Battisti: STF decide que Lula tem palavra final

Por 5 a 4, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem autonomia para deliberar em última instância sobre a extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti para a Itália. O STF determinou hoje o retorno de Battisti para a Itália por entender que ele cometeu crimes hediondos, e não políticos.

Após a proclamação dos votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a competência do presidente Lula para executar ou não a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, o presidente da Suprema Corte, ministro Gilmar Mendes, resistiu em confirmar que a decisão final sobre o caso está nas mãos do chefe do Executivo.

Ao lado do relator do caso, ministro Cezar Peluso, Mendes tentou convencer o ministro Eros Grau a mudar seu voto, que repassou para Lula a deliberação final sobre o futuro do italiano. O presidente do STF argumentou que Eros não tinha sido tão claro.

Eros e os ministros Ayres Britto, Carmen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa formaram maioria e entenderam que cabe ao presidente Lula, responsável pelas relações diplomáticas do país, fechar questão. Irritado, Eros reclamou da postura dos colegas.

“Eu vou repetir aqui, eu voto junto com o entendimento dos ministros Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Carmem Lúcia, Marco Aurélio Mello. Não posso projetar o futuro se o Brasil vai ou não romper com o governo italiano. O tribunal autoriza e quem executa ou não, prestando contas a tratados, leis, é o presidente da República”, disse. (Do Folhaonline)

Quando o povo duvida da seriedade de algumas autoridades é bom levar em conta. Talvez o maior dos problemas esteja na mania de reinterpretar as leis (e até as decisões) de acordo conforme as conveniências pessoais.

2 comentários em “Battisti: STF decide que Lula tem palavra final

  1. Aquele boxeador cubano por nada foi devolvido a Fidel. Neste o LULA não tem que pensar duas vezes, basta a bandidagem que temos por aqui.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s