Do Blog do Cosme Rímoli

Afonso, Bobo, Jô convocados. Amaury e até Hulk foram cogitados. Por que Fred passou a ser página virada na vida da Seleção Brasileira?

O artilheiro ágil, com ótima visão de jogo e conclusões certeiras do Cruzeiro era outro jogador? O que obrigou a diretoria do Lyon a gastar com gosto R$ 15 milhões por ele, em 2005. Em 2009, o liberou de graça. Fred disputou a Copa de 2006. Ele e seu pai eram uma felicidade só, durante a Copa, na Alemanha. O jogador tinha planos ousados.

Dizia que iria se transformar em um dos maiores atacantes do planeta.

Deixava claro que o Lyon seria o trampolim para clubes ainda maiores. Milan, Real Madrid, Barcelona, Manchester United. Não havia limite para a sua imaginação. Mas ele não percebia, carregava um grande inimigo com ele. Sua personalidade forte. Desde que voltou da Copa passou a se desentender com treinadores e dirigentes do Lyon. Perdeu posição, reclamou, se sentiu perseguido.

A alegria sumiu das suas entrevistas. Passou a ser um jogador amargo. Sumiu do time titular do Lyon. Muitas vezes até do banco de reservas. Viu surgir o talento de Benzema.

Ainda tinha mercado na Europa. Mas de clubes pequenos, obscuros. Principalmente para quem sonhava com Real Madrid, Manchester United… A saída seria um retorno breve para o Brasil. Jogar bem, marcar muitos gols, voltar para a Seleção Brasileira. E retornar por cima para a Europa.

Mas, outra vez, ele mesmo está se sabotando. Quem o acompanha no dia-a-dia do Fluminense percebe que não há entusiamo no atacante. O brilho dos olhos passou. Parreira teve várias conversas com ele, tentando animá-lo. Ele se mostra irritado com o rumo da sua carreira. E se mostra presa fácil para qualquer provocação. Como nunca foi um jogador catimbeiro, suas cotoveladas, pontapés são escancarados.

As expulsões são seguidas. Envergonham não só a ele, mas também aqueles que se esforçaram tanto para contratá-lo. Fred está construindo o pior dos mundos para ele no Fluminense, no Rio de Janeiro. Torcedores já prometem vigiá-lo, cobrá-lo quando estiver nas noites cariocas. Aproximando a lupa de Fred é fácil perceber porque ele não faz parte dos planos de Dunga para a Copa de 2010.

No futuro, ele irá se arrepender, e muito, do tempo que está desperdiçando. Remoer raiva com o que já passou só trava sua carreira. E ele não percebe. Que clube estaria disposto a arriscar milhões de euros no Frederico Chaves Guedes de hoje em dia?

E ele tem apenas 25 anos…

3 responses to “Fred e o desperdício do tempo”

  1. Avatar de Marcelo Maciel

    Num grande projeto devemos nos obter dos mínimos detalhes. O Ronaldo acertou com o Corinthias pq a diretoria foi até ele e lhe mostrou a filosofia da desta nova diretoria, metas e objetivos do clube, e até o time que iria ser formado, para aí sim fazer a proposta ao jogador e olha que estamos falando do Fenômeno. O mesmo deveria ter sido feito pelo Fred, que entrou numa barca furada em um time de jogadores de super egos inflados e sem ambição nenhuma. O jogador tem que entender que não joga sozinho e que tem que estar num elenco com jogadores que aspirem as mesmas coisas que ele.

    Curtir

  2. Avatar de Acácio F B Elleres
    Acácio F B Elleres

    O problema do Fred é que ele acha que foi sem nunca ter sido.
    Só isso.

    Curtir

  3. Avatar de Diogo da Silva
    Diogo da Silva

    Gosto do futebol do Fred, apostava nele também em 2006. Mas o azar é que tinha Parreira de novo no caminho dele e o gordão do Ronaldo. O grande problema é que ele escolheu o time errado para dar a volta por cima. Melhor seria se fosse pelo Cruzeiro ou Internacional.

    Curtir

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby