A sexta-feira (12) é emblemática para o mercado de TV nos Estados Unidos: redes do país vão desligar a transmissão do sinal analógico e passar a usar apenas o digital. O problema é que 2,8 milhões de domicílios americanos – 2,5% do mercado – ainda estão completamente despreparados para o processo.
Isso é preocupante porque os proprietários de televisores analógicos não poderão ver TV a menos que assinem serviços de TV digital por cabo, substituam seu televisor por um modelo com “set-top box” (necessário para receber o novo sinal) embutido ou adquiram um conversor.
No Brasil, medida semelhante está marcada para 2016, segundo o cronograma oficial, mas o governo já falou em adiar a medida. Quando o sistema analógico for desligado, para assistir à televisão será preciso comprar pelo menos o conversor. Segundo dados da empresa de pesquisa Nielsen, o nível de despreparo para a mudança nos Estados Unidos é maior entre os lares de jovens, negros e hispânicos.
Na realidade, o corte do sinal analógico, chamado de “switch off”, estava previsto para 17 de fevereiro, mas o Congresso dos Estados Unidos concordou em adiar o cronograma, depois de um pedido formal do presidente do país, Barack Obama. Isso ocorreu porque, na época, o número de domicílios despreparados era de 5,8 milhões. (Do Folhaonline)
Deixe uma resposta