O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou em Copenhague que processos “injustos” da cúpula da ONU sobre mudança climática (COP-15) provocaram as críticas dos países em desenvolvimento, e que isso é um “reflexo da ditadura imperialista mundial”. Expressou sua solidariedade com os ativistas das ONG que ficaram fora do Bella Center, sede da conferência e repetiu um de seus lemas: “não mudeis o clima, mudai o sistema”. Defendeu que “só com o socialismo é possível salvar o planeta e obter justiça”. O presidente venezuelano afirmou que o capitalismo “é o caminho para o inferno e à destruição do mundo”.
O presidente venezuelano declarou que não ficará “de braços cruzados” enquanto o capitalismo acaba com o planeta e estimulou o combate a esse modelo econômico ou, caso contrário, o ser humano desaparecerá. Chávez denunciou que “os países ricos estão destruindo o planeta e afirmou que se o clima fosse um banco” os governos industrializados “já o teriam salvado”.
O presidente venezuelano destacou que 7% dos cidadãos do mundo geram a metade das emissões poluentes e sustentou que “não se pode pôr no mesmo nível” a China e os EUA, apesar de seus níveis de emissões serem similares, dado que o primeiro país tem uma população cinco vezes superior ao do segundo. (Do Folhaonline)
É meio maluco, mas diz algumas verdades. Esta sacada de comparar o clima aos bancos foi sensacional. Coisa de craque.
Meio, Gerson? E a outra metade? So falta a camisa-de-forca. O Rei Juan Carlos nao estava la para proninciar a celebre frase? A frase e genial, diretamente proporcional a loucura; alias, muitos debeis, contraditoriamente, sao geniais.
CurtirCurtir
Gérson, ele deviria substituir o outro, o Bolaños, na série humorística da TV. Pena que não é mais gravada, mas tem o Zorra Total e o Show do Tom.
CurtirCurtir
Só falta o nariz de palhaco nesse cidadao!
CurtirCurtir
Polêmico como sempre, falou ao mundo uma verdade que ninguém quer ouvir. Principalmente as grandes potências.
De louco, todo mundo tem um pouco.
CurtirCurtir
Disse uma verdade que poderia ser discutida.
CurtirCurtir
É uma verdade que tanto pode como deve ser discutida, aliás, que não só descutir e sim levar a cabo ações que busuqem mitigar os efeitos maléficos ao ecossistema como um tudo.
CurtirCurtir
Chávez disse o óbvio! Talvez seja tratado como ‘louco” ou “palhaço” devido as ideologias reinantes terem armas poderosas (como certas revistas, certos jornais, certas empresas de comunicação). É um caudilho, só que extremamante verborrágico e bem à esquerda!
CurtirCurtir
A esquerda? Conta outra.
CurtirCurtir
Nesse específico ponto, concordo com Chavez. Outra coisa, não vejo objetividade nenhuma nesses encontros de líderes mundiais. Tudo que é acordado não sai do papel. Na verdade, trata-se sómente de “férias rápidas” dos dirigentes de cada País, com direito aos holofotes da grande mídia internacional. Um faz-de-conta, literalmente. Em 17.12.09, Marabá-PA.
CurtirCurtir