Tradições sob risco

A exatamente um ano da Copa do Mundo na África do Sul, as Eliminatórias continentais chegam às suas fases de definição. Algumas seleções já se garantiram no Mundial, enquanto outras – inclusive tradicionais – sofrem para manter suas chances de classificação. Faltando poucas rodadas para o término das fases qualificatórias, é possível prever um cenário do que pode ser visto em 2010.

Europa
Classificada: Holanda
Próximas da vaga: Dinamarca, Eslováquia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia e Itália
Em risco: Portugal, República Checa, Ucrânia e França

A Holanda se garantiu na Copa no último final de semana. A equipe venceu seus seis jogos e não pode mais ser alcançada pela Escócia, segunda colocada do Grupo 9. O técnico Bert van Marwijk tem uma talentosa geração em mãos, com nomes como Van Persie, Van der Vaart, Huntelaar e Sneijder, e terá 365 dias para trabalhar a equipe ideal para a Copa.

Seleções tradicionais como Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, atual campeã do mundo, também devem confirmar a classificação nas próximas rodadas. Em contrapartida, Portugal corre sério risco de ficar fora. Está a quatro pontos da Hungria, segunda colocada do Grupo 1, e a sete da Dinamarca, líder da chave.

São 13 vagas européias. Os primeiros colocados dos nove grupos se classificam diretamente, enquanto os oito melhores segundos colocados se cruzam na repescagem, com jogos de ida e volta.

América do Sul
Próximas da vaga: Brasil e Chile
Em risco: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai

Três dos quatro primeiros colocados, que se classificam diretamente para a Copa, conseguiram uma boa distância sobre os demais concorrentes. Já são quatro pontos de diferença entre o Paraguai, terceiro colocado, e o Equador, que é quinto. O Brasil, líder das Eliminatórias, depois da vitória sobre o Paraguai, está praticamente garantido. O Chile, também. 

Depois de perder para os equatorianos, a Argentina está em situação que inspira cuidados, com dois pontos de distância para o quinto lugar. Além disso, o Brasil é o próximo adversário dos argentinos.

A quinta vaga, que dá direito à repescagem, está teoricamente entre Uruguai, Equador, Colômbia e Venezuela. Esta última luta pela chance de disputar sua primeira Copa do Mundo.

Deixe uma resposta