Do Folhaonline
Sorteio realizado nesta segunda-feira em Zurique, na Suíça, definiu que a seleção francesa, campeã mundial em 1998 e vice em 2006, vai encarar a Irlanda em confronto da repescagem europeia que define as últimas quatro vagas do continente para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Já a seleção portuguesa, que foi quarta colocada no Mundial de 2006, vai enfrentar a seleção da Bósnia. Os outros dois confrontos são Grécia x Ucrânia e Rússia x Eslovênia – os jogos serão disputados em 14 e 18 de novembro, em partidas de ida e volta.
Com base em seu ranking mensal de seleções, a Fifa definiu que Portugal (nono colocado no ranking mundial), França (10ª), Rússia (12ª) e Grécia (16ª) seriam cabeças de chave e ficariam em um pote. Em outro estariam os nomes de Ucrânia (22ª), Irlanda (34ª), Bósnia (42ª) e Eslovênia (49ª). A divisão impedia, por exemplo, que França e Portugal se confrontassem por uma das vagas remanescentes no Mundial. E foi justamente essa proteção, fora dos padrões de outras repescagens europeias, que irritou os times que não foram nomeados cabeças de chave. “Nós não ficamos nada satisfeitos com o jeito como foi feito [o formato do sorteio], mas temos agora que seguir adiante”, afirmou o meia Kevin Kilbane, um dos principais jogadores da Irlanda.
Veja os confrontos que definem os últimos classificados da Europa
França x Irlanda
Portugal x Bosnia
Grécia x Ucrânia
Rússia x Eslovênia
Muito justo, deveria ser sempre assim, inclusive nos sorteios dos grupos, isso evitaria por exemplo q a Suíça se classificasse em um grupo fraquissimo.
Aproveitando eu gostaria de entender porque a America do Sul com 9 titulos mundiais tem direito há apenas 4 vagas enquanto a Africa tem direito aquele “mundarel” de vagas, alguma ideia Gerson?
Portugal vai ter pela frente um ataque trabalhador, foram 25 gols em 10 jogos.
Um rival totalmente desconhecido, Portugal nunca jogou contra Bosnia.
A boleia n sera tao facil assim, as vedetas da Tuga terao que dar as caras.
Também prevejo problemas para a seleção lusa, até porque C. Ronaldo não conseguiu jogar pelo time o que mostrava no Manchester e o que começa a jogar pelo Real.
O caminho mais dificil com certeza vai ser o da França, pois a Irlanda é a melhor escola de futebol em relação aos outros oponentes dos cabeças de chave.