As 12 cidades-sedes brasileiras para a Copa do Mundo de 2014 será anunciada no próximo fim de semana pela Fifa. O evento está marcado para a cidade de Nassau, nas Bahamas, após reunião do Comitê Executivo da entidade.
O anúncio contará com as presenças de Joseph Blatter, presidente da FIFA, Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, e Ricardo Teixeira, presidente da CBF. As informações são da própria Confederação Brasileira de Futebol.
Ainda de acordo com a CBF, o anúncio será transmitido ao vivo, domingo, no Maracanã, durante a partida entre Flamengo e Atlético-PR.
Caro Gerson,
Vi hoje no conceituado Blog do Espaço Aberto a enquete dos “cobras” da crônica esportiva paraense e seu otimismo sobre a escolha de Belém, ao contrário de nosso colega pornalista Paulo Bemerguy , que mesmo com a bandeira preparada para descer até a Praça da República, desconfia que vai dar Manaus. Fico com o Carlos Ferreira e o Abner que apostam, na solução salomônica. Eu também considero que todo esse “suspense” será para preparar o espírito para uma bela notícia, que seria a escolha das duas capitais amazônicas, como subsedes da Copa 2014.
Considero como principal fator que irá pesar na decisão salomônica a abissal distãncia entre as duas metrópoles da Amazônia, diferentemente do Nordeste , onde as quatros subsedes são interlidas pela malha rodoviária. A par disso, o nosso líder maior, Lula lá, já disse que está torcendo por Belém. E também por Manaus. Logo, dele deve ter patido essa idéia políticamente correta, pois afinal ele ficará bem na foto, pois não ?
Caro Sidou,
Acredito, de fato, na escolha de Belém. Desde o começo dessa arenga manifestei minha posição. Cheguei a escrever uma coluna, ainda em fevereiro, elencando os motivos que determinam a escolha de nossa maltratada Cidade Morena. Considero absurda, sob todos os pontos de vista, a hipótese de Manaus ser escolhida. Belém tem acessibilidade, tradição esportiva (é a terceira capital em índice de comparecimento a estádios de futebol), peso político (os interesses petistas nessa história) e, acima de tudo, tem um estádio praticamente pronto. Lula se manifestou claramente por Belém no encontro com os representantes da Fifa. Além dele, o presidente da Vale também expressou sua preferência. Acho que os manauaras fazem muito barulho, são bons de marketing, mas estou certo de que levaremos essa. E a própria indefinição, mantida até agora, apesar de insistentes factóides pró-Manaus, é prova incontestável da força de Belém.
E seja bem-vindo ao blog.
Favor corrigir erro de digitação, na frase:
Logo, dele mesmo deve ter partido essa idéia políticamete correta, pois afinal o nosso presidente ficará bem nafto com a população das duas capitais, pois não ?
Gerson, tempos atrás estava meio descrente em relação a escolha de Belém como sub-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Minha descrença residia no marketing pesado, agressivo e confiante em excesso dos manauaras, além do lobby da CBF junto à FIFA para com a campanha baré e do alarde de alguns jornalistas mais apressados. Hoje, embora um pouco desconfiado ainda, acredito na escolha de Belém pelo simples, mas importante, fato: FUTEBOL.
É lógico que Belém têm inúmeros problemas, mas como disse Lúcia Penêdo, se forem observados os critérios técnicos, temos grandes chances. Somos interligados a praticamente todos os lugares dos país por qualquer meio de transporte, temos um aeroporto em condições, um centro de convenções, estádio reformado recentemente, e, além de tudo isso, mais uma vez: temos FUTEBOL, torcidas apaixonadas, clubes que levam massas fanáticas aos estádios, as melhores médias de público das arenas de todo o país, além de termos recebido eventos importantes como o FSM e o Grand Prix de Atletismo. Belém não ser escolhida para ser a sub-sede da Copa, nesses termos, seria como a Itália sediar uma conferência sobre moda e não escolher Milão como sub-sede.
Abraços!
Caro Gerson: Gostaria de conhecer tua opinião sobre a notícia do Góes, antecipando a escolha de Manaus. Irresponsabilidade do jornalista ou a tal lista da Fifa vazou mesmo?
André,
Acabei de postar matéria no blog.