Copa 2014: sinais de maracutaia no Amazonas

Da ESPN

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Amazonas recomendaram ao governo estadual, nesta quinta-feira, que anule o procedimento de pré-qualificação de empresas para a construção da Arena Amazônia, complexo esportivo que será construído como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014 e que substituíra o estádio Vivaldo Lima. A anulação, segundo os órgãos, deve ser feita por conta de diversas irregularidades encontradas no edital que impediriam o caráter competitivo da licitação. Entre elas, estão a exigência de valores mínimos de faturamento anterior e a limitação de tempo para as comprovações de experiência, além da proibição de participação de consórcio.

Para o Ministério Público Federal, as exigências de valores mínimos de faturamento anterior e de limitação de tempo para comprovações de experiência são ilegais e atentam contra o princípio da livre concorrência, restringindo o caráter competitivo do procedimento licitatório. Das 14 empresas que adquiriram o edital, apenas três – Construtora Andrade Gutierrez S/A, Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A e Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção S/A – participaram da pré-qualificação. A reportagem procurou a assessoria do governo estadual para comentar sobre a recomendação, mas não obteve retorno.

Já começou…

15 comentários em “Copa 2014: sinais de maracutaia no Amazonas

  1. Dias depois (poucos) da escolha de Manaus para jogos da Copa do Mundo, falou-se na existencia de projeto e valores para construção da sede do orgão ordenador da competição. Deu margem a comentários sobre o conhecimento antecipado da escolha. Não se sabe. Mas sabe-se que esse tipo de empreendimento ou melhor, despeza, fazem a alegria das grandes construtoras brasileiras. O noticiário será farto como foi a respeito da Vila Olimpica do Rio de Janeiro.

    Curtir

  2. Um dentre os vários motivos escusos que levaram a sub-sede da Copa, do Pará para o Amazonas, foi exatamente a necessidade de ali se construir um estádio dentro das tais especificações da FIFA, exatamente porque abriria oportunidade para que acontecesse isso que os MP’s estão tentando evitar. E olhe que aqui, mesmo sendo o Mangueirão o que, de fato, é, as adaptações impostas pela FIFA ainda demandariam uns quantos pares de milhões de reais. Mas, é que construir um estádio novo rende muito mais…

    Curtir

  3. De não esquecer, caro Tavernard, que da alegria gerada pela despesa a qual voce se refere, não participam apenas as construtoras, pois, segundo os MP’s, a tentativa de branqueamento da operação foi implementada já na elaboração do próprio Edital da licitação.

    Curtir

  4. Já começou e faz tempo…Daqui ha pouco um certo defensor da moral, lá de Manaus, tucano como ele só, abre o bocaum ou será que tambem recebe os dez por cento ?

    Curtir

  5. Tenho a convicção, amigo Tavernard, alicerçada em informações de pessoas que respeito muito, que a decisão final por Manaus como subsede da Copa teve mais a ver com o valor previsto para a construção de um novo estádio. Situação muito mais vantajosa para empreiteiros e construtoras do que a simples reforma de um estádio já pronto, como é o caso do nosso Mangueirão.

    Curtir

  6. Meu caro Edmundo;
    O ”líder“ do PSDB, o senador Arthur Virgílio, tenta se sobressair como o mais implacável antagônico do atual governo (PT) e, em alguns momentos, pessoal, do Sr Luiz Inácio Lula da Silva, que, inclusive já recebeu desse senador até ameaças físicas, lançada da tribuna do Senado.
    Virgílio inflama o discurso da ética absoluta no curso da política. A quem não o conhece tentar inserir o que não passa de um bom pensamento, mas que na prática é divergente de sua postura, que é o de não admitir o uso de ”dinheiro não contabilizado“. Inarredável na suposta defesa dos melhores princípios, ele, hoje, apenas observa de longe, aquele rigor ético ser deteriorado, não fica de pé um segundo diante de tantas discrepâncias entre as suas intenções e suas ações. Após um reflexo relâmpago, sobre o Sr Arthur Virgílio, a ele, pode-se dizer: Quando se busca a defesa atacando os outros, estão assumindo que também compartilham da mesma prática. E neste quesito, o senador baré é um ”Mestre“ e não seria diferente, teve como professor o ”Doutor“ FHC.
    E é lógico que sobre a questão dos desvios de recursos que ocorrerão no Projeto Manaus 2014, ele com toda a maestria estará, dentro. O cara parece que aderiu em sua ingesta o abiu, de manhã, tarde e noite. Tá caladinho, se comprometeu até a alma e com as eleições aportando o chifre queima.

    Curtir

  7. Atualmente o Senador amazonente em questão, ex praticante de jiu jitsu, não está mais em condições de continuar hipocritamente pregando a moral e a ética. É que, neste particular, ele foi inexoravelmente “finalizado”, com transmissão, ao vivo e a cores, para todo o Brasil pela TV Senado, em recente combate travado em Sessão Plenária, com o Senador Renan Calheiros, adversário igualmente doutor nas ciências do “dinheiro não contabilizado” e outras latro-habilidades. Foi durante a chamada “Crise Sarney”, finda a qual, em torno de uma enorme pizza, todos restaram salvos, menos o Brasil, mas, este, ficou com o prêmio de consolação de não ter que ficar escutando (pelo menos por algum tempo) o discurso mentiroso do “lider” amazonense.

    Curtir

  8. Já começou a bandalheira, por estas e outras que eu não confio mais nesses negócios que metem políticos no meio, é uma maracutaia que envolve muito dinheiro e no meio vem esses empreiteiros, que só visam lucro, uma pena, por nós perdemos a nossa vaga para Manaus.

    Curtir

  9. Nao e uma pena, foi bom. Nao temos zona franca e competimos com Manaus, nao temos aliados poderosos, mas incomodamos. A Copa criaria ilusoes, sem ela estamos na real. Claro que investimento e sempre bom, mas neste caso creio que foi bom, para que pudessemos perceber que, mesmo sem a Copa, sobreviveremos. Alem disso, nao havera recursos para serem desviados.

    Curtir

  10. Alguns dos senhores tinham dúvidas sobre esses episídios?

    Vai ter roubo, e muito e no Brasil todo!!

    Interessante as concorrentes:

    Camargo Correia, Andrade Gutierrez e Odebrecht.

    Sempre elas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s