Ícone do site Blog do Gerson Nogueira

Dica de cinema: Sinédoque, Nova York

synecdoche_05-1024x685Charlie Kauffman dirigindo Phillip Seymour Hoffman 
 
Um diretor de teatro cheio de problemas mergulha na tentativa de criação de uma peça espelhada na realidade em que vive. Essa é a atmosfera de Sinédoque, Nova York, atração deste mês do Oi Cine Estação, no teatro Maria Silvia Nunes da Estação das Docas. O filme terá quatro sessões. Tanto nesta sexta-feira (18/09), quanto no domingo (20/09), os horários serão: às 18h e às 20h30. Ingressos a R$ 5,00 (garantida a entrada de R$2,50 para estudante).
 
O filme, lançado em 2008, marca a estréia do roteirista Charlie Kaufman (“Brilho eterno de uma mente sem lembrança” ou “Quero ser John Malkovich”) no posto de diretor. No papel principal, Phillip Seymour Hoffman encarna Caden Cotard, um diretor de teatro que está preparando nova peça, ao mesmo tempo em que se preocupa com a saúde e enfrenta a separação da esposa, Adele Lack (Catherine Keener), que vai morar em Berlim com sua filha.
 
Além disso, sua terapeuta Madeleine Gravis (Hope Davis), não está tão disposta em ajudá-lo. Caden decide então reunir um grupo de atores em um armazém de Nova York para dar início à produção de um espetáculo.  Nesse espaço, a ficção proposta começa a se misturar com a realidade. O elenco conta ainda com Jeniffer Jason Leigh, Emily Watson e Dianne Wiest. Sinédoque, Nova York dura 160 minutos e tem classificação de 14 anos. A produção ganhou o Prêmio Robert Altmann e o Independent Spirit Awards de Melhor Filme de Estréia. Foi ainda indicado nesta premiação na categoria de Melhor Roteiro. Só o premiado Phillip Seymour Hoffman já vale a ida ao cineminha da Estação.

Sair da versão mobile