A saga da Kombi cruzmaltina

blogimg_31_264-20090610083144630956

Por Harold Lisboa

Isso mesmo! Todos acham que a imensa torcida cruzmaltina cabe numa única Kombi!! Já perdi as contas de emails desaforados para este sítio com ofensas descabidas para a imensa torcida da Águia do Norte. Pera aí!! Em dias de grandes jogos a gente costumava reunir em uma tasca lá pelo lado da Timbiras e ali armávamos nossa campanha de guerra. Já pela manhã Hamilton um negão que se gabava de ter assistido todos os jogos dos Globetrotters por Belém e ter trabalhado de segurança/intérprete para eles, chegava cedo e colocava nossas bandeiras cruz de malta na frente da mercearia. Tínhamos essa moral porque o dono do local dizia-se neto de portuga, embora torcesse para o time dos remadas. Acho que nos usava para dar fama ao lugar. Depois aos poucos íamos chegando, eu (para os íntimos PADEIRINHO), Ze do Boi, Barguilha, Fuinha, Goroba (sei lá pq!), Luís da Broa, Manueca, Pilão, todos tunantes insanos e mais uns e outros que vinham somente para filar nosso vinho sempre de boa procedência se acotovelavam nas dependências da tasca de madeira. Nesses dias eu tinha a impressão que a taberna ficava pensa tal e igual existem muitas cangulas. O barulho dos tamborins ecoava pela vizinhança, naqueles dias nos orgulhávamos de nossas famas adquiridas à custa de gente como Omar, Marinho, Abel (Carvalho), Neuci, Acari, Antenor, Valtinho, Fefeu, Mesquita, Leônidas (Nilson) e Gonzaga.As Kombis se multiplicavam cheias de adeptos que acompanhavam a gloriosa equipe tunante onde quer que fosse. Tínhamos um ataque de f………

blogimg_31_264-2009061008341973214

A Kombi servia simplesmente para a dupla das travessas descontarem suas raivas. Por anos isso era uma piada que nós, tunantes, achávamos um acinte contra a torcida guerreira do Norte, mas o tempo, ahh o tempo! como diria o filósofo cruzmaltino Baku, exímio ponta-esquerda do campinho do Sporting, “dura 90 minutos”. Por erros de conduta a Tuna se viu obrigada a tirar férias de alguns torneios importantes por seguidas vezes e aí, amigos, os verdadeiros gajos de pelejas memoráveis rarearam. Sem time no relvado não há adepto que resista!! 

blogimg_31_264-20090610082749457505

Mas essa história de Kombi eu nunca engoli, até que outro dia achei a foto acima com o grande Elias Pinto, graduado adepto da Tuna fazendo um agá atrás de um fusca. Fiquei ressabiado e comecei a rezar, e muito, mesmo não sabendo uma ave-maria sequer. Por achar que a tal história da Kombi um dia venha acabar em fusca.

Salve-nos disso!

5 comentários em “A saga da Kombi cruzmaltina

  1. Harold, mas as coisas estaum bem melhor atualmente, pois hj em dia um micro onibus sempre estah a diposicao da base tunante em frente a sede…rsrs…

    1. Muito bom o post que você enviou. Bela repercussão, principalmente pelo flagrante do fusqueta do amigo Elias.

  2. bom dia,
    gostaria de saber se vc tem fotos antigas e videos da tuna pra doar ou vender pra nossa torcida pois estamos montando um arcevo em nossa torcida
    desde agradesço pela atenção
    o meu numero é 8801-2593

Deixe uma resposta