3 comentários em “Para pensar

  1. Gerson, já viu o comercial que tá passando na TV, onde é perguntado a pessoas de países que viraram super potências qual o fator determinante para ter chegado lá e todos respondem EDUCAÇÃO? pois é, junta-se a politica mais ampla no combate a desigualdade e exclusão social que começaremos a virar o jogo.

  2. O que me impressiona é a forte tendência que o ser humano tem sobre a mudança de atitude. Alguns, quando no estagio de pobreza apresentam demonstram todas as características que um ser humano deveria ter com: bom exemplo, cuidado, bom ouvinte e etc. No entanto quando conseguem sair do nível de pobreza, eles, de imediato já começam a desenvolver outras características: ambição negativa (aquelas que são capazes de prejudicar alguém para se dar bem), arrogância, covardia, menosprezo pelo semelhante e etc. Vendo essa imagem reforça o que penso sobre as ausências do mundo: honestidade/confiabilidade, bom exemplo, cuidado, compromisso, conquista de confiança das pessoas, tratar as pessoas com respeito, encoraja as pessoas a quaisquer aspectos, atitude entusiástica e o mais importante gostar de pessoas.
    Os tomadores de decisão do planeta ainda não entenderam que as necessidades do nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Portanto, se considerarmos o nível mais baixo, pagando um salário justo e dar os benefícios satisfariam as necessidades de comida, água e teto. As necessidades de 2ª camada – segurança e proteção – que exige um ambiente seguro, juntamente com o fornecimento de limites e padrões.
    Com o atendimento dos dois níveis básicos de necessidades, os sentimentos de: pertencer à sociedade e de ser amado tornam-se necessidades incentivadoras. Eu me lembro que isso inclui a necessidade de fazer parte de um grupo saudável, com relacionamentos acolhedores e saudáveis. Uma vez satisfeita essas necessidades, o estímulo vem da auto-estima, o que inclui a necessidade de sentir-se valorizado, tratado com respeito, apreciado, encorajado, tendo seu trabalho reconhecido, premiado, e assim por diante. Logo, na hierarquia das necessidades humanas tem em sua base: comida, água, moradia. Estes itens é que deveriam ser para todos e prioridade para que não tivéssemos de conviver com cenas lamentáveis pelo lado da condição de vida,mas é importante dizer que essa imagem nos remete a uma reflexão de como é importante percorrer o curso da vida contribuindo com o próximo.

Deixe uma resposta