Coluna: A força da confiança

Motivação é quase tudo em futebol. Só não é o principal combustível porque técnica e talento vêm antes. Só que, às vezes, um time motivado funciona mais que uma equipe de alto padrão técnico. E não há hoje no Brasil nenhum outro grupo que exiba tamanha disposição em busca da vitória que o do Fluminense. Hoje, com a obrigação de superar a LDU por cinco gols de diferença para conquistar o título sul-americano, esse espírito será novamente posto à prova.
O interessante é que a missão, dificílima e improvável sob todos os pontos de vista, levando em conta o equilíbrio entre os dois adversários, já é vista como plenamente possível pela entusiasmada torcida tricolor. Ao cabo de uma vertiginosa campanha no Brasileiro, na qual saiu da condição de virtualmente rebaixado para a de sobrevivente, o Fluminense dá aos seus torcedores a certeza de que pode alcançar qualquer objetivo.
Como as vitórias funcionam como anabolizante emocional, o time exala otimismo e confiança. Parte para cima dos oponentes com a fúria cega (e até irresponsável) dos invencíveis. Ataca sem parar, e vai vencendo. A última vítima foi o Vitória, atropelado no Maracanã por 4 a 0.
Claro que é preciso considerar que o time baiano já não tinha qualquer ambição, mas não se pode esquecer também que o Fluminense se recuperava da impiedosa goleada sofrida no Equador no primeiro embate da decisão da Copa Sul-Americana.
A confiança em suas próprias forças é o grande fator impulsionador de um time limitado e que tem jogadores verdes demais em posições importantes. Compensa a inexperiência do grupo com duas peças de alto nível: o meia Conca e o centroavante Fred, ambos em grande fase e formando dupla afiadíssima, dentro da melhor tradição arco-e-flecha, que tantas glórias já rendeu às Laranjeiras, desde os tempos da Máquina Tricolor de 1975, com Rivelino e Doval; ou, mais recentemente, com Assis e Washington.
Arrisco dizer, porém, que Conca e Fred não fariam muita diferença se a auto-estima da equipe estivesse destroçada, como no começo do Brasileiro. O segredo está na esperança inabalável, que só o acúmulo de vitórias permite acumular. A ponto de, quase num delírio, acreditar que é possível golear a forte LDU. A essa altura, quem seria louco de duvidar? E se o milagre não ocorrer, apenas a tentativa heróica terá valido a pena.   
 
 
Confirmado. Em parceria com Martinho Carmona e outros baluartes, o ex-presidente Artur Tourinho está assumindo a divisão sub-20 do Paissandu. É a maneira que encontrou de colaborar com a gestão de Luiz Omar Pinheiro. Procurado pelo grupo de grandes bicolores, o atual presidente teve a grandeza de aceitar o oferecimento. A partir de agora, a divisão que é o último degrau na carreira do atleta amador terá tratamento profissionalizado na Curuzu. Não é pouca coisa.
Aliás, o espírito de colaboração visível no Paissandu é o que mais faz falta no maior rival. Essa distinção também transparece no apego dos bicolores à tradição e ao patrimônio do clube, coisa em baixa nos arraiais azulinos. 

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 2)

24 comentários em “Coluna: A força da confiança

  1. Tourinho é político, Carmona é político, LOP é político, Róbson idem, Vandick idem, idem, Zé Augusto é candidato … É muito político no Paysandu!

    Não sei que conhecimento Tourinho e Carmona têm sobre categorias de base, nem vejo tanta “grandeza” nesta esdrúxula parceria. Tudo me parece interesse político ou pessoal, exatamente como no Remo. O clube é o que menos importa.

    Depois de tanto falar do Tourinho, e culpá-lo por todas as dívidas do clube, agora LOP o aceita de volta. Não demora muito, estará dando apoio à candidatura de Tourinho para a presidência bicolor… Como estará o Ricardo Rezende, inimigo figadal de Tourinho? Pobre Paysandu!

    Curtir

  2. Apelativo; o último parágrafo de 3 (três) linhas revela também o apego que o Escriba tem em continuar sendo inamistoso com o Clube do Remo, pois o que jamais faltou nos Arraiais Azulinos pós Amaro Klautau foi justamente o pacto pela cooperação.

    Não tem como me pedirem para que eu venha a evitar de sentir pena do Gerson Nogueira e nem ele, mesmo que tente, pode fazer isso, haja visto que suas conotações escritas são rotineiramente Caluniosas a respeito do Clube que representa o Fenômeno Azul e que por si só, apenas e tão somente o denunciam explicitamete para a condição de um Escriba apenas Inanimado em ter Orgulho de ser do Pará.

    Repito: Eu sinto muita pena disso, mas é fato.

    Curtir

    1. Marco,
      O respeito e a civilidade ainda me fazem aceitar suas opiniões no blog, apesar de quase sempre rancorosas e injuriosas. Não tenho nada a ver com o Remo ou o Paissandu. Entenda o seguinte: sou um jornalista, um profissional da informação. Tenho opinião e exercito isso livremente aqui, perante todos, sem reservas ou dissimulações. Lamento que a longa noite da censura dos anos de chumbo tenha lhe influenciado tão fortemente quanto à não aceitação de opiniões divergentes das suas. Não devo satisfações a você, nem o reconheço como digno de qualquer respeito. Esta mensagem – definitivamente a última que lhe dirijo – destina-se muito mais aos demais colaboradores, que, ao contrário de você, sabem conviver com o contraditório.

      Curtir

      1. A minha 1ª postagem no seu Blog foi a de que TODA CAPCIOSIDADE É VILÃ E QUE NO MÍNIMO MERECE UM DIVÃ.

        Você respondeu QUE EM NOME DA DEMOCRACIA, ERA UM ETERNO DEFENSOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SEJA EM QUE SITUAÇÃO FOSSE.

        Aí refleti: – ENTÃO TÁ !!!

        Agora você se sente ACUADO para o ENFRENTAMENTO LITERÁRIO se posicionando na condição de VÍTIMA (tadinho).

        Em suma: A MINHA CONSCIÊNCIA PERMANECERÁ DEMOCRATICAMENTE TRANQUILA, POIS MAIS UMA VEZ ESSA SUA ÚLTIMA RESPOSTA OCORRIDA AS 15:17h NÃO ME CONVENCEU E SEQUER ME ILUDIRIA.

        FAZ TEMPO E NÃO É DE HOJE, QUE SEI FAZER MUITO BEM O DISCERNIMENTO ENTRE O QUE EXPLICA E O QUE JUSTIFICA.

        DESPREOCUPE-SE, JÁ ESPERAVA QUE MAIS UMA VEZ VOCÊ NÃO CONSEGUIRIA EXPLICAR NADA E MUITO MENOS JUSTIFICAR NADA.

        FALTA-LHE PARAR DE BRINCAR COM A DEMOCRACIA.

        BOA SORTE !!!

        Curtir

      2. Besteira. Nunca houve confronto, porque isso pressupõe ataque e defesa. Reflita. Somente há ataque, o tempo inteiro, em geral por banalidades e sem qualquer razão objetiva. Além disso, risadinhas “inteligentes”. Fique em paz.

        Curtir

  3. Gerson, vi apenas duas coisas boas em tudo isso. A 1ª, foi a aproximação do Tourinho com o Luiz Omar, o que para o Papão, é muito bom, pois Tourinho entende e muito das artimanhas do Futebol. A 2ª, é que meu amigo Marco, dessa vez não riu. kkkkkkkkkkkkkk. Desculpe.

    Curtir

    1. … rsrsrs …

      Você, me considerar um Amigo, sem Demagogia ?

      Continuo rindo de tanta ALEGRIA.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!

      Curtir

      1. …rsrsrs

        ME DESCULPE, MAS EU NÃO CONSIGO RESPONDER EM CAIXA QUE NÃO SEJA ALTA OU BAIXA. OU VOCÊ ESTÁ QUERENDO INVENTAR RESPOSTAS EM CAIXA 2 (DOIS).

        HE HE HE HE …

        Curtir

  4. Nada disso estaria acontecendo caso já tivessemos tido uma reforma política, enquanto não ocorre teremos que assistir tristemente o retorno dos “Arrudas”.

    Curtir

  5. Concordo com o Marco. Se houvesse justiça no Brasil o lugar desse pessoal deveria ser outro, e não dirigindo clubes. Até porque a grana que o paissandu ganhou na libertadores, o clube não usufruiu absolutamente nada (alguém aposta pra onde foi esta grana?). Se tiver que ser deste naipe, prefiro que não haja “parcerias” no Clube do Remo.

    Curtir

  6. ÉÉÉÉGUA SUMANO!!!!
    Tú estás procurando pelo em ovo, MaR³³co? classificar de INAMISTOSO, o escriba Baionense é no mínimo ser vêsgo, no sentido de não querer olhar de frente o que está acontecendo no teu time, entendo como infelizes as tuas considerações, pelo fato que
    percebo na imprensa local, a tentativa de soerguer o futebol desta terra, como a imprensa não é cartola e não tem mandato em clube, terá sempre, de se valer das publicações de suas opiniões, no intuito de alertar, abrir os olhos desses pseudo administradores e diretores de futebol, dessa cartolagem inculta, em se tratando de futebol, com a moral da vivencia acumulada, mercê de sua atividade fim.
    Será que é tão difícil assimilar uma crítica? te dizer!!!

    Curtir

    1. … rsrsrs …

      Não sofro do seu “ESTABISMO” e muito menos possuo a sua “VISÃO MÍOPE”.

      Não tenho dificuldades em assimilar críticas, tanto é que quando elas são DESTRUTIVAS e a mim direcionadas, até consigo rir delas.

      KKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Curtir

      1. … rsrsrs …

        Corretíssimo MARCELO, já lhe disse outro dia que eu sou a “MOSCA QUE POUSOU EM SUA SOPA” e disse também aos outros que “EU NASCI HÁ 10 MIL ANOS ATRÁS E NÃO TEM NADA NESSE MUNDO QUE EU NÃO SAIBA DEMAIS”.

        … rsrsrs …

        “LEITE” me faz lembrar a Belíssima Cantora CLÁUDIA LEITTE: – Muito Obrigado, tenho apego pelas MULHERES.

        Por falar em “LEITE”, você já digeriu o CLÁUDIO CAFÉ ???

        … rsrsrs …

        AXiiiiiiiiii, hein ???

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!

        Curtir

    2. Obrigado pelas palavras generosas, caro Silas. Há muito que deixei de lado as imprecações e ataques gratuitos, sem qualquer motivação, proferidas pelo mencionado internauta. Prefiro não dar ressonância a uma atitude premeditamente hostil – partindo de alguém que não se identifica com clareza, como os demais colaboradores. Tenho carreira, tempo de estrada e respeito profissional conquistado com muito esforço e seriedade. E este blog não tem por finalidade servir de palco para arengas, ofensas e ataques de natureza pessoal.

      Curtir

      1. Não tem por quê caro Gerson Nogueira,
        Sou muito feliz, por existir imprensa livre, neste país onde vivo, cada dia que passa, aprendo um pouco mais com aqueles que escolheram essa nobre profissão.
        Admiro muito a tua capacidade de exercitar a tolerância, mas, reconheço que esta também tem limites.

        Curtir

  7. A Máquina Tricolor e o Doval (ou pelo menos este) não remetem ao ano de 1976?
    Sobre o desapego de muitos gestores azulinos quanto ao patrimônio e a tradição do Clube no período anterior ao AK, trata-se de um fato que a situação falimentar atual do clube só confirma. No período a partir de AK (para quem, como eu, não tem conhecimento dos bastidores), o grau de transparência a ser adotado acerca da apuração e divulgação do real valor da dívida acumulada pelo Clube e na divulgação dos valores e condições alusivos à pretensa negociação do Baenão (cujos detalhes estão prometidos para 09/12/09), bem assim o comportamento dos integrantes do Condel a tal respeito, poderão permitir uma razoável avaliação sobre o nível do zelo dos mesmos com o patrimônio e a tradição do Remo. Estou aguardando.
    Quanto ao Paysandú, de dizer que a confirmação deste mais recente informe me parece um firme indício de que a declaração do intento de extinguir o sub-20, realmente, não passou de um factóide com motivação bem específica. Será o LOP exibindo provas cabais de sua qualificação e habilidade no ramo da Praticagem e da incrível aplicação das técnicas desta profissão ao futebol?

    Curtir

    1. Caro Antonio;

      Em idos recentes, andei comentando neste blog, que corre à boca pequena, mas nem tão pequena, que o aLOPrado, pretende concorrer à Câmara dos deputados, nas eleições de 2010; a ser verdadeiro tal intento, ele não poderia ter escolhido hora mais infeliz para lançar-se a tal empreitada, pois ele com suas loucuras e desfaçatez, já maculou bastante o nome e a NAÇÃO BRANCO CELESTE; na oportunidade, também lembrei que tal pretensão ocorreu ao RR, ao comando do eterno rival, na década de noventa; apesar daquele mandatário haver formado um excelente esquadrão de futebol, reconheço, que ganhou tudo o que disputou naquela década, quem não lembra? apesar de tudo, ele não se elegeu e… foi à bancarrota, faliu, quebrou; lembrei também que o Tourinho foi o presidente mais vencedor da história do futebol do Norte deste país, no comando do BICOLOR AMAZÔNICO e mesmo assim foi execrado pela nação Celeste.
      Cito sempre esses dois exemplos para mostrar ao aLOPrado, que os pecados desses dois vitoriosos, foram bem menores que os praticados por ele LOP, atualmente e que o destino dele pelo desempenhado até agora, é a vala comum, é o limbo, onde se encontram aqueles citados mandatários.
      Agora tratando da pseudo habilidade do LOP, em analogia ao futebol, aventada por V. Sª, se considerarmos que durante a disputa da terceirona, o aLOPrado andou encalhando ums navios, amazonas acima, então ele vai literalmente AFUNDAR o BICOLOR AMAZÔNICO.

      CRUZ CREDO!!!!
      VADE RETRO aLOPrado!!!

      Curtir

      1. Caro Silas,
        Acho que me expressei mal. Com meu escrito não quis, de modo algum, entrar no mérito da competência ou incompetência do LOP enquanto comandante do Paysandú. Na realidade, na linha de um outro comentário que eu próprio já fizera anteriormente, quiz fazer um questionamento: será que o LOP não inventou a estória de extinguir o sub-20 somente para viabilizar a difícil tarefa de condução de volta ao Clube do antigo mandatário?

        Curtir

  8. Essa é diferença que vejo entre os abnegados do PSC com os do Leão – além é claro de suas origens e condição social. Bicheiros, malfeitores, assaltantes de bancos, deputados, donos de farmácia ou não, mesmo com suas diferenças, se unem em prol do PSC e não vejo ninguém querendo vender a barroca Curuzu. Pelo contrário. Agora nos arraiais da aristocracia azul, o quadro e desolador: todo mundo se dá porrada com luva de pelicas – outras de borracha – e só usam o clube para benefícios políticos. Por isso, sou sócio torcedor do tricolor do Morumbi, mesmo à distância, que pelo menos age de forma profissional e ainda me dá descontos no uso de suas dependências quando em viagem pela paulicéia. Já aqui, não conseguem nem tirar dinheiro da Rede Celpa.

    Curtir

Deixe uma resposta