluarte Hélio Mairata)

Cabra bom esse metalúrgico. Vou te dizer…

5 comentários em “Para fórum, Lula é Estadista Global

Deixe uma resposta