Lusa quer melar a Segundona

O Brasileiro da Série B terminou no último sábado, mas a Portuguesa pensa em prolongar a Segundona e até “roubar” a vaga do Guarani na elite. A Lusa encaminhou nesta segunda-feira uma representação à Fifa sobre uma suposta escalação irregular do atleta Bruno Cazarine, do Guarani, durante a Série B deste ano. Na última segunda-feira, dia 23 de novembro, a Lusa enviou a mesma representação ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva). Mas a entidade, assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficaram ao lado do Bugre. 
         
O próprio diretor de registro da CBF, Luiz Gustavo, explicou quando a polêmica veio à tona, na segunda-feira passada, que não havia irregularidade alguma no caso do Guarani. O regulamento de transferências da Fifa, através do artigo 5º, diz sim que um atleta não pode atuar por mais de dois clubes em uma temporada. O problema é que a Fifa interpreta a temporada de acordo com o calendário europeu, ou seja, começa em julho de um ano e acaba em junho do outro. 
         
A versão da Lusa 
         
Ao inscrever o atleta Bruno Cazarine para disputar o Brasileiro da Série B, o Guarani infringiu o parágrafo III do artigo V do Regulamento de Transferências da Fifa, que proíbe que um jogador tenha três registros de transferência na mesma temporada. A entidade máxima do futebol só abre uma exceção quando os países envolvidos não seguem o mesmo calendário. Entretanto, esse não é o caso de Cazarine, já que Brasil e Coréia do Sul adotam o mesmo calendário (janeiro até dezembro). 
         
Cazarine foi inscrito em janeiro deste ano pelo Chapecoense-SC, clube que defendeu até o mês de maio. Na sequência, se transferiu para o Gyeongnam, da Coréia do Sul, onde ficou nos meses de junho e julho. Por fim, o atleta acertou com o Guarani em agosto deste ano, concretizando sua terceira transferência na mesma temporada. (Da AFI)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s