Do Blog do Cosme Rímoli
Afonso, Bobo, Jô convocados. Amaury e até Hulk foram cogitados. Por que Fred passou a ser página virada na vida da Seleção Brasileira?
O artilheiro ágil, com ótima visão de jogo e conclusões certeiras do Cruzeiro era outro jogador? O que obrigou a diretoria do Lyon a gastar com gosto R$ 15 milhões por ele, em 2005. Em 2009, o liberou de graça. Fred disputou a Copa de 2006. Ele e seu pai eram uma felicidade só, durante a Copa, na Alemanha. O jogador tinha planos ousados.
Dizia que iria se transformar em um dos maiores atacantes do planeta.
Deixava claro que o Lyon seria o trampolim para clubes ainda maiores. Milan, Real Madrid, Barcelona, Manchester United. Não havia limite para a sua imaginação. Mas ele não percebia, carregava um grande inimigo com ele. Sua personalidade forte. Desde que voltou da Copa passou a se desentender com treinadores e dirigentes do Lyon. Perdeu posição, reclamou, se sentiu perseguido.
A alegria sumiu das suas entrevistas. Passou a ser um jogador amargo. Sumiu do time titular do Lyon. Muitas vezes até do banco de reservas. Viu surgir o talento de Benzema.
Ainda tinha mercado na Europa. Mas de clubes pequenos, obscuros. Principalmente para quem sonhava com Real Madrid, Manchester United… A saída seria um retorno breve para o Brasil. Jogar bem, marcar muitos gols, voltar para a Seleção Brasileira. E retornar por cima para a Europa.
Mas, outra vez, ele mesmo está se sabotando. Quem o acompanha no dia-a-dia do Fluminense percebe que não há entusiamo no atacante. O brilho dos olhos passou. Parreira teve várias conversas com ele, tentando animá-lo. Ele se mostra irritado com o rumo da sua carreira. E se mostra presa fácil para qualquer provocação. Como nunca foi um jogador catimbeiro, suas cotoveladas, pontapés são escancarados.
As expulsões são seguidas. Envergonham não só a ele, mas também aqueles que se esforçaram tanto para contratá-lo. Fred está construindo o pior dos mundos para ele no Fluminense, no Rio de Janeiro. Torcedores já prometem vigiá-lo, cobrá-lo quando estiver nas noites cariocas. Aproximando a lupa de Fred é fácil perceber porque ele não faz parte dos planos de Dunga para a Copa de 2010.
No futuro, ele irá se arrepender, e muito, do tempo que está desperdiçando. Remoer raiva com o que já passou só trava sua carreira. E ele não percebe. Que clube estaria disposto a arriscar milhões de euros no Frederico Chaves Guedes de hoje em dia?
E ele tem apenas 25 anos…