Europa: 6 seleções podem se garantir

ALE

Da ESPN

As eliminatórias europeias para a Copa de 2010 têm rodada decisiva neste sábado. Mais seis países podem garantir uma vaga na Copa da África do Sul na penúltima rodada: Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Alemanha, Sérvia e Itália. Até o momento, Espanha, Inglaterra e Holanda já carimbaram o passaporte para o Mundial.

A Europa terá 13 representantes. De acordo com o regulamento, os campeões de cada um dos nove grupos se classificam para a Copa. Já os oito melhores segundos colocados disputam as vagas restantes em quatro mata-matas.

As 53 seleções foram divididas por meio de sorteio em nove grupos, sendo que a chave 9 contou com apenas cinco equipes. Como uma das chaves possui um time a menos, nos grupos com seis equipes os resultados contra o último colocado serão desconsiderados ao final para igualar o número de partidas e apontar as melhores equipes que ficarão em segundo.

Raio X:

Grupo 1.
Líder com 18 pontos, a seleção da Dinamarca garantirá a vaga se vencer a Suécia (15) em casa. Além desses dois países, também Portugal (13) e Hungria (13) têm chance de conseguir a classificação direta. Portugueses e húngaros jogarão em Lisboa.

Grupo 2.
A Suíça, com 17 pontos, está numa situação tranquila. A equipe se classifica com uma vitória sobre a fraca seleção de Luxemburgo e se houver igualdade no duelo Grécia (14 pontos) e Letônia (14).

Grupo 3.
Com um empate em casa diante da Eslovênia (14 pontos), a líder Eslováquia (19) fica com a vaga. Se vencer, o time eslovaco também ajuda a República Tcheca (12) na luta para ir à repescagem – mata-mata entre os melhores segundos. Por isso, uma cervejaria tcheca resolveu incentivar os vizinhos oferecendo 80 litros de cerveja para cada eslovaco por uma vitória.

Grupo 4.
É a chave mais equilibrada. Em primeiro com 22 pontos, a Alemanha de Miroslav Klose (foto) se classifica se bater a Rússia (21) em Moscou. Se o duelo terminar empatado, os alemães precisarão vencer em casa a eliminada Finlândia na última rodada. Se a Rússia ganhar, bastará derrotar o Azerbaijão, em Baku, na próxima quarta.

Grupo 5.
Espanha classificada.

Grupo 6.
Inglaterra classificada.

Grupo 7.
Uma vitória sobre a Romênia (9 pontos) garante a líder Sérvia (19) na África do Sul. A França (15) pega ao menos uma vaga na repescagem se derrotar a fraca Ilhas Faroe (4).

Grupo 8.
A Azzurra, em primeiro com 20 pontos, necessita apenas de um empate com a Irlanda (16), em Dublin. Se os irlandeses passarem pelos italianos, eles jogarão a decisão da vaga para a última rodada – a Itália receberá Chipre, enquanto a Irlanda pegará Montenegro.

Grupo 9.
Encerrado com a Holanda (24 pontos) classificada e a Noruega em segundo (10), sonhando com a repescagem.

Deixe uma resposta