“Che 2 – A Guerrilha” no Cine Estação

19885_16

A segunda parte da cinebiografia de um dos maiores ícones da política internacional chega ao Oi Cine Estação neste mês de Novembro. Nesta quarta-feira (11/11), às 18h30 e às 20h30, será exibido no Teatro Maria Sylvia Nunes da Estação das Docas o filme Che 2 – A Guerrilha. A atração tem ingressos a R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e classificação indicativa de 12 anos. Depois de quarta, o filme volta a exibição nos dias 17 e 18 deste mês, na ação promovida pela Organização Social Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará, com patrocínio da OI.
 
Após o sucesso da Revolução Cubana, quando Ernesto “Che” Guevara junto a Fidel e Raul Castro derruba a ditadura de Fulgencio Batista em Cuba, uma nova empreitada se apresenta à vida do guerrilheiro. Nela, o ex-médico argentino diante da necessidade de promover mudanças sociopolíticas em toda a América Latina segue para Bolívia. O ator porto-riquenho Benício Del Toro interpreta novamente Guevara que tinha como compromisso principal de vida o de lutar contra o imperialismo norte-americano. Para seguir a luta, Che parte de Cuba deixando para trás cargos administrativos, luxos e regalias por uma excursão difícil que levaria a sua morte.
 
À Bolívia, ele chega com passaporte falso e o nome de Ramon. A partir daí, apoiado por um grupo de revolucionários argentinos e bolivianos, ele recruta outros guerrilheiros e passa a articular um plano para a derrubada do governo local ditatorial e corrupto. Passam-se 341 dias de fome, traições internas, doenças e riscos de uma campanha fracassada. No dia 8 de outubro de 1967 Che é capturado. Sua execução vem no dia seguinte. 

No elenco, há participações de Matt Damon, Lou Diamond Phillips (o Ritchie Valenz de La Bamba), Catalina Sandino Moreno (Maria Cheia de Graça) e Rodrigo Santoro (rápida aparição como Raul Castro). Esta continuação do primeiro longa também tem a direção de Steven Soderbergh, elogiado por ter contado a história de forma clara e imparcial apesar de ter utilizado um roteiro baseado nos diários do próprio Che. O filme foi lançado em 2008, tem duração de duas horas e 15 minutos. A fotografia também é assinada por Steven Soderbergh. Mais informações sobre a película no site oficial: http://www.cheofilme.com.br/. (Com informações da assessoria da Organização Social Pará 2000 – (91)3212-5660)

Gostei mais do primeiro filme, mas é sempre uma boa pedida saber mais sobre personagem tão importante da história contemporânea. Cabra macho esse Che. Vou te contar…

Um comentário em ““Che 2 – A Guerrilha” no Cine Estação

  1. É Gerson… mas para a revista Veja, foi um dos maiores assassinos que o mundo conheceu…
    Também, partindo de quem essa análise não é mesmo!?

Deixe uma resposta