
Jairzinho, Hélio de La Peña, d. Maria (esposa do Nilton), Thierry Figueira e d. Carmen Castro
Do blog De La Peña
O presente já era. O futuro é tenebroso. Vamos falar do passado que é o que interessa. A enciclopédia, o wikipédia do futebol recebeu a justa homenagem da torcida alvinegra. Neste domingo, dia de Cosme e Damião, foi inaugurada a estátua do melhor lateral esquerdo da história do futebol. Nilton Santos é do tempo que havia futebol no Botafogo. A bola era tratada com carinho, chuteira não era um espeto, um arame farpado que rasga o couro e tranforma a esfera numa coisa murcha, sem forma.
Nilton Santos revolucionou o esporte. Com ele o lateral deixou de ser um mero beque, chutador de bola para a arquibancada. Jogava de pé, sem arrastar o calção na grama. Desarmava com classe, sem carrinhos, e avançava com a menina pela ponta e cruzava sempre apavorando a defesa alheia. Como conseguia fazer com categoria o que hoje parece tão complicado? A resposta vem do próprio: “Sou amigo de infância de todas as bolas do mundo.” , confidenciaria o craque a Armando Nogueira em 1962, depois do bicampeonato mundial.
Nesta mesma Copa Nilton Santos imortalizou a malandragem no jogo contra a Espanha. Depois de derrubar um adversário dentro da nossa área, ele espertamente deu dois passinhos à frente e evitou o pênalti. Na época não havia tira-teima, o pessoal só descobriu assistindo o Canal 100 três meses mais tarde.
Foi o responsável pela mais importante contratação da história do Botafogo. Garrincha apareceu para fazer um teste em General Severiano. Deu vários comes no lateral que correu para os cartolas e deu o toque: “Contratem logo que eu não quero esse sujeito como adversário!”
Nilton Santos jogou a vida inteira pelo Botafogo, foi várias vezes campeão carioca, nos deu dois torneios Rio-São Paulo, praticamente o Brasileirão da época e foi bi mundial em 58 e 62.
A bela estátua na entrada do Engenhão será a eterna lembrança deste homem que suou com classe a camisa do nosso clube. Uma pena não podermos pegar essa estátua e colocá-la dentro de campo. Teria vaga como titular em qualquer posição no time atual.
VALEU NÃO, TA VALENDO !!!
Isso SIM !!!
CurtirCurtir