Ícone do site Blog do Gerson Nogueira

Bancos federais lucram menos

Deu na Folha de SP:

Pressionados pelo governo a diminuir o “spread” (a diferença entre a taxa de captação e os juros cobrados dos clientes pelas instituições financeiras) a fim de amenizar os efeitos da crise econômica no Brasil, os bancos federais são os que mais tiveram queda nos lucros desde o início da crise, em setembro do ano passado, informa reportagem de Sheila D’ Amorim, publicada na Folha desta sexta-feira.

Depois da Caixa Econômica Federal anunciar que seu lucro no 1º trimestre caiu quase pela metade ante o mesmo período de 2008, o Banco do Brasil divulgou nesta quinta-feira um resultado 29% menor.

No mesmo período, a queda do lucro do Itaú-Unibanco e do Bradesco, maiores bancos privados do país, foram de 27,6% e 9,6%, respectivamente.

De minha parte, acho perfeitamente normal que bancos federais tenham lucros menores. Por essência, são bancos sociais ou de fomento, não devem ter pretensões de disputar índices de alto lucro com os bancos privados.

Por essas e outras é que aquela propaganda graciosa da Caixa, segundo a qual lá é tudo “fácil, fácil”, não engana ninguém.

O banco que mais dificulta a vida do cidadão comum, desde o atendimento até a análise de crédito, é justamente a dona Caixa. Sempre foi assim, mas nos últimos 10 anos só fez piorar. Lá, pobre não tem vez mesmo.

Nem Lula deu jeito.

Sair da versão mobile