Coluna: O esperneio cruzmaltino

A Tuna, que por alguns instantes sentiu o gostinho da classificação, acabou perdendo a vaga no G-4 e resolveu buscar direitos no tapetão. Vai entrar com recurso contra a participação do Cametá, que só disputou a presente etapa do campeonato depois que o Pinheirense abriu mão da vaga. Convidado pela Federação Paraense de Futebol, que ignorou o Estatuto do Torcedor (que proíbe o convite a clubes como critério de acesso), o time da Terra dos Romualdos entrou na disputa. Muito bem, por sinal, pois conquistou o primeiro lugar geral, com todos os méritos, dentro de campo. 
Apesar dos lances emocionantes da rodada final, com três times brigando pela classificação e outros três tentando evitar o rebaixamento, o Parazão encerra sua primeira fase sob o signo da discórdia, que pode levar a um impasse, caso o Tribunal de Justiça Desportiva decida em favor da Tuna. Caso o resultado seja mantido no tapetão, a questão também não se esgota e é provável que tenha desdobramentos na fase principal.
Na hipótese de se considerar prejudicado, não representaria nenhuma surpresa se um dos oito clubes disputantes decidisse reapresentar a queixa tunante, através até de um torcedor, questionando a presença do Cametá na competição.
A verdade é que a preocupação em substituir o Pinheirense não levou em conta eventuais implicações jurídicas. O presidente da FPF chegou a argumentar que a opção pelo Cametá contemplou critérios técnicos, mas o fato é que falou mais alto a necessidade econômica de completar o número previsto de 10 equipes, isso para não falar dos interesses políticos em ano de eleição para a presidência da FPF.
O procedimento correto seria a não inclusão de nenhum outro time no torneio, que deveria ter sido disputado por nove participantes. Ao mesmo tempo, apesar de algumas manifestações tímidas, é preciso considerar que os clubes aceitaram passivamente a decisão da FPF.
O protesto tardio da Tuna, embora legalmente cabível, soa como um ato desesperado de derrotado. Fica a forte impressão de que os cruzmaltinos só estão esperneando porque não se classificaram. E vem a dúvida pertinente: se o Ananindeua tropeçasse no Vila Rica, dando-lhe a vaga tão sonhada, a Lusa faria algum protesto na esfera judicial?    
 
 
Além do Cametá, vencedor desta etapa com 21 pontos ganhos, merecem aplausos o Ananindeua, que arrancou vitória dramática em Santa Izabel, e o Santa Rosa, responsável por uma eficiente campanha de recuperação. Os dois times não começaram bem na disputa e estiveram ameaçados até o último instante.
Já o Independente, que liderou quase toda a disputa, termina em quarto lugar e demonstrando ter perdido o gás inicial. Precisará se recompor de imediato, buscando reforços, para não dar vexame no banquete principal.  

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 21)

19 comentários em “Coluna: O esperneio cruzmaltino

  1. Com todo o respeito aos Tunantes! Vão, plantar batatas. Criem vergonha na cara, com um elenco ridículo deste ano, foram humilhados dentro de campo. Agora querem a vaga fora dele? Ah, passa amanhã!

    Curtir

  2. Gerson, até para não ficar na especulação, pois sou leigo no assunto, estou aguardando um pronunciamento, a respeito desse caso da Tuna, do Dr. Hamilton Gualberto, hoje, para só mais tarde, poder falar alguma coisa a respeito. Pelo lado do Futebol, antes de começar o Campeonato, falei que: O que a Tuna está fazendo(cooperativa), só tinha visto em time de pelada. Não poderia dar em outra coisa. Quem, antes do campeonato fica brincando de contratar(viu Abelardo e Alencar), depois fica com cara de bobo, querendo entrar pela janela e dando justificativa furada. Competência é o que mostrou o Arthur no Cametá. Aliás, clubes do Pará, guardem esses nomes de Técnicos para a segundinha 2010: Técnico Português( mostrou competência na formação de elenco do Santa Rosa, penso que se derem a ele um pouco de condições(que o Vila não deu), pode perfeitamente fazer um excelente trabalho.Aliás, se fosse o Santa Rosa, premiaria o Mariozinho e, traria de volta o Português, que foi quem montou esse time e com muita competência. Arthur, Samuel, Valtinho. Isso é só pra quem quer subir, se não, continuem com: Lucena, Fernando Carioca, Flávio Goiano, Mariozinho(se pegar um clube pra montar, não consegue levar), Gatinho(ui)…… . Agora, não confundam, é só para times medianos, por favor. Apesar de pensar que, se rodar mais, Arthur ainda vai dar alegrias, e muitas, ao Torcedor Azulino.

    Curtir

  3. Gérson, e se ganhar o recurso que será impetrado hoje, perde a vaga por saldo de gol para o Castanhal, tudo de acordo com § 4° do art. 10° do Estatuto do Torcedor, veja o que diz o tal parágrafo: “Serão desconsideradas as partidas disputadas pela entidade de prática desportiva(Cametá) que não tenham atendido ao critério técnico previamente definido, inclusive para efeito de pontuação na competição.” Ou seja, o Castanhal entraria após os devidos descontos( 1 ponto retirado da Tuna e nenhum do Castanhal) pois a Tuna empatou e o Castanhal perdeu p/ o Cametá. Veja o que o Nunes e sua turma arrumaram! E digo mais, quem recorrer ao STJD, caso perca aqui no nosso TJD, tem imensa chance de vencer. Apesar de muitos acharem que esta lei não pegou. Ledo engano!

    Curtir

  4. Olha gajo, nem batata nasce naquela relva, como cruzmaltino sinto o petardo, mas a culpa disso tudo e’ do amadorismo praticado em massa nos ultimos anos dentro da Tuna.
    gente sem nenhuma capacidade foi posta ali para ocupar o cargo de presidente e ai da’ nisso.

    Curtir

  5. Gerson, a era do Tapetão acabou depois que as torres gemeas cairam…eu sinceramente nao acredito que a Tuna consiga sua vaga no TJD…é triste mais a Aguia guerreira perdeu muito espaço para os times de menores porte, como Cametá, Sao Raimundo, Aguia de Marabá, Ananindeua, etc…

    Curtir

  6. Gerson, eis o posicionamento do Dr. Hamilton, quanto ao caso da Tuna:

    Dr. Hamilton Gualberto, tenho visto e escutado muita gente dando como certa a> classificação da Tuna, por o Cametá ter sido incluso no campeonato deste ano, no> lugar do Pinheirense(que desistiu). O grande problema é que essas pessoas, são> leigas no assunto, por isso, gostaria de saber qual a opinião, de quem realmente> entende do riscado e, que na minha opinião é o melhor advogado dessas bandas do> Brasil. Desculpe se lhe incomodo com esses temas, mas sempre gosto de procurar a> pessoa certa para tirar dúvidas, a ter que ficar especulando(sem puxa saquismo.> É verdadeiro mesmo). Grande abraço.>> Cláudio Santos – Técnico do Columbia de Val de Cans.

    De: gualbert@amazon.com.br
    Enviada: segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 14:55:23
    Para: claudio santos (claudio251915@hotmail.com)

    Cláudio: na verdade está tudo errado no campeonato. Os índios, por exemplo, nãotêm personalidade jurídica para assinar contrato de trabalho. Mesmo assim,participaram do campeonato. E se o time deles fosse classificado, como ficaria?Firmaram um convênio e estavam agrupados a outro clube, o que dá no mesmo.Quanto ao Cametá, obviamente que a FPF não poderia “convidar” nenhum clube, mais a Assebléia Geral, da qual a Tuna fez parte, referendou a participação doCametá, tornando-a legítima. E agora? Entendo que há dois enfoques: um ético e outro jurídico. Nesse último, a Tuna tem razão, mas há um princípio em Direito que diz que a nulidade não aproveita a quem lhe deu causa e que ninguém poderá tirar proveito de sua própria torpeza. Vai haver desdobramentos. Toda a fase deverá ser anulada e começar tudo de novo. E agora?SaudaçõesHAMILTON GUALBERTO >

    Curtir

  7. Se a propora Tuna concordou, ja era, esquecam. Qunto aos tecnicos, a dupla da capital, e melhor ir de Sinomar, do que partir pra um desconhecido para o futebol local, que vai trazer 10 caras que nunca jogaram por aqui. Quer trazer tecnico de fora? Que pelo menos assista a segundinha e garimpe atletas do interior e das categorias de base. Qundo chegar, depois do ano novo, sera tarde, pelo menos pro Parazao. Serie C e outra historia, mas se levar o farelo no classico, adeus.

    Curtir

  8. Cláudio,
    Respeito a avaliação do Hamilton, mas o entendimento do nosso Ricardo Camarão, que é assíduo frequentador/colaborador do blog, é ligeiramente diferente. Segundo ele, em mensagem enviada pela manhã, serão anulados todos os jogos do Cametá, mas não necessariamente haverá repetição da competição. O mais provável é que, descontados os pontos do Cametá, o Castanhal entre no G-4, pois perdeu para o time de Artur e vai levar vantagem sobre a Tuna no critério de desempate. O certo é que estamos diante de um imbróglio que terá consequencias na fase principal do Parazão. Qualquer clube que, eventualmente, se julgar prejudicado irá buscar a anulação da competição por vício de origem. Pode anotar. Desta vez, o coronel arranjou sarna pra se coçar.

    Curtir

  9. Desculpe, Gerson, mas até porque não é apenas uma avaliação de um desportista e, sim, do melhor advogado em causas esportivas, do Pará(dito inclusive por boa parte de vcs da Imprensa). Respeito todas as opiniões, mas sempre vou me basear, por quem penso ser a pessoa abalizada pra falar de determinado assunto. Desculpe, é assim que penso.

    Curtir

  10. Gerson, como diz o Hamilton Gualberto, se na Assembleia Geral a Tuna referendou a participacao do Cametá, naum tem pq o chororo agora…uma coisa o Claudio tem razao : Desde o inicio ele dizia que esse negocio de van, digo, de cooperativa naum ia dar certo..como nao deu mesmo…e tem mais : hj em um jornal o Lucena diz que nao pode Amapá ter um campeonato com 10 equipes e o Pará com 8…vai ver ele nao sabe que para Macapá ter um com 10 participantes, muitos times importam jogadores daqui…se fossem depender só de jogador de lah seria menos de seis clubes disputando o Amapaense 2009.

    Curtir

  11. O grande problema Edmundo é que o Lucena vê Futebol Profissional, como se fosse de Pelada, por isso fala tantas besteiras. Quem sabe não seja, para encobrir sua incompetência, por não ter classificado a Tuna para o Parazão 2010, tendo feito 7 dos 9 jogos disputados, em casa?

    Curtir

  12. Acho que a culpa nao e do Lucena, mas dos dirigentes cruzmaultinos, que sao amadores. Lucena e bom pra garimpar garotada, no maximo. Mas como a Lusa nao tem verba, tambem nao da pra querer muito. E os portugas bem que podiam se reunir e levantar a aguia, né?

    Curtir

  13. Meu caro Harold Lisboa;
    Tô te devendo este pedido de desculpa, afinal, por equívoco não especifiquei o foco quando da minha crítica sobre a Tuna. Ao ler Tunantes, por genteleza entenda: dirigentes tunantes! Este é o real sentido.
    Espero que possas me desculpar pelo equívoco.

    Curtir

  14. À certa altura, a Coluna refere que o Coronel teria justificado a participação do Cametá no campeonato por um suposto índice técnico. A propósito, me ocorreu um questionamento: Considerando que o Pinheirense desistiu, sendo o Cametá o terceiro colocado na Segundinha não teria Ele (o Cametá) o direito de disputar o campeonato no lugar da agremiação desistente? Afinal, o que o Estatuto do Torcedor proíbe é que ao convidar um determinado Clube, a Federação venha a preterir um outro que ostente melhor índice técnico.
    Agora, se o convite ao Cametá for mesmo considerado irregular, com todo respeito ao parecer do Dr. Hamilton Gualberto, quero crer, junto com o Ricardo Camarão, que em observância ao expressamente disposto no Estatuto do Torcedor, art. 10, §4º, o procedimento a adotar é desconsiderar as partidas disputadas pela equipe convidada irregularmente, inclusive para efeito de pontuação, caso em que a agremiação contemplada será mesmo o Castanhal e não a Tuna.

    Curtir

  15. Sem problemas, Cláudio. Como já disse repetidas vezes aqui, não discuto opinião. E penso como o Ricardo Camarão, quanto à anulação dos resultados que envolvem o Cametá. Mas, lá no fundo, conhecendo um pouco da malandragem dos bastidores, duvido que vá acontecer alguma coisa. O Cametá segue na competição.

    Curtir

  16. é verdade, Claudio…isso se chama transferencia de responsabilidade….ele quer jogar pra FPF a culpa de não conseguir classificar a Elite do Norte…e olha que ele tinha uma boa equipe no aspecto tecnico…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s